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Tipo documento: Dissertação
Título: O debate de consciência de classe no projeto de formação em serviço social nas universidades federais da região ABEPSS Centro-Oeste
Autor(es): Santos, Júlio César Marinho
Orientador(a): Silva, Ruteléia Cândida de Souza
Membro da Banca: Silva, Ruteléia Cândida de Souza
Membro da Banca: Andrade, Patrícia Soares de
Membro da Banca: Silva, Robson Roberto da
Membro da Banca: Santos, Irenilda Ângela dos
Resumo : Esta dissertação tem como objetivo averiguar a ênfase atribuída à formação da consciência de classe nos projetos pedagógicos dos cursos de Serviço Social das Instituições de Ensino Superior (IES) Federais da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Parte-se do pressuposto que destacar os elementos de determinação da consciência de classe é fundamental para se pensar os objetivos da formação profissional em Serviço Social, pautados em uma concepção de educação crítica à sociabilidade burguesa. A atuação profissional crítica e a constituição da consciência de classe são um movimento de resistência e negação permanente aos efeitos alienadores e fetichistas da sociedade do capital, que visam a manutenção e agravamento da barbárie que vivenciamos. Mais que isso, é a noção da necessidade de construção de uma nova ordem societária, sem divisão de classes, sem propriedade privada, sem exploração nem opressão; um sistema social radicalmente livre. Tendo como perspectiva teóricametodológica o materialismo histórico e dialético, processou-se uma pesquisa documental com o intuito de se investigar o debate de consciência de classe realizado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Sendo assim, foi possível apontar a superficialidade do debate nos referidos projetos, o que pode comprometer a materialização do Projeto Ético-Político na formação profissional, sobretudo, em tempos de avanço da mercantilização da educação superior e do (neo) conservadorismo.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation aims to investigate the emphasis attributed to the formation of class consciousness in the pedagogical projects of the Social Service courses of the Federative Higher Education Institutions (IES) of the Central-West Regional of the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Service (ABEPSS). It is assumed that highlighting the elements of determination of class consciousness is fundamental to considering the objectives of professional training in Social Service, based on a conception of education critical of bourgeois sociability. Critical professional action and the formation of class consciousness are a movement of resistance and permanent denial of the alienating and fetishistic effects of capital society, which aim to maintain and worsen the barbarism we experience. More than that, it is the notion of the need to build a new societal order, without class division, without private property, without exploration and without oppression, a radically free social system. Having as a theoretical-methodological perspective historical and dialectical materialism, documentary research was carried out with the aim of investigating the debate on class consciousness carried out in the Pedagogical Projects of the Courses. Thus, it was possible to point out the superficiality of the debate on the projects, which could compromise the materialization of the EthicalPolitical Project in professional training, especially in times of advancing commercialization of higher education and (neo)conservatism.
Palavra-chave: Alienação
Consciência de classe
Formação profissional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Alienation
Class consciousness
Professional qualification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: SANTOS, Júlio César Marinho. O debate de consciência de classe no projeto de formação em Serviço Social nas universidades federais da região ABEPSS Centro-Oeste. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6497
Data defesa documento: 27-Jun-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

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