Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dilma Ferreira Leite-
dc.date.accessioned2025-02-07T21:49:48Z-
dc.date.available2024-04-02-
dc.date.available2025-02-07T21:49:48Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationSILVA, Dilma Ferreira Leite. Assistência estudantil do IFMT - Câmpus Rondonópolis: imposições da pandemia à frágil política de permanência. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6500-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the institutional strategies/actions of the IFMT Student Assistance, at the Rondonópolis Campus, aimed at ensuring the permanence of students during the Covid-19 Pandemic, in the period from 2020 to 2021.The interest in this study was determined by the concerns resulting from the professional experience, lived with the Student Assistance Policy. This is a qualitative study that does not exclude the recurrence of quantitative data. To accomplish it, it was initially resorted to the bibliographic and documentary survey and, in a second moment, the application of questionnaires applied through the google forms platform, in which the link was made available, via e-mail, to the students benefiting from the student permanence aid of the Integrated High School of the IFMT Campus Rondonópolis. Thus, this dissertation was structured in three sections: 1) Professional and Technological Education in Brazil; 2) Student assistance in the federal network; and 3) Challenges of Student Assistance in times of pandemic. It was based on the understanding that Student Assistance has played a relevant role in confronting educational inequalities, aiming to contribute to the permanence of students and aiming at the prevention of school dropout. The conclusion reached with this study is that despite the challenges posed by the health crisis, the strategies and actions carried out by IFMT, Rondonópolis Campus, during the Covid-19 pandemic, contribute for the permanence of students in the courses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-02-04T15:01:41Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Dilma Ferreira Leite Silva.pdf: 2066223 bytes, checksum: 58ceb6d643cc19bea377f69776b92273 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-07T21:49:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Dilma Ferreira Leite Silva.pdf: 2066223 bytes, checksum: 58ceb6d643cc19bea377f69776b92273 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-07T21:49:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Dilma Ferreira Leite Silva.pdf: 2066223 bytes, checksum: 58ceb6d643cc19bea377f69776b92273 (MD5) Previous issue date: 2023-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAssistência estudantil do IFMT - Câmpus Rondonópolis : imposições da pandemia à frágil política de permanênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordPermanênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Tânia Maria Santana dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1943636360314353pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Tânia Maria Santana dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1943636360314353pt_BR
dc.contributor.referee2Velasco, Erivã Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809532943829262pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592464047092880pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar as estratégias/ações institucionais da Assistência Estudantil do IFMT, do Câmpus de Rondonópolis, voltadas para a garantia da permanência dos estudantes durante a Pandemia de Covid-19, no período de 2020 a 2021.O interesse por este estudo foi determinado pelas inquietações resultantes da experiência profissional, vivenciada junto à Política de Assistência Estudantil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que não exclui a recorrência aos dados quantitativos. Para concretizá-lo se recorreu, inicialmente, ao levantamento bibliográfico e documental e, em um segundo momento, a aplicação de questionários aplicados através da plataforma do google forms, na qual foi disponibilizado o link, via e-mail, aos estudantes beneficiários dos auxílios estudantis de permanência do Ensino Médio Integrado do IFMT Câmpus Rondonópolis. Assim, esta dissertação foi estruturada em três seções: 1) Educação Profissional e Tecnológica no Brasil; 2) Assistência estudantil na Rede federal; e 3) Desafios da Assistência Estudantil em tempo de pandemia. Partiu-se do entendimento de que a Assistência Estudantil tem desempenhado um papel relevante no enfrentamento das desigualdades educacionais, visando contribuir para a permanência dos estudantes e objetivando a prevenção da evasão escolar. A conclusão a que se chegou, com o presente estudo, é que apesar dos desafios postos pela conjuntura da crise sanitária, as estratégias e ações realizadas pelo IFMT, Câmpus Rondonópolis, durante a pandemia de Covid19, contribuíram para a permanência dos estudantes nos cursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.keyword2Technological educationpt_BR
dc.subject.keyword2Student assistancept_BR
dc.subject.keyword2Permanencept_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maisa Miralva da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5100268908025158pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Dilma Ferreira Leite Silva.pdf2.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.