Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, André de Castro-
dc.date.accessioned2025-02-10T20:12:56Z-
dc.date.available2024-08-15-
dc.date.available2025-02-10T20:12:56Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.citationPEREIRA, André de Castro. Tinhorão em debate: disputas discursivas no campo de constituição e legitimação simbólica da música popular brasileira na década de 1960. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6512-
dc.description.abstractThe aim of this study is to identify and analyze the role of the discursive agent José Ramos Tinhorão within the context of the field of symbolic constitution and legitimation of urban popular music in Brazil. Additionally, this study seeks to measure the impact of his positions in the political and cultural arena, as well as to capture the dynamics of discursive disputes within this field and the structure of feelings amalgamated in the symbolic ideology expressed by its agents. By analyzing the concept of popular music proposed by Tinhorão in his pioneering and foundational book Música Popular: Um Tema em Debate (1966), along with an investigation of the conceptual analysis method that supported his arguments in defense of “authentic” and national popular music—such as samba and choro—this study aims to elucidate the guiding principles of his theoretical and political stances in the debates in which he participated. Finally, it intends to present the representative elements of revolutionary Brazilianness expressed in the aforementioned work, which exemplifies in a unifying manner such a structure of feelings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-02-10T13:52:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_André de Castro Pereira.pdf: 827271 bytes, checksum: 7b40249520adcbf70c864b2f063d4098 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-10T20:12:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_André de Castro Pereira.pdf: 827271 bytes, checksum: 7b40249520adcbf70c864b2f063d4098 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T20:12:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_André de Castro Pereira.pdf: 827271 bytes, checksum: 7b40249520adcbf70c864b2f063d4098 (MD5) Previous issue date: 2024-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTinhorão em debate : disputas discursivas no campo de constituição e legitimação simbólica da música popular brasileira na década de 1960pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subject.keywordMúsica e políticapt_BR
dc.subject.keywordJosé Ramos Tinhorãopt_BR
dc.subject.keywordDisputas simbólicaspt_BR
dc.subject.keywordCultura popularpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Carlos Eduardo Amaral de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833413914186597pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Carlos Eduardo Amaral de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833413914186597pt_BR
dc.contributor.referee2Estevinho, Telmo Antônio Dinelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3587517170849940pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2671345628740676pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é identificar e analisar a atuação do agente discursivo José Ramos Tinhorão no contexto do campo de constituição e legitimação simbólica da música popular urbana no Brasil. Além disso, busca-se mensurar os impactos de seus posicionamentos na arena política e cultural, bem como captar a dinâmica das disputas discursivas existentes nesse campo e a estrutura de sentimentos amalgamada no ideário simbólico expresso por seus agentes. A partir da análise do conceito de música popular proposto por Tinhorão em seu pioneiro e basilar livro, Música Popular: Um Tema Em Debate (1966), somada à investigação do método de análise conceitual que sustentou suas argumentações em defesa da música popular “autêntica” e nacional – como o samba e o choro –, pretende-se apontar o sentido orientador de suas tomadas de posição teórica e política frente aos debates dos quais participou. Por fim, intenciona-se apresentar os elementos representativos da brasilidade revolucionária expressos na obra supracitada, que exemplifica de forma unificadora tal estrutura de sentimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.keyword2Brazilian popular musicpt_BR
dc.subject.keyword2Music and politicspt_BR
dc.subject.keyword2José Ramos Tinhorãopt_BR
dc.subject.keyword2Symbolic disputespt_BR
dc.subject.keyword2Popular culturept_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Dmitri Cerboncini-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428819445547353pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_André de Castro Pereira.pdf807.88 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.