Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Sirlene Aparecida de-
dc.date.accessioned2025-01-29T18:17:17Z-
dc.date.available2017-05-16-
dc.date.available2025-01-29T18:17:17Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.identifier.citationFREITAS, Sirlene Aparecida de. Educação pública e formação de professores em exercício: a memória do Curso de Pedagogia/UFMT convênio 035/94 sob o olhar de seus egressos. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6380-
dc.description.abstractThis study entitled: Public Education and Teachers’ formation in the development of their career: The Memory of the Pedagogy Course agreement 035/94, under the eyes of their graduates, was carried out in the Master course of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso. It aims to understand and register the memory of the Course of Pedagogy / UFMT agreement 035/94. The development of the discussions counted on the theoretical and methodological support according the perspectives of Halbwachs (1990), Bosi (1994) and Ricouer (2007) who conceive memory as research source. The authors Nóvoa (1995), Marcelo Garcia (1999), Hypólito (2009), Catani et al. (1997) among others, mainly contributed for the understanding, as well as, the theoretical support for the category of research on teacher’s formation. The research counted on 16 teachers from the Pedagogy course, agreement 035/94, 03 professors from the same course and 03 participants of the Interagency Working Group (IWG) as participants. This study intends to contribute for the registration of the contributions coming from the implementation and accomplishment of the course of Pedagogy agreement 035/94 such as: increase of the index IDEB in the school units where the studied graduates act, improvement of the working conditions occurred according to the guidelines of the Plans for job posts, careers and wages, as well as, the Law of Democratic Management which provided more autonomy to the schools. Based on these aspects, it is possible to observe that, presently, the public education system of Baixada Cuiabana counts on all the teachers of the initial grades graduated at the undergraduate level, evidencing the goal established in the Interinstitutional Program of Teacher’s Qualification implemented in the 90's.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-10-24T16:40:39Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Sirlene Aparecida De Freitas.pdf: 7937691 bytes, checksum: f46e3053c39f56e7da57155b309838c1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-29T18:17:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Sirlene Aparecida De Freitas.pdf: 7937691 bytes, checksum: f46e3053c39f56e7da57155b309838c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-29T18:17:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Sirlene Aparecida De Freitas.pdf: 7937691 bytes, checksum: f46e3053c39f56e7da57155b309838c1 (MD5) Previous issue date: 2017-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação pública e formação de professores em exercício : a memória do Curso de Pedagogia/UFMT convênio 035/94 sob o olhar de seus egressospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMemórias de professoraspt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordBaixada Cuiabana (MT)pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Marlene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1535003451356823pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Marlene-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1535003451356823pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2433885330654875pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada Educação Pública e Formação de Professores em Exercício: A Memória do Curso de Pedagogia Convênio 035/94 sob o Olhar de Seus Egressos, foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e tem como objetivo compreender e registrar a memória do Curso de Pedagogia/UFMT Convênio 035/94. Para o desenvolvimento das discussões buscamos alicerces teóricos e metodológicos nas perspectivas Halbwachs (1990), Bosi (1994) e Ricouer (2007) que concebem a memória como fonte de pesquisa. Os autores Nóvoa (1995), Marcelo Garcia (1999), Hypólito (2009), Catani et al. (1997) entre outros possibilitaram a compreensão e o suporte teórico à categoria de pesquisa formação de professores. A pesquisa foi realizada com 16 professoras egressas do Curso de Pedagogia/Convênio/035/94, com 03 docentes do curso e 03 membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI). A pesquisa pretende colaborar com o registro das contribuições advindas com a efetivação do Curso de Pedagogia Convênio 035/94 tais como: aumento do índice do IDEB nas unidades escolares onde as egressas trabalham, melhoria das condições de trabalho que se concretizaram com os Planos de Cargos, Carreira e Salários e Lei de Gestão Democrática que deram mais autonomia às escolas. Atualmente, o sistema público de ensino da Baixada Cuiabana, conta com todos os professores das séries iniciais formados em nível de graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Teacher’s memoriespt_BR
dc.subject.keyword2Teacher’s formationpt_BR
dc.subject.keyword2Baixada Cuiabana (MT)pt_BR
dc.contributor.referee3Faria, Lia Ciomar Macedo de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2897590944180460pt_BR
dc.contributor.referee4Campos, Maria das Graças-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1177870294860417pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Sirlene Aparecida De Freitas.pdf7.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.