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Tipo documento: Dissertação
Título: O íbero-ásio-afro-ameríndio e a dimensão pedagógica do cinema negro : pontos reflexivos para análise da construção de uma autoimagem
Autor(es): Santos, Everaldo Silva
Orientador(a): Prudente, Celso Luiz
Membro da Banca: Prudente, Celso Luiz
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Almeida, Rogério de
Resumo : Esta dissertação foi produzida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, pela linha de pesquisa: Movimentos Sociais Política e Educação Popular. Trata-se de uma investigação de pesquisa bibliográfica, executada com o objetivo de compreender a Dimensão Pedagógica do Cinema Negro, de autoria de Celso Luiz Prudente (2011, 2014, 2015, 2017), na perspectiva educativa, com o propósito de demonstrar as contribuições desta tendência cinematográfica no combate ao preconceito racial – que tenta contaminar a identidade de africanidade, que é fundamental para o afrodescendente. Deste modo, é a possibilidade da restituição do valor da imagem destes povos no cinema que constitui o problema desta investigação. Sendo uma pesquisa exploratória, temos por referencial teórico as obras de Prudente (1995, 2011, 2014, 2015, 2017), além de aportes teóricos de muita relevância como Bergson (1999, 2005) e Deleuze (1983, 2005) para categorização do cinema de um modo geral, Freire (1987, 1996) e Vigotsky (1993) para tratar a educação, e Prudente (2011, 2014, 2015, 2017) e Duarte (2002, 2009) para a relação cinema/educação. Recorremos também a teóricos como Fanon (1968, 2008), Gilberto Freyre, (2003) e Césaire (1978, 2006) que contribuíram para apresentação do quadro histórico-cultural em que se desenvolveu o colonialismo e o racismo no pensamento social brasileiro e que incidiu sobre o cinema. Os resultados da pesquisa demonstram que a situação colonial do cinema retrata uma distorção imagética preconceituosa que valoriza o eurocentrismo, na tentativa de invisibilizar o não europeu representados, nas categorias dadas por Prudente (2011, 2014, 2015, 2017), na figura do “euro-hétero-macho-autoritário” e do “íbero-ásio-afro-ameríndio”. Neste sentido, a Dimensão Pedagógica Cinema Negro, de Prudente, revela-se no lugar de fala dada ao oprimido, que por sua vez ultrapassou o ato simbólico da representação imagética, tornando-a um ato político. Os resultados também demonstraram que possuindo uma eficiente linguagem, o cinema negro tocou o humano objetiva e subjetivamente, e do mesmo modo que transformou a sua realidade, lapidou a sua imagem. Sendo um fenômeno capaz de interagir com aspectos sociais e humanos, o cinema negro, na experiência cinematográfica, pode ser compreendido como o desenvolvimento de uma aprendizagem que situa a si próprio no interesse das ciências da educação.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation was made in the Masters in Education Program of UFMT, on the Social Movements, Politics and Popular Education line of research. It consists of a bibliographical research, with the objective of comprehending the Pedagogical Dimension of Black Cinema, authored by Celso Luiz Prudente (2011, 2014, 2015, 2017), taking into account an educational perspective with the purpose of demonstrating this film trend contributions on resisting racial prejudice that tries to contaminate the African identity, which is essential for any African descendant. As such, it is the possibility of restituting these cultures' images that constitutes this research's problem. Being an exploratory research, it draws from a theoretical referential from the works of Prudente (1995, 2011, 2014, 2015, 2017), as well as theoretical contributions of great relevance such as Bergson (1995, 2005) and Deleuze (1983, 2005) for the categorization of film in general, Freire (1987, 1996) and Vigotski (1993) for dealing with education, and Prudente (2011, 2014, 2015 and 2017) and Duarte (2002, 2009) for the relatiin between film and education. Theorists like Fanon (1968, 2008), Gilberto Freyre (2003) and Césaire (1978, 2006) that contributed to the presentation of a cultural-historical framework in which the colonialism and racism in social thought was developed and focused on film. The results from this research demonstrate a colonial situation in film that portrays a prejudiced imagetic distortion that values eurocentric standards in an attempt to erase the non-European represented in the categories given by Prudente (2011, 2014, 2015, 2017) in the form of the euro-heteromale-authoritarian" and the "iberical-Asian-Afro-Amerind". Overall, the Pedagogical Dimension of Black Film reveals itself in the locus of speech given to the opressed that surpasses the symbolical act of imagetic representation, making it a political act as well. The results also show that black film has an efficient language that explores humanity objectively and subjectively in the same manner it transformed its reality, it shaped its image. By being a phenomenon capable of interacting with social and human aspects, black films, as a cinematographical experience, can be understood as the development of learning that situates itself in the interest of education sciences.
Palavra-chave: Dimensão pedagógica do cinema negro
Íbero-ásio-afro-amerídio
Autoimagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pedagogical dimension of black film
Iberical-asian-afro-amerindian
Self-image
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SANTOS, Everaldo Silva. O íbero-ásio-afro-ameríndio e a dimensão pedagógica do cinema negro: pontos reflexivos para análise da construção de uma autoimagem. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6400
Data defesa documento: 28-Nov-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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