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Tipo documento: Dissertação
Título: Atividades acadêmicas de professores universitários : um estudo em representações sociais
Autor(es): Trindade, Dionéia da Silva
Orientador(a): Paredes, Eugenia Coelho
Membro da Banca: Sá, Celso Pereira de
Membro da Banca: Motta, Manoel Francisco de Vasconcelos
Membro da Banca: Paredes, Eugenia Coelho
Resumo : Este trabalho trata de uma investigação com interfaces nas áreas de Educação e Psicologia Social. Toma como referência, para análise, a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978), complementada pela abordagem estrutural de Jean-Claude Abric (1998). Tem como objetivo levantar a estrutura e conteúdo das representações sociais (RS) acerca das atividades acadêmicas, privilegiando a atividade de ensino, conforme referidas pelos docentes do campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os dados foram coletados mediante o uso da técnica de Associação Livre de Palavras (ALP). A população de professores em atividade constituía um universo de 883 docentes, de ambos os sexos, espalhados em 15 unidades acadêmicas. A amostra consistiu-se de 450 sujeitos, os quais responderam ao conjunto de cinco motes indutores, a saber: 1) O que é ser professor da UFMT?; 2) Como a sociedade vê o professor da UFMT?; 3) Como é percebida a atividade de ensino pelos professores da UFMT?; 4) Como são os relacionamentos entre os professores da UFMT?; 5) Como são os relacionamentos entre os professores e os alunos da UFMT? Os resultados coletados foram processados pelos softwares EVOC e SPSS. Utilizouse o mote O que é ser professor da UFMT? para se estabelecer uma análise comparativa com dados da pesquisa de Paredes et al. (2000; 2001), realizada no mesmo local e perseguindo idêntico objeto. Os dados da pesquisa anterior, referidos como Estudo A, e os da investigação atual, denominado Estudo B, apontaram que ser professor da UFMT, é apresentar predicados como dedicação, responsabilidade, compromisso e conhecimento para o exercício da profissão. Entretanto, comparecem como novidade, as dificuldades, apontando para maiores inquietações por parte da maioria dos investigados. Isto sinaliza RS voltadas a estados de malestar. Sobre o segundo questionamento, conforme o grupo investigado, a sociedade vê os professores da UFMT como profissionais respeitados, reconhecidos e prestigiados, em razão de pertencerem ao quadro de pessoal da instituição. Acerca da atividade de ensino, surgiram vocábulos como fundamental, atualizada, formação-cidadão, compromisso social, e aprendizagem. Os relacionamentos entre os professores, são percebidos majoritariamente munidos de cargas afetivas positivas como: amizade, companheirismo, cordialidade, respeito, colaboração, trocas, relações profissionais e grupais. Concernentes aos relacionamentos entre professores e alunos, comparecem as mesmas dimensões permeadas por cargas afetivas positivas, através de atributos como amizade, afetos, trocas, cooperação, confiança, respeito, diálogo e responsabilidades evidenciando estados de bem estar. Disso decorre dizer que as RS aqui encontradas se configuram como do tipo emancipadas, mediante a presença de subgrupos de professores que mantêm laços estreitos entre si, criando suas próprias versões compartilhadas sobre o mesmo objeto. Entretanto constatou-se também a presença de RS hegemônicas relacionadas à atividade de ensino, uma vez que o atributo fundamental parece estar enraizado consensualmente no grupo de docentes.
Resumo em lingua estrangeira: This study is about an investigation with interfaces in the areas of Education and Social Psychology. It takes as theoretical support the Theory of the Social Representations of Serge Moscovici (1978), complemented by the structural approach of Jean-Claude Abric (1998). It aims to find out the structure and content of the social representations (SR) concerning to academic activities, focusing the teaching activity, as described by professors of the campus of Cuiabá in the Federal University of Mato Grosso (UFMT). The data were collected by using the word free association technique. The universe of participants was constituted by 883 professors, from both genders, distributed in 15 academic units. The sample was composed by 450 of them, who answered to five inductive terms/questions: 1) What does it mean to be professor of UFMT; 2) How does society perceive the professor of UFMT; 3) How teaching activity is perceived by the professors of UFMT; 4) How is the relationship among the professors of UFMT; 5) How is the relationship among teachers and students of UFMT; The data collected were processed by the softwares EVOC and SPSS. The question What does it mean to be professor of the UFMT? was used to establish a comparative analysis with results found in the research of Paredes et al. (2000; 2001), developed in the same university and having identical research objetct. The data from previous research, named as Study A, and those ones from present research, named Study B, revealed that to be professor of UFMT, is to present characteristics as devotion, responsibility, commitment and knowledge to describe the practicing of the profession. However, appear as a new element, difficulties, pointing to concern by the most part of investigated people. This points to social representations related with a feeling of uneasiness. Regarding the second question, according to investigated group, the society perceives the professors of UFMT as professional who are respected, rewarded and having prestigious, due to the fact they belong to the staff of the institution. Concerning teaching activity, appeared words such as fundamental, up to date, formation-citizen, social commitment, and learning. The relationships, among the professors, are perceived by most of them, as having positive aspects as: friendship, fellowship, respect, contribution, exchanges, professional and group relationships. Regarding to relationships among professors and students, appear the same dimensions presenting positive feelings, by the attributes as friendship, affection, exchanges, cooperation, trust, respect, dialogue and responsibilities showing well being feeling states. Based on these results we can indicate that the SR founded can be classified as emancipated, by the presence of sub-groups of professors who keep narrow bonds among them, creating their own shared versions about the same object. However, it was also noticed the presence of hegemonic SR related to the teaching activity, since the attribute fundamental seems to be rooted in the group of professors.
Palavra-chave: Educação
Ensino superior
Atividades acadêmicas
Professores universitários
Representações sociais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
High education
Academic activities
University professors
Social representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: TRINDADE, Dionéia da Silva. Atividades acadêmicas de professores universitários: um estudo em representações sociais. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6395
Data defesa documento: 6-Jun-2006
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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