Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Custodio, Bruno Luis Soares | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T18:04:59Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31 | - |
dc.date.available | 2025-02-05T18:04:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
dc.identifier.citation | CUSTODIO, Bruno Luis Soares. “Retrato do artista quando...” covid-19: marcas da pandemia no teatro brasileiro. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6461 | - |
dc.description.abstract | Due to COVID-19, many artists in the theater scene were unable to perform their presentations to the public in a conventional way due to mandatory social isolation as a form of protection against the virus and the pandemic, generating a drop in the creative economy, considered a non-essential activity, causing loss of work and thus highlighting financial vulnerability, anguish, worry, stress, frustration and creative block. In this way, I bring reports of how the COVID-19 pandemic affected the artistic process of independent theater artists in Cuiabá, describing and comparing the financial and survival difficulties imposed by the lockdown decree and what were the possibilities of perhaps remaining active in the market or adapting to online work or completely changing areas in search of its livelihood. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-02-03T12:36:00Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Bruno Luis Soares Custodio.pdf: 6551364 bytes, checksum: e37c5db3a13c9192369404345377f3ff (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-05T18:04:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Bruno Luis Soares Custodio.pdf: 6551364 bytes, checksum: e37c5db3a13c9192369404345377f3ff (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-05T18:04:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Bruno Luis Soares Custodio.pdf: 6551364 bytes, checksum: e37c5db3a13c9192369404345377f3ff (MD5) Previous issue date: 2024-03-01 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Retrato do artista quando...” covid-19 : marcas da pandemia no teatro brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia do covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro online | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa artística | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leite, Mário Cezar Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1341589015538902 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leite, Mário Cezar Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1341589015538902 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Maristela | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8461204091007488 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3284704416231157 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em virtude da COVID-19, muitos artistas do cenário teatral ficaram impossibilitados de realizar suas apresentações ao público de modo convencional devido ao isolamento social obrigatório, como forma de proteção ao vírus e à pandemia, gerando queda na economia criativa, considerada atividade não essencial, causando perda de trabalhos e, assim, evidenciando a vulnerabilidade financeira, angústia, preocupação, estresse, frustração e bloqueio criativo. Desse modo, trago relatos de como a pandemia da COVID-19 afetou o processo artístico dos artistas independentes do teatro em Cuiabá, descrevendo e comparando as dificuldades financeiras e de sobrevivência impostas pelo decreto do lockdown e quais foram as possibilidades de, talvez, se manterem ativos no mercado adaptando-se ao trabalho online ou mudando completamente de área em busca de seu sustento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Covid-19 pandemic | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Online theater | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Interdisciplinary | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Contemporary culture | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Ana Cecília dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8107004565822228 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Bruno Luis Soares Custodio.pdf | 6.4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.