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http://ri.ufmt.br/handle/1/6384
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Entre linhas e nós : um olhar da educação ambiental sobre o currículo na comunidade quilombola de Mata Cavalo |
Autor(es): | Areval, Amanda Martíns de Espíndula |
Orientador(a): | Silva, Regina Aparecida da |
Coorientador: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Garske, Lindalva Maria Novaes |
Membro da Banca: | Kawahara, Lúcia Shiguemi Izawa |
Resumo : | A construção desta pesquisa foi tecida junto à Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso. Com o objetivo de compreender qual a importância do currículo no contexto de uma escola quilombola. Tecemos a escrita desta dissertação com os olhos e sentidos atentos à educação e ao currículo no quilombo, refletindo sobre a importância da construção coletiva de saberes desta Comunidade Aprendente, tendo a Educação Ambiental, como linha fundamental. A metodologia escolhida foi a sociopoética, de Gauthier, que nos permitiu o envolvimento de grupo pesquisador nas trocas de saberes e sentidos, unindo CONCEITOS com AFETOS, os CONFETOS, lançando novos olhares sobre uma escola dentro do quilombo. Com enfoque na educação ambiental, educação quilombola e no currículo, foi possível compreender os processos de construção coletiva de um currículo da vida, pensado com e pela comunidade quilombola. Durante a escrita dos capítulos descreveu-se sobre a história dos quilombos no Brasil, do quilombo de Mata Cavalo e sua luta pelo direito a educação dentro de seu território, onde, pode-se perceber que o entrelaçamento da Educação quilombola e da Educação Ambiental, pelo bordado das Escolas sustentáveis, traz o desenho do EU- CURRÍCULO (os saberes e fazeres das pessoas) com o OUTRO-GESTÃO (as relações culturais/ etnografia local) e o emaranhado com o MUNDO-ESPAÇO (a luta territorial), formando um currículo da vida fenomenológico e, portanto, pós-crítico. Um currículo que trabalha a questão da cultura, da interculturalidade e identidade, sem deixar de lado a luta quilombola, que é também territorial e, assim, uma luta ambiental. A construção do currículo da vida significa considerar toda a interculturalidade existente no quilombo, materializando sua cultura e seus saberes como uma forma de lutar e resistir diante de um sistema excludente e cheio de intencionalidade, que ainda hoje os ignora. Trazendo a elaboração de táticas educativas à serem desenvolvidas dentro do quilombo; novos projetos, novos sonhos, com a força das mãos e linhas de sua história. |
Resumo em lingua estrangeira: | The construction of this research was woven by Community Quilombola de Mata Cavalo, located in the municipality of Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso. In order to understand the importance of the curriculum in the context of a quilombola school. We write the writing of this dissertation with the eyes and senses attentive to the education and the curriculum in the quilombo, reflecting on the importance of the collective construction of knowledge of this Learning Community, with Environmental Education as a fundamental line. The methodology chosen was Gauthier's sociopoetics, which allowed us to involve a research group in the exchange of knowledge and senses, uniting CONCEPTS with AFFECTS, the CONFETTS, casting new glances over a school within the quilombo. Focusing on environmental education, quilombola education and the curriculum, it was possible to understand the processes of collective construction of a curriculum of life, thought with and by the quilombola community. During the writing of the chapters was described the history of the quilombos in Brazil, the quilombo of Mata Cavalo and their fight for the right to education within his territory, where it can be seen that the interweaving of Quilombola Education and Environmental Education, through the embroidery of Sustainable Schools, brings the drawing of the EU-CURRICULUM (the knowledges and doings of the people) with the OTHER-MANAGEMENT (cultural relations / local ethnography) and the entanglement with the WORLD-SPACE (the territorial struggle), forming a curriculum of phenomenological life and, therefore, post-critical. A curriculum that works on the issue of culture, interculturality and identity, without neglecting the quilombola struggle, which is also territorial and, thus, an environmental struggle. The construction of the curriculum of life means considering all the interculturality that exists in the quilombo, materializing its culture and its knowledge as a way of fighting and resisting before an excluding and intentional system that still ignores them today. Bringing the elaboration of educational tactics to be developed within the quilombo; new projects, new dreams, with the strength of the hands and lines of its history. |
Palavra-chave: | Educação Educação ambiental Comunidade quilombola Currículo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Environmental education Quilombola community Curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | AREVAL, Amanda Martíns de Espíndula. Entre linhas e nós: um olhar da educação ambiental sobre o currículo na comunidade quilombola de Mata Cavalo. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6384 |
Data defesa documento: | 28-Jun-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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