Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDickmann, Maidi Leonice-
dc.date.accessioned2025-02-06T17:49:23Z-
dc.date.available2024-02-25-
dc.date.available2025-02-06T17:49:23Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.identifier.citationDICKMANN, Maidi Leonice. Ópera saindo da caixa: atravessamentos decoloniais em óperas brasileiras contemporâneas. 2023. 206 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6473-
dc.description.abstractThis thesis discusses the tensions between decolonial and hegemonic elements in contemporary Brazilian operas. To this end, studies were carried out on the constitution of colonial and decolonial thought, the relations of power, being and knowledge in foreign and Brazilian opera, the conceptions of the term opera in works circulating in Brazil were brought and discussed, and I also explain my conception of opera. Afterwards, three contemporary Brazilian operas accessible via digital media were analyzed, which are: As Malibrans (2000), by Jocy de Oliveira, Lídia de Oxum (2019), by Lindembergue Cardoso and Ildásio Tavares, and Ópera Café (2022), by Felipe Senna and Sérgio de Carvalho. The operas studied have the last three decades as a time frame and address decolonial themes of gender, ethnic-racial relations and subalternity. The analyses were undertaken as an exploratory investigation of the data, in which the variables and the relationships between them are discussed regarding the theme and artistic elements in instrumental music, vocal music, in theatricality, in body expressions and/or dance and in visuals. The data revealed that in Brazil there are operatic performances in which these themes and artistic elements were reworked, bringing other perspectives to the Brazilian operatic context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-01-30T14:54:41Z No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Maidi Leonice Dickmann.pdf: 5879932 bytes, checksum: b4d30f11624a011a2ab286b85f052357 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-06T17:49:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Maidi Leonice Dickmann.pdf: 5879932 bytes, checksum: b4d30f11624a011a2ab286b85f052357 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-06T17:49:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Maidi Leonice Dickmann.pdf: 5879932 bytes, checksum: b4d30f11624a011a2ab286b85f052357 (MD5) Previous issue date: 2023-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleÓpera saindo da caixa : atravessamentos decoloniais em óperas brasileiras contemporâneaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordÓperapt_BR
dc.subject.keywordÓpera brasileirapt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.subject.keywordFeminismospt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciais e subalternidadept_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maristela-
dc.contributor.advisor-co1Bragagnolo, Bibiana Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6620836755250182pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461204091007488pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Maristela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461204091007488pt_BR
dc.contributor.referee2Bragagnolo, Bibiana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6620836755250182pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8565831920430442pt_BR
dc.description.resumoA presente tese discute os tensionamentos entre elementos decoloniais e hegemônicos em óperas brasileiras contemporâneas. Para tal, foram realizados estudos sobre a constituição do pensamento colonial e decolonial, as relações de poder, ser e saber na ópera estrangeira e brasileira, trazidas e discutidas as concepções do termo ópera em obras que circulam no Brasil, bem como exponho o meu conceito de ópera. Após, foram analisadas três óperas brasileiras contemporâneas acessíveis por meio digital, que são: As Malibrans (2000), de Jocy de Oliveira, Lídia de Oxum (2019), de Lindembergue Cardoso e Ildásio Tavares e Ópera Café (2022), de Felipe Senna e Sérgio de Carvalho. As óperas estudadas têm como marco temporal as três últimas décadas e abordam temáticas decoloniais de gênero, relações étnico-raciais e subalternidade. As análises foram tratadas como uma investigação exploratória dos dados, em que são discutidas as variáveis e as relações entre elas quanto a temática e os elementos artísticos na música instrumental, na música vocal, na teatralidade, nas expressões corporais e/ou dança e nas visualidades. Os dados revelaram que no Brasil há performances operísticas em que as temáticas e os elementos artísticos foram retrabalhados, trazendo outros olhares para o contexto operístico brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Operapt_BR
dc.subject.keyword2Brazilian operapt_BR
dc.subject.keyword2Decolonialitypt_BR
dc.subject.keyword2Feminismspt_BR
dc.subject.keyword2Ethnic-racial relations and subalternitypt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Teresinha Rodrigues Prada-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500175848640333pt_BR
dc.contributor.referee4Campos, Helen Luce-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0497810910608836pt_BR
dc.contributor.referee5Molinari, Paula Maria Aristides de Oliveira-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819531754274233pt_BR
dc.contributor.referee6Santos, Ana Cecília dos-
dc.contributor.referee6ID965.785.561-68pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/8107004565822228pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Maidi Leonice Dickmann.pdf5.74 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.