Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6388
Tipo documento: Dissertação
Título: A visão dos jovens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso sobre o consumo de drogas ilícitas
Autor(es): Sanches, Maria Ubaldina Costa
Orientador(a): Morgado, Maria Aparecida
Membro da Banca: Morgado, Maria Aparecida
Membro da Banca: Pacheco Filho, Raul Albino
Membro da Banca: Motta, Manoel Francisco de Vasconcelos
Resumo : A questão do pensar do jovem, a compreensão de sua prática e a sua visão sobre o consumo de drogas ilícitas merece atenção especial. Ainda são poucas as experiências que consideram os jovens como interlocutores significativos nas investigações que se dedicam a perceber como estes vivem e elaboram suas situações de vida, considerando suas experiências e posturas frente ao uso de drogas. As informações sobre o consumo de drogas na comunidade CEFET-MT são escassas, havendo ausência de projetos e ações efetivas no trato das questões relacionadas ao tema.Este estudo procurou caracterizar os jovens do CEFET-MT e investigar a visão que eles têm sobre o consumo de drogas ilícitas. Participaram da pesquisa alunos dos primeiros anos do Ensino Médio e dos Cursos de Química e Construções Prediais, pertencentes à Educação Profissional, buscando identificar possíveis convergências e divergências sobre essa temática. Constatou-se que a comunidade do CEFET-MT é composta por jovens que tem o seguinte perfil: pertencem, em sua maioria, às classes socioeconômicas B e C, são solteiros, moram com a família e recorrem a ela em casos de problemas mais sérios, professam uma religião, gostam de sair com amigos e aspiram a uma boa profissão. A maioria dos jovens não consome drogas ilícitas. No entanto, encontrou-se uma pequena parcela de estudantes que consumiam drogas ilícitas, sobressaindo os alunos do Curso de Química. A maioria dos estudantes entende que o consumo de drogas é um problema e que a responsabilidade pelo uso e suas conseqüências cabe ao próprio usuário. Somente uma pequena parcela é a favor da legalização da maconha. Verificou-se uma postura intolerante por parte daqueles que não fazem uso sobre as drogas ilícitas e tolerantes quando se trata do consumo de drogas de um modo geral. É possível inferir que os jovens apresentam uma postura crítica em relação aos problemas sociais atuais, querendo ser sempre parte integrante das discussões e ações sobre eles. Esta pesquisa foi desenvolvida abarcando as contribuições da perspectiva qualitativa e da quantitativa, e adotou-se como estratégias a aplicação de questionário de auto preenchimento, com questões abertas e fechadas e a realização de entrevistas coletivas semi estruturadas. Os dados levantados contribuíram para traçar o perfil sócio-econômico e familiar e obter informações sobre o conhecimento, opiniões e consumo de drogas, assim como sobre outras questões da contemporaneidade.
Resumo em lingua estrangeira: The question of the young thought, their practice comprehension and their vision about the use of illicit drugs need special attention. There are few experiences which consider the young as expressive interlocutors in the investigations, which aim at knowing how they live and face their lives, considering their experiences and attitudes about the use of drugs. The informations about the use of drugs in CEFET-MT community is very insufficient; there is a lack of projects and effective actions in the treatment of the questions related to the topic. This research aimed to characterize the young students of CEFET- MT and know their vision their about the use of illegal drugs. Participated in this research the students of High School, and the Chemical and Predial Constructions Courses of the Professional Education, trying to identify the points in common and not about the topic. The CEFET-MT community is composed mainly by B and C social economic classes. The most part of the students are single, live with their family and turn to them when in serious needs. They have a religion and like to go out with friends. They also aspire a good career. The majority of the youngs do not use illegal drugs. It was found that a few students specially the ones from Chemical Course make use of illegal drugs. Most of the students understand that the use of drugs is a problem and that the responsibility by this use and its consequences is of the users. Only a small number of investigated students think that the use of hemp should be legalized. Those that do not make use of illegal drugs have an intolerant attitude towards the people who uses it, but they have a different attitude when consider the use of drugs in a general way. It is possible to conclude that the young students have critical position regarding to social problems, they always wanting to take part in discussions and actions about them. This research was developed taking quality and quantity criterions basis. Questionnaires without personal identification andwith opened and closed questions where uses, and also groups interviews where used as methodological strategies. The data collection provided social, economic and family outline of the students of CEFET-MT, as well as information about their knowledge, opinions and use of drugs and also contemporary questions too.
Palavra-chave: Educação profissional
Jovens
Drogas ilícitas
Prevenção
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional course
Youth
Illicits drugs
Preventive measure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SANCHES, Maria Ubaldina Costa. A visão dos jovens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso sobre o consumo de drogas ilícitas. 2005. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6388
Data defesa documento: 1-Apr-2005
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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