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Tipo documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores que ensinam matemática no primeiro ciclo : análise do projeto de estudos e intervenções pedagógicas em uma escola pública de Cáceres-MT
Autor(es): Tomazeli, Lenir
Orientador(a): Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Bitencourt, Loriége Pessoa
Membro da Banca: Silva, Adelmo Carvalho da
Resumo : Este estudo tem como objeto a formação continuada, especificamente a política de formação continuada do Estado de Mato Grosso, denominada Projeto de Estudo e Intervenção Pedagógica (PEIP). O PEIP foi implementado em 2016, prevendo estudos e projetos voltados para a superação das dificuldades dos alunos detectadas nas avaliações externas e internas de língua portuguesa e matemática, focando nas necessidades de aprendizagens dos alunos. Buscamos responder a seguinte questão problema: “como a formação continuada PEIP foi concebida, desenvolvida e avaliada por professores que ensinam matemática no primeiro ciclo em uma escola estadual do município de Cáceres-MT”. Nosso objetivo constitui-se em analisar como os professores compreenderam, desenvolveram e avaliaram as ações que envolveram os conhecimentos matemáticos no PEIP. Temos ainda a intenção de identificar a percepção das professoras sobre os estudos teóricos realizados; compreender quais foram as relações estabelecidas pelas professoras entre as avaliações internas, externas e as ações do PEIP; identificar como as professores relacionaram os estudos e projetos realizados no PEIP com suas necessidades formativas e dos alunos e identificar quais foram os dilemas, os conflitos e as aprendizagens manifestadas pelos professores na participação da formação continuada PEIP. A pesquisa se caracteriza numa perspectiva qualitativa do tipo estudo de caso, referendada por André (1995), Ludke e André (1986), Gonzáles Rey (2015) e Fioretini e Lorenzato (2012). Dentre as principais contribuições teóricas destacam-se Gatti e Barreto (2009), Imbernóm (2010) e Fiorentini e Nacarato (2005) nas discussões sobre formação continuada e D’Ambrósio (1993, 1996), Fiorentini (1995), Chacón (2003), Nacarato (2013), Darsie (1999), Palma (2011), Palma e Darsie (2013), Moura (2002, 2007, 2011) e Moretti (2015) nas discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa foi realizada com cinco professoras alfabetizadoras em uma escola da rede estadual do município de Cáceres-MT. Para a produção de dados utilizamos entrevistas, caderno de campo, observações, cadernos dos alunos, cadernos de registros avaliativos, planejamentos, etc. Os resultados indicam que as professoras conceberam que a dinâmica não favoreceu o protagonismo docente nem possibilitou o fortalecimento da escola enquanto lócus de formação, pois foi a formação foi na e não da escola. O PEIP foi marcado por uma série de ações inconclusas, desconsiderando as necessidades formativas, contrariando as expectativas, ocasionando avaliação negativa da formação continuada. Isso denotou desrespeito com o tempo e esforços empenhados na realização da formação. Destacamos que o PEIP, vinculado à Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso (ADEPE-MT), cujos resultados não foram compatíveis com as avaliações internas realizadas no primeiro ciclo, especificamente as de matemática, devido às complexidades do ato de avaliar, pois as intencionalidades e concepções de ensino-aprendizagem das professoras não coincidem com as da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT), representou mais uma tentativa de controlar o que é ensinado na escola. Diante de todos os conflitos e dificuldades próprias do modelo de formação tecnicista, as professoras vivenciaram ainda o dilema de optar entre fazer uma formação que não concordam ou serem prejudicadas na atribuição de aulas.
Resumo em lingua estrangeira: The purpose of this study is the continued formation, specially politic of continued formation of Mato Grosso State named Project of Studying and Pedagogic Intervation (PEIP). This Project was implemented in 2016, predicting studying and projects with a vew to overcoming difficulties of students in the outside and inside evaluations of Portuguese and Mathematic, focus on the necessities of the students learning. We looking for answering specially the following question: “how the continued formation PEIP was understood, developed and evaluated by teachers that teach mathematic in the first cycle in a state school in Cáceres- MT”.Our purpose consist in to analyze how the teachers understood, developed and avaluated the actions that involved the mathematic learning in the PEIP. We still intend to identify the perception of the teachers about theoretical studies realized; comprehend how were the relationship established between the outside and inside evaluations and the actions of the PEIP; to identify how the teachers relationship with the studies and the projects realized in the PEIP with their formative needs as like the students and identify how were the doubts, the conflicts and the learning presented by the teachers in the participation of the continued formation PEIP. The search characterize in the qualitative perspective of the kind case studying, to referred by André (1995), Ludke and André (1986), Gonzáles Rey (2015) and Fioretini and Lorenzato (2012). Among the main theorical contributions we emphasize Gatti and Barreto (2009), Imbernóm (2010) and Fiorentini and Nacarato (2005) in the discussions about continued formation and D’Ambrósio (1993, 1996), Fiorentini (1995), Chacón (2003), Nacarato (2013), Darsie (1999), Palma (2011), Palma and Darsie (2013), Moura (2002, 2007, 2011) and Moretti (2015) in the discussions about the teaching-learning process of mathematics. The research was realized with five literacy teachers in a state school in Cáceres- MT. For the production of the data we used interviews, daily notebook, observations, students notebooks, evaluated record notebooks, plannings, etc, The results indicate that the teachers understood the PEIP like an technicalist formation, because was used a dynamic that favored neither the protagonism of the teachers nor possibilited the strengthening of the school as formation locus, because was in and not from the school. The PEIP, was marked by a series of unfinished actions and that was disregard their formative necessities, contradicting their expectations, causing negative evaluation of the continued formation. It denoted disrespect about the time and efforts engaged in the accomplishment of the formation. We emphasize that the PEIP, linked to the Diagnostic Evaluation of the Public Teaching of Mato Grosso (ADEPE-MT), whose results were not compatible with the inside evaluation did in the first cycle, specially of the mathematics because the complexity of the evaluation considering that the objectives and conceptions of the teaching-learning of the teachers do not coincide with the State Secretary of Education of Mato Grosso (SEDUC), it presented one more tentative of control that is taught in the school. In the face of all these conflicts and own difficulties of the model of thecnicalist formation, the teachers lived the doubt about to opt between do a formation that do not agree or to be prejudiced in the classes assignment.
Palavra-chave: Formação continuada
Educação matemática
Ensino-aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Continued formation
Mathematics education
Teaching-learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: TOMAZELI, Lenir. Formação continuada de professores que ensinam matemática no primeiro ciclo: análise do projeto de estudos e intervenções pedagógicas em uma escola pública de Cáceres-MT. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6391
Data defesa documento: 8-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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