Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eliel Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-01-30T18:12:18Z-
dc.date.available2008-03-12-
dc.date.available2025-01-30T18:12:18Z-
dc.date.issued2006-09-01-
dc.identifier.citationSILVA, Eliel Ferreira da. Escolha de cursos superiores por alunos de uma cooperativa de ensino na região do Médio Araguaia (Barra do Garças, MT). 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6396-
dc.description.abstractThe objective of the research was to identify the criteria considered relevant by third – year student of a cooperative secondary school in Barra do Garças – MT of Brazil regarding their professional choices. Based on the vocational theory of Bohoslavsky, the principal external and internal factors that could influence the professional orientation were gathered. The methodology used looked to investigate the socio – economic profile of the families of twenty eight third year students of the are COOPEMA (Coopertiva de Ensino do Médio Araguaia) in 2005. Then the next year, the students were interviewed while attending their fist year of university in the central west region of Brazil. During this second phase, individual semi directed interview were done with fourteen student already attending university in the region between the month of January and March of 2006. The results show that the fact that these students attended a cooperative secondary school does not influence significantly their professional orientation. Rather, the principles off the university shidy were determined by the students’ antecedents their family life trajectory and their relation with their pairs. The ancture of the cooperative school helped as an extra reinforcement of those choices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-03T12:57:06Z No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Eliel Ferreira da Silva.pdf: 479236 bytes, checksum: b47a6c95ee71b9a2215aab95f493fae8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-30T18:12:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Eliel Ferreira da Silva.pdf: 479236 bytes, checksum: b47a6c95ee71b9a2215aab95f493fae8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-30T18:12:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Eliel Ferreira da Silva.pdf: 479236 bytes, checksum: b47a6c95ee71b9a2215aab95f493fae8 (MD5) Previous issue date: 2006-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEscolha de cursos superiores por alunos de uma cooperativa de ensino na região do Médio Araguaia (Barra do Garças, MT)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.subject.keywordCooperativas de ensinopt_BR
dc.subject.keywordEscolha de carreirapt_BR
dc.subject.keywordOrientação educacionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Morgado, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282059206496215pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Roseane-
dc.contributor.referee2Motta, Manoel Francisco de Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1778820601705538pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194666577746145pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi identificar os critérios considerados relevantes por alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola cooperativa de Barra do Garças – MT quanto as suas escolhas profissionais. Baseado na teoria vocacional de BOHOSLAVSKY levantou-se as principais influências que fatores internos e externos contribuíram para a direção profissional. Como metodologia, buscou-se conhecer o perfil sócio-econômico das famílias de vinte e oito alunos enquanto terceiro ano da COOPEMA (Cooperativa de Ensino do Médio Araguaia) em 2005, para, em seguida, entrevistá-los no ano seguinte quando ingresso nas faculdades da reunião Centro – Oeste. Participaram da pesquisa, nesta segunda fase, quatorze alunos que já freqüentavam universidades. Utilizou-se de entrevistas semi-estruturada individualmente nos meses de janeiro a março de 2006. O resultado mostrou que a escola cooperativa não contribuiu significantemente para o direcionamento da escolha profissional, por que a da escolha já estava determinada no repertório do aluno por toda a trajetória de vida em família e relacionamento com seus pares. A estrutura da escola agiu como mais um elemento de reforço para as escolhas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Youthpt_BR
dc.subject.keyword2Cooperative schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Career choicept_BR
dc.subject.keyword2Educational orientationpt_BR
dc.contributor.referee3Morgado, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282059206496215pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2006_Eliel Ferreira da Silva.pdf468 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.