Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6517
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Vozes das masculinidades e sexualidade : narrativas de meninos do ensino médio em uma escola pública de Cuiabá-MT |
Autor(es): | Costin, Sirlei Cleuza |
Orientador(a): | Fernandes, Luís Antonio Bitante |
Membro da Banca: | Fernandes, Luís Antonio Bitante |
Membro da Banca: | Henning, Carlos Eduardo |
Membro da Banca: | Bitencourt, Silvana Maria |
Resumo : | Os estudos sobre as relações de gênero, no ambiente escolar, têm crescido e vêm tomando espaço no meio acadêmico, bem como têm sido pauta desafiadora na formação de professores. No ensino médio, temos jovens que iniciam, modificam, ou apenas exploram experiências, em todos os contextos, inclusive sexuais, o que parte de um processo de curiosidade, confirmação, ou negação dos conhecimentos, valores e práticas já aprendidas/conhecidas e que talvez não os satisfaçam nessa fase tão peculiar da adolescência. Assim, esta dissertação tem como objetivo analisar as narrativas dos meninos regularmente matriculados no ensino médio de uma escola pública de Cuiabá-MT, acerca dos jovens que aprofundam e diversificam as relações de gênero, no contexto escolar. Levando em consideração tais fatores, esta pesquisa propôs a investigação da seguinte questão: Como os meninos, estudantes de ensino médio de uma escola pública de Cuiabá – MT, percebem as masculinidades e a sexualidade? No aspecto metodológico, para a análise deste trabalho foi utilizada a metodologia qualitativa, por meio de entrevistas e rodas de conversa. Percebemos que o apoio e o debate têm partido, em especial, dos estudantes, que acolhem, discutem e questionam, em suas conversas e vivências cotidianas, sem que a escola necessariamente realize algum trabalho, ou promova ações sobre a diversidade e a inclusão, violência de gênero, homofobia, entre outros. A investigação aponta ainda que os estudantes reconhecem as categorias de gênero e sexo, apesar da confusão estabelecida entre alguns termos, colaboram para a construção social de significados mais amplos, sendo que eles se constroem de forma relacional, pela convivência e encontro entre as diferentes expressões. |
Resumo em lingua estrangeira: | The study of gender relations in the school environment has been growing and gaining ground in academic circles, as well as posing a challenging issue in teacher education. In high school, we have young people who begin, modify, or simply explore experiences in all contexts, including sexual ones. This is part of a process of curiosity, confirmation, or denial of knowledge, values, and practices already learned/known and which may not satisfy them in this peculiar phase of adolescence. Thus, this dissertation aims to analyze the narratives of boys regularly enrolled in high school at a public school in Cuiabá-MT, regarding the youth who deepen and diversify gender relations in the school context. Taking into account these factors, this research proposed to investigate the following problem: How do boys, high school students at a public school in Cuiabá – MT, perceive masculinities and sexuality? In terms of methodology, qualitative methodology was used for the analysis of this work, through interviews and group discussions. We noticed that support and debate have mainly come from students, who welcome, discuss, and question in their daily conversations and experiences, without necessarily the school conducting any work or promoting actions on diversity and inclusion, gender violence, homophobia, among others. The investigation also indicates that students recognize gender and sex categories, despite the confusion established between some terms, contributing to the social construction of broader meanings, as they are constructed relationally, through coexistence and encounter among different expressions. |
Palavra-chave: | Juventude Adolescência Masculinidades Relações de gênero Narrativas do ensino médio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Youth Adolescence Masculinities Gender relations High school narratives |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Referência: | COSTIN, Sirlei Cleuza. Vozes das masculinidades e sexualidade: narrativas de meninos do ensino médio em uma escola pública de Cuiabá-MT. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6517 |
Data defesa documento: | 28-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Sirlei Cleuza Costin.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.