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Tipo documento: Dissertação
Título: O PIBID no curso de Licenciatura em Química da UFMT : entre a ação qualificadora e a permanência
Autor(es): Silva, Ana Lídia Lemes de Assunção
Orientador(a): Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar
Membro da Banca: Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar
Membro da Banca: Cordeiro, Ana Luisa Alves
Membro da Banca: Gentil, Heloisa Salles
Resumo : Esta pesquisa se insere nas discussões das políticas de educação superior e surge na esteira das políticas de expansão desse nível educacional, especialmente das licenciaturas. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) insere-se nesse contexto da expansão e na relação com um conjunto de políticas para a área de formação de professores. O Programa Pibid foi criado em 2007, e visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas de educação básica, com vistas a elevar a qualidade da formação inicial de professores, assim sendo, o Programa é uma ação qualificadora do ensino que está relacionado com a permanência estudantil. Esta pesquisa foi realizada no curso de Licenciatura em Química da UFMT. Registra-se que essa licenciatura, no Brasil, tem alto número de evasão, também há necessidade de professores licenciados em química para atuar nas escolas de ensino médio do Brasil. Desta feita, o estudo tem como questão central: Quais são os limites e possibilidades do Pibid para a permanência do estudante na licenciatura em Química da UFMT?. O objetivo é analisar os limites e possibilidades do Pibid na permanência do estudante de licenciatura em Química da UFMT, campus Cuiabá no Edital do Pibid nº 7/2018 CAPES. De modo específico, buscou: Identificar os debates e concepções de permanência; Compreender o Pibid no contexto nacional e na UFMT; Caracterizar o perfil do estudante do Pibid, ingressante no Edital nº 7/2018 CAPES, na licenciatura em Química da UFMT campus Cuiabá; Compreender a permanência do estudante pibidiano no curso, na perspectiva dos sujeitos envolvidos no Pibid. Esta investigação tem abordagem qualitativa e utiliza-se de dados quantitativos para apresentação da expansão dos cursos de licenciatura no Brasil, no período 1995-2018, por meio de dados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É utilizado a pesquisa bibliográfica e documental para as políticas educacionais especialmente de formação de professores, e para a contextualização do Pibid com apresentação de um breve histórico e marcos legais. Foi aplicado questionário com os pibidianos do curso pesquisado, por meio, de formulário do Google Forms para melhor conhecimento do perfil desses estudantes, também foi realizado entrevista semiestruturada com 4 estudantes e com a Coordenadora Institucional do Pibid nesta instituição, com intuito de verificar, a partir desses sujeitos, aspectos da vivência no programa e da permanência do pibidiano no curso. Nosso referencial teórico ampara-se em Silva e Veloso (2013) para o conceito de acesso na educação superior; em Primão (2015) para o conceito de ações qualificadoras do ensino; Silva e Nogueira (2015; 2016) para os aspectos sobre a permanência; Gatti, Barreto e André (2011) e Gatti e Barreto (2009) sobre formação de professores; Veras (2017) que realizou em sua dissertação de mestrado um estudo do Pibid no curso de Química; Rigo (2018) que pesquisou os percursos acadêmicos de estudantes que ingressaram na licenciatura noturna em Química; Lima (2018) que realizou em sua tese de Doutorado um estudo sobre o papel do Pibid na formação de bolsistas de iniciação à docência do curso de Licenciatura em Química; e, por fim, quanto ao percurso metodologico, nos amparamos em Minayo (2010) e Bardin (2016). Os resultados apontam que o Pibid contribui para a qualidade da formação inicial dos licenciandos, para a valorização da sua autoestima, para confirmação do desejo de seguir a carreira docente e portanto para a permanência do estudante no curso. Por outro lado, o programa apresenta limites na permanência do estudante no curso, na medida que o programa não atende ao universo de estudantes das licenciaturas, e também não tem se configurado como uma Política de Estado, e desta forma sujeito a descontinuidade.
Resumo em lingua estrangeira: This research is part of the thematic universe of higher education policies, which arises in the context of policies to expand this educational level, especially undergraduate degrees. The “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência” (Pibid) is inserted in this context of expansion and in the relationship with a set of policies for the area of teacher training. The Pibid Program was created in 2007, and aims to provide students in the first half of the degree course with a practical approach to the daily lives of basic education schools, with a view to raising the quality of initial teacher training. From this angle, the Program is a qualifying action in education that is related to student permanence. This research was carried out in the Chemistry Degree course at UFMT. It is registered that this degree, in Brazil, has a high number of dropouts. In addition, there is a need for licensed teachers in chemistry to work in high schools in Brazil. The study has as its central question: What are the limits and possibilities of Pibid for the student's permanence in the degree in Chemistry at UFMT? The objective is to analyze the limits and possibilities of Pibid in the permanence of the graduate student in Chemistry at UFMT, Cuiabá campus in the Pibid Public Notice nº 7/2018 CAPES. Specifically, it sought to: Identify debates and concepts of permanence; Understand Pibid in the national context and at UFMT; To characterize the profile of the Pibid student, enrolled in Notice nº 7/2018 CAPES, in the degree in Chemistry at UFMT campus Cuiabá; Understand the permanence of the pibidian student in the course, from the perspective of the subjects involved in Pibid. This investigation has a qualitative approach and uses quantitative data to present the expansion of undergraduate courses in Brazil, in the period 1995-2018, using data from the Higher Education Census of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). Bibliographic and documentary research is used for educational policies, especially for teacher training, and for the contextualization of Pibid with the presentation of a brief history and legal frameworks. A questionnaire was applied to the subjects of the researched course, using a Google Forms form to better understand the profile of these students, a semistructured interview was also conducted with 4 students and with the Institutional Coordinator of Pibid in this institution, in order to verify the from these subjects, aspects of the experience in the program and the permanence of the pibidian in the course. Our theoretical reference is supported by Silva and Veloso (2013) for the concept of access in higher education; in Primão (2015) for the concept of teaching qualifying actions; Silva and Nogueira (2015; 2016) for aspects of permission; Gatti, Barreto and André (2011) and Gatti and Barreto (2009) on teacher training; Veras (2017) who conducted a study of Pibid in his Chemistry course in his master's dissertation; Rigo (2018) who researched the academic pathways of students who entered the night degree in Chemistry; Lima (2018) who carried out in his Doctoral thesis a study on the role of Pibid in the formation of scholarship holders in the teaching of the Degree in Chemistry; and, finally, regarding the methodological path, we rely on Minayo (2010) and Bardin (2016). The results show that Pibid contributes to the quality of the initial training of undergraduate students, to the enhancement of their selfesteem, to confirm the desire to pursue a teaching career and therefore to the student's permanence in the course. On the other hand, the program has limits on the student's permanence in the course, to the extent that the program does not serve the universe of undergraduate students, nor has it been configured as a State Policy, and thus subject to discontinuity.
Palavra-chave: Pibid
Ensino médio
Educação superior
Permanência
Políticas educacionais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pibid
High school
College education
Permanence
Educational policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Ana Lídia Lemes de Assunção. O PIBID no curso de Licenciatura em Química da UFMT: entre a ação qualificadora e a permanência. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6392
Data defesa documento: 6-Dec-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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