Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarmo, João Paulo de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-02-05T20:06:12Z-
dc.date.available2024-02-08-
dc.date.available2025-02-05T20:06:12Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationCARMO, João Paulo de Oliveira. Infográfico: a dimensão dissertativa da imagem na cultura contemporânea. 2023. 243 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6466-
dc.description.abstractThe contemporary concept of infographic refers to structures that combine elements of visual language and verbal language to inform about the most varied subjects and themes. Infographics gained notable popularity at the end of the 20th century, especially in the field of journalism, when the public intensified the demand for new communication approaches capable of offering a more immersive and complete experience regarding information. Starting from the theoretical axis that understands communication as culture, an investigation is made into the dissertation capacity of the visual language of infographics, that is, the property of establishing concepts and formulations through the images that constitute these productions. Based on an interdisciplinary dialogue between theorists, researchers and professionals working in the most diverse areas, this work investigates the factors that allow dissemination through images, analyzing the recent history of infographics, the knowledge associated with the formation of this field, planning techniques and creating graphic pieces and concepts and reflections relating to studies on language, message and image within the scope of contemporary culture. This work also includes a laboratory practice of producing infographics, as a way of materializing the results obtained through the questions raised throughout the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-01-29T14:53:28Z No. of bitstreams: 1 TESE_2023_João Paulo de Oliveira Carmo.pdf: 6559392 bytes, checksum: b579ad4b587c4e116030debb9c0760f4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-05T20:06:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2023_João Paulo de Oliveira Carmo.pdf: 6559392 bytes, checksum: b579ad4b587c4e116030debb9c0760f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-05T20:06:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2023_João Paulo de Oliveira Carmo.pdf: 6559392 bytes, checksum: b579ad4b587c4e116030debb9c0760f4 (MD5) Previous issue date: 2023-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfográfico : a dimensão dissertativa da imagem na cultura contemporâneapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordInfográficopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem visualpt_BR
dc.subject.keywordDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordCultura contemporâneapt_BR
dc.contributor.advisor1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee2Gadini, Sérgio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044444137354518pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391628161501765pt_BR
dc.description.resumoO conceito contemporâneo de infográfico remete às estruturas que combinam elementos da linguagem visual e da linguagem verbal para informar sobre os mais variados assuntos e temáticas. Os infográficos ganham notória popularidade no final do século XX, especialmente no campo do jornalismo, quando o público intensifica a demanda por novas abordagens de comunicação capazes de oferecer uma experiência mais imersiva e completa acerca da informação. Partindo do eixo teórico que compreende a comunicação como cultura, é feita uma investigação sobre a capacidade de dissertação da linguagem visual dos infográficos, ou seja, a propriedade de estabelecer conceitos e formulações através das imagens que constituem essas produções. Com base em um diálogo interdisciplinar entre teóricos, pesquisadores e profissionais atuantes nas mais diversas áreas, este trabalho investiga os fatores que permitem dissertar por meio de imagens, analisando a história recente da infografia, os saberes associados à formação deste campo, as técnicas de planejamento e de criação de peças gráficas e os conceitos e reflexões referentes aos estudos sobre linguagem, mensagem e imagem no âmbito da cultura contemporânea. Este trabalho contempla também uma prática laboratorial de produção de infográfico, como uma maneira de materializar os resultados obtidos através das indagações levantadas ao longo da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Infographicpt_BR
dc.subject.keyword2Visual languagept_BR
dc.subject.keyword2Dissertationpt_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Contemporary culturept_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Francisco Romão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2519692452508110pt_BR
dc.contributor.referee4Devides, Dilson César-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0899073083024191pt_BR
dc.contributor.referee5Luiz, Thiago Cury-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5117776761246028pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_João Paulo de Oliveira Carmo.pdf6.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.