Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6389
Tipo documento: Dissertação
Título: Concepções e práticas de organização curricular dos professores do 1º ciclo de formação de uma escola da Rede Municipal de Educação de Cuiabá - MT
Autor(es): Rodrigues, Marilce da Costa Campos
Orientador(a): Fernandes, Jorcelina Elisabeth
Membro da Banca: Fernandes, Jorcelina Elisabeth
Resumo : O objeto deste estudo é a organização curricular presente na prática pedagógica dos professores do 1º. ciclo de Formação da Escola Municipal de Educação Básica “Jesus Criança” da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – MT, com o objetivo de compreender o processo de organização curricular na prática pedagógica desses professores sujeitos da pesquisa. Tem como suporte metodológico a pesquisa qualitativo-interpretativa que utiliza como instrumento de coleta de dados a observação, o registro de comentário dialogado, a entrevista e a análise documental. A orientação da construção do objeto de estudo se deu a partir das questões: Quais concepções e práticas de organização curricular orientam a ação docente no 1º. ciclo de formação? Que modalidade de organização curricular é assumida pela escola na prática curricular dos professores do 1º. ciclo de formação? Esses questionamentos ajudaram a compreensão desta organização curricular nos espaços constituídos pelos momentos de planejamento e pela ação docente em sala de aula. A investigação tem seus suportes teóricos, especialmente, nos seguintes autores: Beane (1997); Freire (1987); Lopes (1999); Macedo e Lopes (2002); Sacristán e Gómez (1998); Sacristán (2000) e outros. Os dados coletados e analisados dão a conhecer um enfoque, na escola, de uma concepção de organização curricular que flexibiliza com tendências ora mais intensas ao currículo disciplinar e ora mais intensas ao currículo integrado. As formas de organização curricular coexistem na prática dos professores do 1º. ciclo de formação na escola pesquisada, sendo predominante o disciplinar, currículo organizado em uma matriz disciplinar a qual não é impedimento à integração curricular.
Resumo em lingua estrangeira: The object of this study is to organize the Teachers Practical Curricular of the Primary School in Basic Education "Jesus Criança" situated in Cuiabá - MT, with the objective of understanding the process of practical curricular organization in pedagogical of these professors involved in this research. The research has a methodological support and uses as instrument of collections of data and subjects: the comment, the register of dialogued commentary, the interview and the documentary analysis. The orientation of the construction of the study object if gave from the questions: Which practical conceptions and of curricular organization guide the teaching action in 1º formation cycle? That modality of curricular organization is assumed by the practical school in curricular of the professors of 1º the cycle of formation? These questions had helped the understanding of this curricular organization in the spaces consisting of the moments of planning and the teaching action in classroom. The inquiry has its theoretical supports especially, in the following authors: Beane (1997); Freire (1987); Lopes (1999); Macedo and Lopes (2002); Sacristán and Gómez (1989); Sacristán (2000) and others. The collected and analyzed data give to know an approach at school, of a conception of curricular organization, that flexibly with trends: however more intense to the resume to discipline and however more intense to the integrated resume. The forms of curricular organization coexist in practical of the professors of 1º the cycle of formation in the searched school, being predominant disciplining, resume organized in a matrix to discipline are not impediment to the curricular integration.
Palavra-chave: Organização curricular
Integração curricular
Tema gerador
Palavra-chave em lingua estrangeira: Curricular organization
Integrated curriculum
Generatine subject
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: RODRIGUES, Marilce da Costa Campos. Concepções e práticas de organização curricular dos professores do 1º ciclo de formação de uma escola da Rede Municipal de Educação de Cuiabá - MT. 2005. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6389
Data defesa documento: 9-Nov-2005
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2005_Marilce da Costa Campos Rodrigues.pdf2.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.