Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Thaís Fernanda Rocha-
dc.date.accessioned2025-02-05T21:02:52Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2025-02-05T21:02:52Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Thaís Fernanda Rocha. O dentro é o fora: a criação nascente no pensamento de Lygia Clark. 2024. 250 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6469-
dc.description.abstractThis thesis proposes a reflection on the inventive process of Brazilian artist Lygia Clark. I examine the experiments, materials, recurring expressions and the artist's effort to make a journey between the work of art, up to the scope of the gaze, and the sensorial object with potentially therapeutic capabilities. This crossing, which constitutes an embryonic process, is part of a context of ruptures with the traditional ways of conceiving the artistic experience and its circulation paths. I bring the artist's elaborations closer to the notions of aesthetic paradigm and creation in a nascent state suggested by Félix Guattari (1992). These approaches aim to set into motion modes of enunciation inherent to creative action. Along this path, a hypothesis for this reflection, based on the principle of nascent creation, is that, in Lygia Clark's trajectory, there is a thought in art that aims at the programmatic transgression of the limits of the work. This process opened fertile territory for the emergence of different modes of recreation and reception of works of art. This hypothesis dialogues with Suely Rolnik's (2018) reading of the larval worlds left by Lygia Clark for contemporary art. Given this articulation, I seek to demonstrate the strength of the artist's thought that remains a reference for experimenting with languages and building environments for artistic creation in all its potential.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-01-31T15:24:15Z No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Thaís Fernanda Rocha Magalhães.pdf: 6505962 bytes, checksum: 427056824817a95e1059be388eadd2ce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-05T21:02:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Thaís Fernanda Rocha Magalhães.pdf: 6505962 bytes, checksum: 427056824817a95e1059be388eadd2ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-05T21:02:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Thaís Fernanda Rocha Magalhães.pdf: 6505962 bytes, checksum: 427056824817a95e1059be388eadd2ce (MD5) Previous issue date: 2024-08-26en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO dentro é o fora : a criação nascente no pensamento de Lygia Clarkpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLygia Clarkpt_BR
dc.subject.keywordArte contemporânea brasileirapt_BR
dc.subject.keywordParadigma estéticopt_BR
dc.subject.keywordObjetos relacionaispt_BR
dc.subject.keywordEstado de arte sem artept_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee2Pimentel, Lucia Gouvêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342330120066308pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese propõe uma reflexão a respeito do processo criador da artista brasileira Lygia Clark. Examino os experimentos materiais, expressões recorrentes e o esforço da artista em fazer uma travessia entre a obra de arte, reduzida ao âmbito do olhar, e o objeto sensorial com capacidades potencialmente terapêuticas. Tal travessia, que constitui um processo embrionário, é parte de um contexto de rupturas com os modos tradicionais de conceber a experiência artística e seus caminhos de circulação. Aproximo as elaborações da artista das noções de paradigma estético e criação em estado nascente sugeridas por Félix Guattari (1992). Essas aproximações visam colocar em movimento modos de enunciação inerentes à ação criadora. Por esse caminho, uma hipótese para esta reflexão, a partir do princípio de criação nascente, é a de que, na trajetória de Lygia Clark, há um pensamento em arte que visa a transgressão programática dos limites da obra. Esse processo abriu um território fértil para o surgimento de diferentes modos de recriação e recepção das obras de arte. Essa hipótese dialoga com a leitura de Suely Rolnik (2018) sobre os mundos larvares deixados por Lygia Clark para a arte contemporânea. Diante dessa articulação, busco demonstrar a força do pensamento da artista que permanece como referência de experimentação de linguagens e construção de ambientes para a criação artística em toda a sua potencialidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Lygia Clarkpt_BR
dc.subject.keyword2Brazilian contemporary artpt_BR
dc.subject.keyword2Aesthetic paradigmpt_BR
dc.subject.keyword2Relational objectspt_BR
dc.subject.keyword2State of art without artpt_BR
dc.contributor.referee3Cohen, Ana Paula Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6069922972743066pt_BR
dc.contributor.referee4Carneiro, Maristela-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461204091007488pt_BR
dc.contributor.referee5Leite, Mário Cezar Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1341589015538902pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Thaís Fernanda Rocha Magalhães.pdf6.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.