Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Reany de-
dc.date.accessioned2025-01-30T16:59:35Z-
dc.date.available2018-09-06-
dc.date.available2025-01-30T16:59:35Z-
dc.date.issued2018-05-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Reany de. Professor surdo: negociações de identidade no ensino superior. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6390-
dc.description.abstractDeaf Professor's presence in higher education causes a series of negotiations on their identity and cultural differences. These professors feel active in these negotiations. The difference of identity challenges the established negotiation relations, so arise, from the negotiations with their constant struggles, problems that affect the participation of the Deaf professor in the Institution's dynamics. This research was developed with the purpose of building possibilities to make visible and understanding the negotiations, of Deaf professor's perspective, in the face of the difficulties experienced in the encounter between the deaf and the hearing culture, in the conflicts of difference. In theoretical terms, this research will be guided by the notions of Identity with Stuart Hall (2014), Deaf Identity with Perlin (2013), Deaf Culture systematized by Strobel (2016), Differentiation with Skliar (2013), explanations of Reis (2015) on the negotiation of Deaf Professor in Higher Education, the analyzes of Castro (2017) and his research on the Deaf Professor’s performance. The research started with the question: What identity negotiation strategies Deaf professors present in higher education? The objective is identify and map the narratives of deaf teachers in higher education. Starting from the research qualitative approach, we chose to collect data through interview-narrative and constituted the analysis with the collected narratives. These narratives have been identified in order to achieve a theoretical mapping expressed in the last chapter, where the constant facts of the struggles in the negotiation of identity unfold. The results point a multitude of debates, negotiations, production of difference and their meanings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-11-19T19:44:26Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Reany de Oliveira.pdf: 1480328 bytes, checksum: 23cf57cc240bc5fc884f74365f34f34d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-30T16:59:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Reany de Oliveira.pdf: 1480328 bytes, checksum: 23cf57cc240bc5fc884f74365f34f34d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-30T16:59:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Reany de Oliveira.pdf: 1480328 bytes, checksum: 23cf57cc240bc5fc884f74365f34f34d (MD5) Previous issue date: 2018-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProfessor surdo : negociações de identidade no ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores surdospt_BR
dc.subject.keywordNegociaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade surdapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ozerina Victor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863707315885015pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ozerina Victor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863707315885015pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Tânia Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003388291863684pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128966992715712pt_BR
dc.description.resumoA presença dos professores surdos no ensino superior provoca uma série de negociações de sua identidade e das diferenças culturais, pois estes se sentem atuantes nessas negociações. A diferença da identidade desafia as relações de negociação estabelecidas, daí surgem, das negociações com seus constantes embates, problemas que afetam a participação do professor surdo na dinâmica da Instituição. A pesquisa que se apresenta foi desenvolvida com o propósito de construir possibilidades para visibilizar e entender as negociações, na perspectiva dos professores surdos, diante das dificuldades vivenciadas no encontro entre a cultura surda e a de ouvintes, nos conflitos da diferença. Em termos teóricos, esta pesquisa será orientada pelas noções de identidade com Stuart Hall (2014), identidade surda com Perlin (2013), de cultura surda sistematizada por Perlin e Strobel (2006), de diferenciação com Skliar (2013), as explanações de Reis (2015) sobre negociação dos professores surdos no ensino superior, as análises de Castro (2017) e por suas pesquisas sobre a atuação de professores surdos. A investigação partiu da questão: Que estratégias de negociação de identidade apresentam os professores surdos no ensino superior? O objetivo é identificar e mapear as narrativas dos professores surdos no ensino superior. Partindo da abordagem qualitativa de pesquisa, optou-se pela coleta de dados por meio da entrevistanarrativa e constituiu-se a análise com as narrativas coletadas. Estas narrativas foram identificadas a fim de se conseguir um mapeamento teórico expresso no último capítulo, onde se desenrolam os fatos constantes dos embates na negociação da identidade. Os resultados apontam uma infinidade de debates, de negociações e de produção da diferença e de seus significados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Deaf professorpt_BR
dc.subject.keyword2Negotiationpt_BR
dc.subject.keyword2Deaf identitypt_BR
dc.subject.keyword2Higher educationpt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Nilce Maria da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8357041002327017pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_ Reany de Oliveira.pdf1.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.