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http://ri.ufmt.br/handle/1/6383
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Trajetórias de vida e estudo de alunos negros do ensino médio da cidade de Tapurah – MT |
Autor(es): | Jesus, Lori Hack de |
Orientador(a): | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Membro da Banca: | Oliveira, Iolanda de |
Membro da Banca: | Morgado, Maria Aparecida |
Membro da Banca: | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Resumo : | Esta Dissertação teve como principal objetivo investigar a trajetória de vida e estudo dos alunos negros do Ensino Médio, tentando detectar se existem manifestações de racismo, de discriminação e de preconceito nas vivências destes jovens estudantes, bem como, tentando levantar os fatores que os motivam a ultrapassar o gargalo escolar, apesar da relação desigual existente, completando o Ensino Médio e preparando-se para enfrentar o vestibular, dando assim, continuidade aos estudos, bem como, perceber quais são suas perspectivas para um futuro próximo. Para que isto fosse possível, coletaram-se os dados com treze alunos. Eles concederam suas histórias de vida. A História de Vida é o instrumento que permite captar parte da subjetividade, pois os narradores contam os fatos de sua existência através do tempo, de acordo com o que vivenciaram e o que acumularam de experiências significativas. Assim, esta pesquisa tem cunho qualitativo, pois a “fala” dos depoentes foi privilegiada, dando-se “voz” aos jovens, que estão em busca de espaços onde consigam passar suas percepções, pois os jovens gostam de contribuir e de participar. Foram estabelecidas relações entre os estudos, principalmente de Corti (2004) e Sposito (1999) sobre os jovens atuais e negros; buscando-se significados para as respostas obtidas em Norbert Elias (2000), Frantz Fanon (1983), Goffman (1982), DaMatta (1987; 1990), Munanga (1999; 2004), Souza (1983), Oliveira (1999), Teixeira (2003), Cavalleiro (2003) e Osório (2003) sobre as relações raciais. Com este estudo, conclui-se entre outras coisas, que os jovens negros de Tapurah tem uma percepção bem elaborada sobre a forma como acontecem as situações de discriminação, isto é, comprovam a idéia de que o “racismo à brasileira” se atualiza dia-a-dia, encontrando sempre novas formas de excluir, sendo que as pessoas que continuam sofrendo as conseqüências desse preconceito continuam as mesmas: as pessoas negras. Entretanto, estes jovens se fortalecem em sua criatividade para driblar as ações racistas, pois mesmo que tenham um percurso mais acidentado que os seus colegas brancos, dão a volta por cima, continuam seus estudos, pois querem concretizar os sonhos idealizados e, muitas vezes, utilizando-se de “redes de apoio”. Portanto, é necessário evidenciar nas escolas uma política que reconheça a legitimidade da reivindicação dos jovens estudantes negros, traduzindo o discurso numa prática pedagógica que exerça a inclusão e que lhes permita serem respeitados em todos os sentidos. |
Resumo em lingua estrangeira: | SUMMARY: This work had as main objective to investigate the life trajectory and study of the
black pupils of Secondary School, trying to detect if manifestations of racism,
discrimination and preconception exist in the experiences of these young students,
as well as, trying to raise the factors that motivate them to exceed the pertaining to
school pass, despite the existing different relation, completing Average Ensino and
preparing themselves to face the vestibular contest, being thus given, continuity to
the studies, as well as, to perceive which they are its perspectives for a next future.
So that this was possible, had collected the data with thirteen pupils. They had
granted their histories of life. The History of Life is the instrument that allows to catch
part of the subjectivity, therefore the narrators counts the facts of its existence
through the time, in accordance with what they had lived deeply and what they had
accumulated of significant experiences. Thus, this research has qualitative matrix,
therefore the "speech" of the deponents was privileged, giving "voice" to the young,
that is in search of spaces where they obtain to pass their perceptions, therefore the
young likes to contribute and to participate. Relations between the studies had been
established, mainly of Corti (2004) and Sposito (1999) on the current and black
young; searching meanings for the answers gotten in Norbert Elias (2000), Frantz
Fanon (1983), Goffman (1982), DaMatta (1987; 1990), Munanga (1999; 2004),
Souza (1983), Oliveira (1999), Teixeira (2003), Cavalleiro (2003) and Osório (2003)
on the racial relations. With this study, one among others concludes things, that
young blacks of Tapurah have a well elaborated perception on the form as the
discrimination situations happen, that is, always prove the idea of that "racism to the
Brazilian" if brings up to date day-by-day, finding new forms to exclude, being that the
people who continue suffering the consequences of this preconception they continue
the same ones: the black people. However, these young ones if fortify in their
creativity to dribble the racist actions, therefore exactly that they have a caused an
accident passage more than their white colleagues, they don´t give up, continues
their studies, therefore they want that their dreams come true and many times, using
the "support nets". Therefore, it is necessary to evidence in the schools one politics
that recognizes the legitimacy of the claim of the young black students, translating
the practical speech in one pedagogical one that exerts the inclusion and that it
allows them to be respected in all the directions. RESÚMEN: Esta disertacion tuvo como principal objetivo investigar la trayectoria de vida y estudio de los alumnos negros de enseñanza secundaria, intentando identificar si existen manifestaciones de racismo, de discriminacion y de preconcepto en la convivencia de estos jovenes estudiantes, asi como, intentando levantar los factores que los motiva a ultrapasar la sonrisa escolar, apesar de la relacion diferente existente, completando la enseñanza secundaria y preparandose para enfrentar los examenes de admision en las distintas facultades dando asi continuidad a los estudios, asi como percibir cuales son sus proyectos para un futuro proximo. Para que esto fuera posible, se recolectaron los datos de 13 alumnos. Ellos concedieron sus historias de vida. La Historia de Vida es el instrumento que permite captar parte de la subjetividad, pues los narradores cuentan los hechos de su existencia atraves del tiempo, de acuerdo con lo que vivieron y lo que acumularon de experiencias significativas. Asi, esta investigacion tiene cual cualitativo, pues el “habla” de los deponentes fue privilegiado dandose le “voz” a los jovenes, que estan en busca de espacios donde consigan pasar sus percepciones pues los jovenes les gusta contribuir y de participar. Fueron establecidas relaciones entre los estudios, principalmente de Corti (2004) y Sposito (1999) sobre los jovenes atuales y negros; buscandose significados para las respuestas obtenidas en Norbert Elias (2000), Frantz Fanon (1983), Goffman (1982), Da Matta (1987; 1990), Munanga (1999; 2004), Souza (1983), Oliveira (1999), Teixeira (2003), Cavaleiro (2003) y Osorio (2003) sobre las relaciones raciales. Con este estudio, se concluyo entre otras cosas que los jovenes negros de Tapurah tienen una precepcion bien elaborada sobre la forma como ocurren las situaciones de discriminacion, esto es, comprueban la idea de que el “racismo a la brasileña” se actualiza dia a dia, encontrando siempre nuevas formas de excluir, siendo que las personas que continuan sufriendo las consecuencias de esos precoceptos continuan las mismas: las personas negras. Siembargo, estos jovenes se fortifican en su creatividad para esquivar las acciones racistas, pues mismos que tengan un precursor mas accidentado que sus amigos blancos, dan la vuelta y media, continuan sus estudios pues quieren concretizar sus sueños idealizados y muchas veces, se utiliza de “Redes de apoyo”. Por lo tanto es necesario mostrar en las escuelas una politica que reconozca la legitimidad de la reinvidicacion de los jovenes estudiantes negros, traduciendo el discurso en una practica pedagogica que ejercite la inclusion y que les permita ser respetados en todos los sentidos. |
Palavra-chave: | Jovens negros Trajetórias Ensino médio regular Racismo à brasileira |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Young blacks Trajectories Average education Racism to the brazilian |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | JESUS, Lori Hack de. Trajetórias de vida e estudo de alunos negros do ensino médio da cidade de Tapurah – MT. 2005. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6383 |
Data defesa documento: | 15-Dec-2005 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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