Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6445
Tipo documento: Tese
Título: Povo Boe : memórias silenciosas e educação no Vale do Rio Cuiabá
Autor(es): Oliveira, Itamara dos Anjos
Orientador(a): Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Castilho, Suely Dulce de
Membro da Banca: Joanoni Neto, Vitale
Membro da Banca: Taukane, Isabel Teresa Cristina
Resumo : Objetivamos apresentar, nesta narrativa, os resultados dos estudos realizados, que visaram compreender a historicidade do povo Boe na construção da territorialidade conhecida como Vale do Rio Cuiabá, em diversas temporalidades, e sua expressão na identidade cuiabana. Para tanto, buscou-se: investigar como a interação cultural entre os habitantes do Vale do Rio Cuiabá e o povo Boe contribuiu para a riqueza da territorialidade pesquisada e explorar a perspectiva decolonial e a interculturalidade na pedagogia, analisando como as práticas culturais do Vale do Rio Cuiabá podem enriquecer o fazer pedagógico. O percurso metodológico escolhido para a escritura do texto foram as concepções do método proposto pelo historiador Carlo Ginzburg (1989, 2001, 2002, 2004, 2006), o paradigma indiciário, para analisar fontes históricas relacionadas ao povo Boe em diferentes períodos, buscando encontrar, nos textos analisados, informações além daquelas já reveladas, conferindo significados aos escritos, que permitem alcançar dados que superem a perspectiva de reconhecê-los apenas como pormenores ou parte de uma narrativa para perceber a sociedade que os produziu, com respeito aos marcos temporais de cada época. Na busca de superar a perspectiva monocultural oficial, as fontes para o estudo foram livros, sites da internet, teses, dissertações e observações realizadas nos contextos mais tradicionais da cultura local, cujo conjunto ofereceu aporte teórico e indícios para a construção da narrativa histórica educacional apresentada. Os resultados demonstraram as influências significativas do povo Boe na construção da identidade cuiabana e nas características que definem a cuiabania na contemporaneidade. Nesse contexto, concluiu-se não só pela importância da interculturalidade e da pedagogia decolonial, na promoção de uma educação que dê visibilidade aos protagonistas apagados na história oficial, como foi possível destacar as contribuições relevantes advindas dos saberes do povo Boe para o entendimento das diferentes formas de conhecimento e práticas culturais, que podem compor os saberes e as práticas educacionais no contexto escolar.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this narrative is to present the results of the research carried out to understand the historicity of the Boe people in the construction of the territory known as the Vale do Rio Cuiabá, in different temporalities, and its expression in the identity of Cuiabá. To this end, we sought to investigate how the cultural interaction between the inhabitants of the Vale do Rio Cuiabá and the Boe people contributed to the richness of the territoriality studied, and to explore the decolonial perspective and interculturality in pedagogy, analysing how the cultural practices of the Vale do Rio Cuiabá can enrich pedagogical practice. The methodological approach chosen to write the text was based on the concepts of the method proposed by the historian Carlo Ginzburg (1989, 2001, 2002, 2004, 2006), the indicative paradigm, to analyse historical sources related to the Boe people in different periods, seeking in the texts analysed to find information that goes beyond what has already been revealed, giving meanings to the writings that allow us to obtain data that go beyond the perspective of recognizing them only as details or part of a narrative, in order to understand the society that produced them, respecting the time frames of each era. To overcome the official monocultural perspective, the sources for the study were books, websites, theses, dissertations, and observations made in the more traditional contexts of local culture, all of which provided theoretical support and evidence for the construction of the historical pedagogical narrative presented. The results showed the considerable influence of the Boe people in the construction of Cuiabá's identity and the characteristics that define Cuiabania today. In this context, it was concluded not only that interculturality and decolonial pedagogy are important in promoting education that gives visibility to protagonists erased in official history, but also that it was possible to highlight the relevant contributions of the Boe people's knowledge to the understanding of the different forms of knowledge and cultural practices that can constitute educational knowledge and practices in the school context.
Palavra-chave: História
Decolonialidade
Vale do Rio Cuiabá
Povo Boe
Cuiabania
Palavra-chave em lingua estrangeira: History
Decoloniality
Vale do Rio Cuiabá
Boe people
Cuiabania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Itamara dos Anjos. Povo Boe: memórias silenciosas e educação no Vale do Rio Cuiabá. 2023. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6445
Data defesa documento: 29-Nov-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Itamara dos Anjos Oliveira.pdf1.71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.