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http://ri.ufmt.br/handle/1/6386
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A transversalidade literária de Manoel de Barros na pedagogia da educação ambiental no Pantanal |
Autor(es): | Maekawa, Maria Ester Godoy Pereira |
Orientador(a): | Bordest, Suise Monteiro Leon |
Membro da Banca: | Bordest, Suise Monteiro Leon |
Resumo : | Temos presenciado, neste início do séc. XXI, o mundo consumista em conflito, com distanciamento entre os seres humanos, devastação e comprometimento dos bens naturais de nosso planeta. O racionalismo, as especializações, a corrida desenfreada rumo à tecnologia nos tornam frios, isentos de compreensão, amor, alegria e comunhão. A Educação Ambiental que propomos percorre o caminho da observação participante, numa perspectiva fenomenológica que permeia o biorregionalismo e a sociopoética, entendendo a poesia como território de acontecimento de aprendizagens e de sensibilização humana. Desenvolvemos pesquisa interdisciplinar, no período de março de 2003 a março de 2004, na Escola Estadual Maria Silvino Peixoto de Moura, município de Barão de Melgaço, em Mato Grosso, com estudantes de 6ª série do Ensino Fundamental, no entorno de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Hotel SESC Pantanal, com o estudo da poesia de Manoel de Barros. Os alunos e alunas tiveram acesso a várias obras do escritor (que viveu sua infância no pantanal), bem como filmes, fitas de áudio, exposições orais e debates. Apesar do grau de dificuldade das inúmeras imagens (figuras de linguagem) e vocabulário peculiar do autor repleto de neologismos, os professores e professoras expressaram sentimento de entusiasmo no decorrer e no término das atividades. O estudo demonstrou alto nível de envolvimento e participação dos sujeitos da pesquisa (alunos/as) que representaram o ambiente e cultura pantaneira, através de poesias, desenhos, textos, livro de receitas locais, histórias do siriri e cururu, orações e benzições. A poesia do autor mostrou-se capaz de aproximar distâncias quer geográficas quer emocionais, pois houve vários momentos de identificação por parte dos sujeitos (meio ambiente, brincadeiras, cultura, tradições e termos pantaneiros). A prática pedagógica encaminhada pelas águas, árvores, pássaros, lixos e coisas do chão que permeiam a obra de Manoel de Barros pode, a nosso ver, possibilitar, ainda, auxílio a políticas públicas que permitam a expressão crítica e criativa de estudantes de todo o território nacional. |
Resumo em lingua estrangeira: | We have seen, since the XXI century, the consumist world in conflict, with separation among the human beings, vanishment and the compromise of the natural possessions of our planet. The rationalism, the specialization, the wild run for technology have become us cold, unable to understand, to love, to be happy and to communion. The environmental education that we propose goes through the way of participating observation, in a phenomenological perspective that follows the bioregionalism and sociopoetry, understanding poem as human sensibilization instrument. We developed a interdiscipline search, during the period of March 2003 to March 2004, in the Maria Silvino Peixoto de Moura State School, in Barão de Melgaço town, in Mato Grosso, with 6th grade of Medium School, surrounding a PRNH (Private Reserve of Natural Heritage) of SESC Pantanal Hotel, with the study of Manoel de Barros poetry. The students had access to several works of the writer (that lived his childhood in Pantanal), as well as films, cassettes, oral exhibition and debates. Inspite of the difficulty degree of several images (languages pictures) and peculiar vocabulary of the author full of neologism, the teachers expressed the feeling of entusiasm during and in the end of the activities. The study showed the high level of involvement and participation of the search characters (students) that represented the Pantanal environment and culture, through poetry, draws, texts, local recipes book, siriri and cururu stories, prays and blessons. The poem of the author showed to be able to approach geographics or emocionals distances, because there were moments of identification from the characters (environment, plays, culture, traditions and Pantanal terms). The educational pratical set water, trees, birds, garbage, and floor things in motion that are part of Manoel de Barros work can, in our point of view, still make possible, help to public politics that allow the critical and creative expression of the whole national territory students. |
Palavra-chave: | Educação ambiental Transversalidade Poesia Manoel de Barros |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Environmental education Transversality Poem Manoel de Barros |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MAEKAWA, Maria Ester Godoy Pereira. A transversalidade literária de Manoel de Barros na pedagogia da educação ambiental no Pantanal. 2005. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6386 |
Data defesa documento: | 4-Abr-2005 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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