Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6517
Tipo documento: Dissertação
Título: Vozes das masculinidades e sexualidade : narrativas de meninos do ensino médio em uma escola pública de Cuiabá-MT
Autor(es): Costin, Sirlei Cleuza
Orientador(a): Fernandes, Luís Antonio Bitante
Membro da Banca: Fernandes, Luís Antonio Bitante
Membro da Banca: Henning, Carlos Eduardo
Membro da Banca: Bitencourt, Silvana Maria
Resumo : Os estudos sobre as relações de gênero, no ambiente escolar, têm crescido e vêm tomando espaço no meio acadêmico, bem como têm sido pauta desafiadora na formação de professores. No ensino médio, temos jovens que iniciam, modificam, ou apenas exploram experiências, em todos os contextos, inclusive sexuais, o que parte de um processo de curiosidade, confirmação, ou negação dos conhecimentos, valores e práticas já aprendidas/conhecidas e que talvez não os satisfaçam nessa fase tão peculiar da adolescência. Assim, esta dissertação tem como objetivo analisar as narrativas dos meninos regularmente matriculados no ensino médio de uma escola pública de Cuiabá-MT, acerca dos jovens que aprofundam e diversificam as relações de gênero, no contexto escolar. Levando em consideração tais fatores, esta pesquisa propôs a investigação da seguinte questão: Como os meninos, estudantes de ensino médio de uma escola pública de Cuiabá – MT, percebem as masculinidades e a sexualidade? No aspecto metodológico, para a análise deste trabalho foi utilizada a metodologia qualitativa, por meio de entrevistas e rodas de conversa. Percebemos que o apoio e o debate têm partido, em especial, dos estudantes, que acolhem, discutem e questionam, em suas conversas e vivências cotidianas, sem que a escola necessariamente realize algum trabalho, ou promova ações sobre a diversidade e a inclusão, violência de gênero, homofobia, entre outros. A investigação aponta ainda que os estudantes reconhecem as categorias de gênero e sexo, apesar da confusão estabelecida entre alguns termos, colaboram para a construção social de significados mais amplos, sendo que eles se constroem de forma relacional, pela convivência e encontro entre as diferentes expressões.
Resumo em lingua estrangeira: The study of gender relations in the school environment has been growing and gaining ground in academic circles, as well as posing a challenging issue in teacher education. In high school, we have young people who begin, modify, or simply explore experiences in all contexts, including sexual ones. This is part of a process of curiosity, confirmation, or denial of knowledge, values, and practices already learned/known and which may not satisfy them in this peculiar phase of adolescence. Thus, this dissertation aims to analyze the narratives of boys regularly enrolled in high school at a public school in Cuiabá-MT, regarding the youth who deepen and diversify gender relations in the school context. Taking into account these factors, this research proposed to investigate the following problem: How do boys, high school students at a public school in Cuiabá – MT, perceive masculinities and sexuality? In terms of methodology, qualitative methodology was used for the analysis of this work, through interviews and group discussions. We noticed that support and debate have mainly come from students, who welcome, discuss, and question in their daily conversations and experiences, without necessarily the school conducting any work or promoting actions on diversity and inclusion, gender violence, homophobia, among others. The investigation also indicates that students recognize gender and sex categories, despite the confusion established between some terms, contributing to the social construction of broader meanings, as they are constructed relationally, through coexistence and encounter among different expressions.
Palavra-chave: Juventude
Adolescência
Masculinidades
Relações de gênero
Narrativas do ensino médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Youth
Adolescence
Masculinities
Gender relations
High school narratives
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Referência: COSTIN, Sirlei Cleuza. Vozes das masculinidades e sexualidade: narrativas de meninos do ensino médio em uma escola pública de Cuiabá-MT. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6517
Data defesa documento: 28-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Sirlei Cleuza Costin.pdf1.54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.