Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6473
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dickmann, Maidi Leonice | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T17:49:23Z | - |
dc.date.available | 2024-02-25 | - |
dc.date.available | 2025-02-06T17:49:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-17 | - |
dc.identifier.citation | DICKMANN, Maidi Leonice. Ópera saindo da caixa: atravessamentos decoloniais em óperas brasileiras contemporâneas. 2023. 206 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6473 | - |
dc.description.abstract | This thesis discusses the tensions between decolonial and hegemonic elements in contemporary Brazilian operas. To this end, studies were carried out on the constitution of colonial and decolonial thought, the relations of power, being and knowledge in foreign and Brazilian opera, the conceptions of the term opera in works circulating in Brazil were brought and discussed, and I also explain my conception of opera. Afterwards, three contemporary Brazilian operas accessible via digital media were analyzed, which are: As Malibrans (2000), by Jocy de Oliveira, Lídia de Oxum (2019), by Lindembergue Cardoso and Ildásio Tavares, and Ópera Café (2022), by Felipe Senna and Sérgio de Carvalho. The operas studied have the last three decades as a time frame and address decolonial themes of gender, ethnic-racial relations and subalternity. The analyses were undertaken as an exploratory investigation of the data, in which the variables and the relationships between them are discussed regarding the theme and artistic elements in instrumental music, vocal music, in theatricality, in body expressions and/or dance and in visuals. The data revealed that in Brazil there are operatic performances in which these themes and artistic elements were reworked, bringing other perspectives to the Brazilian operatic context. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-01-30T14:54:41Z No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Maidi Leonice Dickmann.pdf: 5879932 bytes, checksum: b4d30f11624a011a2ab286b85f052357 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-06T17:49:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Maidi Leonice Dickmann.pdf: 5879932 bytes, checksum: b4d30f11624a011a2ab286b85f052357 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-06T17:49:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Maidi Leonice Dickmann.pdf: 5879932 bytes, checksum: b4d30f11624a011a2ab286b85f052357 (MD5) Previous issue date: 2023-10-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ópera saindo da caixa : atravessamentos decoloniais em óperas brasileiras contemporâneas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ópera | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ópera brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais e subalternidade | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Maristela | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Bragagnolo, Bibiana Maria | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6620836755250182 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8461204091007488 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Maristela | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8461204091007488 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bragagnolo, Bibiana Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6620836755250182 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8565831920430442 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese discute os tensionamentos entre elementos decoloniais e hegemônicos em óperas brasileiras contemporâneas. Para tal, foram realizados estudos sobre a constituição do pensamento colonial e decolonial, as relações de poder, ser e saber na ópera estrangeira e brasileira, trazidas e discutidas as concepções do termo ópera em obras que circulam no Brasil, bem como exponho o meu conceito de ópera. Após, foram analisadas três óperas brasileiras contemporâneas acessíveis por meio digital, que são: As Malibrans (2000), de Jocy de Oliveira, Lídia de Oxum (2019), de Lindembergue Cardoso e Ildásio Tavares e Ópera Café (2022), de Felipe Senna e Sérgio de Carvalho. As óperas estudadas têm como marco temporal as três últimas décadas e abordam temáticas decoloniais de gênero, relações étnico-raciais e subalternidade. As análises foram tratadas como uma investigação exploratória dos dados, em que são discutidas as variáveis e as relações entre elas quanto a temática e os elementos artísticos na música instrumental, na música vocal, na teatralidade, nas expressões corporais e/ou dança e nas visualidades. Os dados revelaram que no Brasil há performances operísticas em que as temáticas e os elementos artísticos foram retrabalhados, trazendo outros olhares para o contexto operístico brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Opera | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Brazilian opera | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Decoloniality | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Feminisms | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Ethnic-racial relations and subalternity | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Soares, Teresinha Rodrigues Prada | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5500175848640333 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Campos, Helen Luce | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0497810910608836 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Molinari, Paula Maria Aristides de Oliveira | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/8819531754274233 | pt_BR |
dc.contributor.referee6 | Santos, Ana Cecília dos | - |
dc.contributor.referee6ID | 965.785.561-68 | pt_BR |
dc.contributor.referee6Lattes | http://lattes.cnpq.br/8107004565822228 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2023_Maidi Leonice Dickmann.pdf | 5.74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.