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Tipo documento: Dissertação
Título: A permanência na educação superior do Instituto Federal de Mato Grosso no contexto do plano de desenvolvimento institucional
Autor(es): Rosinke, Gisele Cristina Lopes
Orientador(a): Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar
Membro da Banca: Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar
Membro da Banca: Nogueira, Patrícia Simone
Membro da Banca: Sousa, José Vieira de
Resumo : Este estudo se estabelece no campo das políticas educacionais e o tema apresenta relevância e contribuição aos estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Educação Superior (GEPDES). A pesquisa tem por objeto a permanência na Educação Superior, aqui pesquisada no Instituto Federal de Mato Grosso no contexto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A década dos anos 1990 no Brasil foi marcada por uma orientação administrativa no setor público com ênfase no Estado gerencialista em que o resultado passou a ser o foco da gestão. A partir de então, a educação superior passou a ser organizada de modo que frequentemente é condicionada a demonstrar seus indicadores de desempenho. Nesse contexto, os indicadores de permanência na educação superior também são desenvolvidos por meio da ferramenta de gestão denominada de PDI, cuja vigência está para períodos de cinco anos. Nesse sentido, desde sua criação em 2008, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) vem utilizando o PDI para orientar a ação da instituição. No contexto da permanência o problema a ser elucidado concentra-se em saber como a permanência foi, e está organizada, no PDI no IFMT? Nesse sentido o objetivo geral desse estudo consiste em compreender a utilização do PDI enquanto ferramenta de gestão para a política de permanência na educação superior do IFMT. Os objetivos específicos são: identificar o PDI como uma ferramenta de gestão institucional, analisar as políticas de permanência frente ao PDI do IFMT e analisar os dados quanti-qualitativo de permanência no IFMT, a partir dos dados da Plataforma Nilo Peçanha. Foi traçada uma abordagem de investigação quanti-qualitativa, com foco principal no PDI, assim foram analisados os documentos não deixando de lado os resultados da permanência da educação superior do IFMT obtidos da Plataforma Nilo Peçanha. Foi utilizada a pesquisa documental e bibliográfica relacionada aos elementos trazidos pela reforma do Estado a partir dos anos 1990, e a introdução de um novo modelo gerencial para a educação superior. Na análise constatou que o PDI (2009 - 2014) e o PDI (2014 – 2018), foram documentos meramente descritivos e apresentavam diretrizes ao funcionamento do IFMT. Porém o PDI atual que compreende o período de 2019 a 2023, trouxe inovações ao apresentar de forma clara os objetivos institucionais, seus indicadores de desempenho e as metas relativas à permanência. O IFMT definiu uma metodologia que permite o acompanhamento dos indicadores, que os configuram como uma ferramenta de gestão. Nesse contexto, evidenciou-se que ocorreu a ampliação do número de vagas ofertadas pelo IFMT para a educação superior no Estado por meio de um processo de interiorização. Sob o ponto de vista dos órgãos de controle comprovouse que os atuais indicadores estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União não refletem o real resultado institucional. A partir de então a pesquisa apresentou sugestões de alteração nos indicadores utilizados atualmente. Por final, conclui-se que o fortalecimento das atividades da comissão de permanência e êxito do IFMT e o PDI 2019-2023 foram imprescindíveis para que o IFMT passasse a reconhecer a permanência enquanto objetivo prioritário.
Resumo em lingua estrangeira: This study is established in the field of educational policies and the theme presents relevance and contribution to the studies conducted by the Group of Studies and Research in Higher Education Policies (GEPDES). The research aims to stay in Higher Education, researched here at the Federal Institute of Mato Grosso in the context of the Institutional Development Plan. The decade of the 1990s in Brazil was marked by an administrative orientation in the public sector with emphasis on the managerial state in which the result became the focus of management. Since then, higher education has been organized so that it is often conditioned to demonstrate its performance indicators. In this context, indicators of permanence in higher education are also developed through the management tool called IDP, which is valid for five years. In this sense, since its creation in 2008, the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT) has been using the PDI to guide the institution's action. In the context of permanence the problem to be elucidated focuses on knowing how permanence was, and is organized, in the IFMT IDP? In this sense, the general objective of this study is to understand the use of PDI as a management tool for IFMT's policy of permanence in higher education. The specific objectives are: to identify the IDP as an institutional management tool, to analyze the permanence policies against the IFMT IDP and to analyze the quantitative and qualitative data on permanence in the IFMT, based on data from the Nilo Peçanha Platform. A quantitative and qualitative research approach was drawn up, with the main focus on the IDP, so that the documents were analyzed without neglecting the results of the permanence of IFMT higher education obtained from the Nilo Peçanha Platform. The documentary and bibliographical research related to the elements brought by the State reform from the 1990s, and the introduction of a new management model for higher education was used. The analysis found that the PDI (2009 - 2014) and the PDI (2014 - 2018) were merely descriptive documents and presented guidelines for IFMT operation. However, the current IDP, which covers the period from 2019 to 2023, brought innovations by clearly presenting the institutional objectives, their performance indicators and the permanence goals. And that the IFMT has defined a methodology that allows the monitoring of indicators, which configures them as a management tool. In this context, it was evidenced that the number of vacancies offered by the IFMT for higher education in the state increased through an internalization process. From the perspective of the control bodies, it was proved that the current indicators established by the Federal Court of Audit do not reflect the actual institutional result. From then on the research presented suggestions for changes in the indicators currently used. Towards the end, it is concluded that strengthening the activities of the IFMT Standing and Success Committee and PDI 2019-2023 were indispensable for IFMT to recognize permanence as a priority objective.
Palavra-chave: Permanência
Plano de desenvolvimento institucional
Educação superior
Palavra-chave em lingua estrangeira: Permanence
Institutional development plan
College education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ROSINKE, Gisele Cristina Lopes. A permanência na educação superior do Instituto Federal de Mato Grosso no contexto do plano de desenvolvimento institucional. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6407
Data defesa documento: 31-Jan-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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