Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHorevicht, Tatiana Mendes-
dc.date.accessioned2025-02-04T20:28:11Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2025-02-04T20:28:11Z-
dc.date.issued2024-04-23-
dc.identifier.citationHOREVICHT, Tatiana Mendes. Dramaturgia da imagem: potências e ativações em cena. 2024. [172] f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6452-
dc.description.abstractHow is image dramaturgy presented in contemporary theater? This research discusses the power of scenic images as activators of an image dramaturgy. For the discussion I use the understanding of image dramaturgy, organic and mechanical model, proposed by José Sànchez (2002), observing the scenic productions that I followed between the years 2021 and 2022, namely, A Divina Comédia | Paraíso (2022), by Teatro O Bando, and Thebes at the time of yellow fever (2022), by Odin Teatret. In addition, I check how the dramaturgy of image is presented in my theatrical production in the shows Cidade dos Outros (2010), Criame (2018), and EntreNãoLugares (2019). To create a path for debate, I organized, as an approach strategy, three clues for observing the potential of image dramaturgy in the chosen works, which I name as: activation of memory, activation of the virtual, and activation of the imaginary. To construct the tracks, Henri Bergson's (2006) notions of memory, Gilles Deleuze and Felix Guattari's (2012) notions of becoming, and the notion of imaginary developed by Gilbert Durand (1997) were used. As this is research into the arts, I use cartography designed by Deleuze and Guattari (1986), and developed by Suely Rolnik (1989), as a methodological investigation procedure. The investigation path was supported by notebooks and other residual records of the works listed, seeking to identify how, in contemporary theater, powerful scenic images construct a dramaturgy of images.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-01-31T12:54:55Z No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Tatiana Mendes Horevicht.pdf: 9760146 bytes, checksum: dee8b3e20511b0034aa9daf148c0e994 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-04T20:28:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Tatiana Mendes Horevicht.pdf: 9760146 bytes, checksum: dee8b3e20511b0034aa9daf148c0e994 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-04T20:28:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Tatiana Mendes Horevicht.pdf: 9760146 bytes, checksum: dee8b3e20511b0034aa9daf148c0e994 (MD5) Previous issue date: 2024-04-23en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDramaturgia da imagem : potências e ativações em cenapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordDramaturgia da imagempt_BR
dc.subject.keywordCartografiapt_BR
dc.subject.keywordModelo orgânicopt_BR
dc.subject.keywordModelo mecânicopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Ricardo Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190829168283062pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605926677240829pt_BR
dc.description.resumoComo se apresenta a dramaturgia da imagem no teatro contemporâneo? O presente trabalho discute a potência das imagens cênicas enquanto ativadoras de uma dramaturgia imagética. Para o debate utilizo o entendimento de dramaturgia da imagem, de modelo orgânico e mecânico, proposto por José Sànchez (2002), observando as montagens cênicas que acompanhei entre os anos de 2021 e 2022, sendo elas, A Divina Comédia | Paraíso (2022), do Teatro O Bando, e Thebes at the time of yellow fever (2022), do Odin Teatret. Em adição, verifico como a dramaturgia da imagem se apresenta na minha produção teatral nos espetáculos Cidade dos Outros (2010), Criame (2018) e EntreNãoLugares (2019). Organizei, como estratégia de abordagem, três pistas para a observação da potencialidade da dramaturgia da imagem nas obras escolhidas, as quais nomeio como: ativação da memória, ativação do virtual e ativação do imaginário. Para a construção das pistas foram empregadas as noções de memória de Henri Bergson (2006), de devir de Gilles Deleuze e Felix Guattari (2012) e a noção de imaginário desenvolvida por Gilbert Durand (1997). Por se tratar de uma pesquisa em artes, utilizo a cartografia pensada por Deleuze e Guattari (1986), e adotada por Suely Rolnik (1989), como procedimento metodológico de investigação. O percurso de investigação foi apoiado pelos cadernos de anotações e outros registros residuais das obras elencadas, buscando identificar como, no teatro contemporâneo, imagens cênicas potentes constroem uma dramaturgia da imagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Theaterpt_BR
dc.subject.keyword2Image dramaturgypt_BR
dc.subject.keyword2Cartographypt_BR
dc.subject.keyword2Organic modelpt_BR
dc.subject.keyword2Mechanical modelpt_BR
dc.contributor.referee3Concilio, Vicente-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3283711708471437pt_BR
dc.contributor.referee4Bragagnolo, Bibiana Maria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6620836755250182pt_BR
dc.contributor.referee5Carneiro, Maristela-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461204091007488pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Tatiana Mendes Horevicht.pdf9.53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.