Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Zorthêa, Katia Silene | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T19:40:24Z | - |
dc.date.available | 2006-09-22 | - |
dc.date.available | 2025-01-30T19:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2006-06-21 | - |
dc.identifier.citation | ZORTHÊA, Katia Silene. Daraiti Ahã: escrita alfabética entre os Enawene Nawe. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6398 | - |
dc.description.abstract | The word daraiti passed to translate the alphabetic writing among the Enawene Nawe. The writing was inserted in daily of this people in 1995, and live with that and others forms tradicionals, specifics and singulars of language, valueds and transmiteds from then on imemorials times. This work claims make a historical system of this experience, showing that the work´s acsitions defines a process straightlyconnected to the people’s interests. The writing alphabetic’s accsition, in this case, don’t was used of the school institution to develop itself, the dynamic was defined by the Enawene Nawe, from their interests. Understand the multiples interpretations that tradition oral’s societies can make of writing, over try to produce an insert argument in discussion treating about teach red ans write’s methodologies. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-03T16:12:33Z No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Katia Silene Zorthea.pdf: 3724368 bytes, checksum: 3c5cda94a782b4d0704c553e6ab57a90 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-30T19:40:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Katia Silene Zorthea.pdf: 3724368 bytes, checksum: 3c5cda94a782b4d0704c553e6ab57a90 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-30T19:40:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Katia Silene Zorthea.pdf: 3724368 bytes, checksum: 3c5cda94a782b4d0704c553e6ab57a90 (MD5) Previous issue date: 2006-06-21 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Daraiti Ahã : escrita alfabética entre os Enawene Nawe | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita alfabética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enawene Nawe | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Secchi, Darci | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7107862599307776 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Secchi, Darci | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7107862599307776 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079704133227131 | pt_BR |
dc.description.resumo | A palavra daraiti passou a traduzir a escrita alfabética entre os Enawene Nawe. Ela se inseriu no cotidiano deste povo em 1995, e convive desde então, com outras formas tradicionais, específicas e singulares de linguagem, valorizadas e transmitidas desde tempos imemoriais. Este trabalho pretende sistematizar o histórico desta experiência, demonstrando que a sua aquisição define um processo diretamente ligado aos interesses do próprio povo. A aquisição da escrita alfabética, neste caso, não se utilizou da instituição escolar para se desenvolver, a dinâmica foi definida pelos próprios Enawene Nawe, a partir de seus interesses e disponibilidades. Compreender interpretações que sociedades com tradições orais podem fazer da escrita, além de tentar produzir um argumento de inserção no debate a respeito das metodologias de alfabetização, é a pretensão deste estudo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Literacy | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Alphabetical writing | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Enawene Nawe | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2006_Katia Silene Zorthea.pdf | 3.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.