Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6544
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação física, pedagogia decolonial e saberes indígenas : experiências docentes em escolas estaduais de Barra do Garças/MT |
Autor(es): | Silva, Lais Cristina Barbosa |
Orientador(a): | Marani, Vitor Hugo |
Membro da Banca: | Marani, Vitor Hugo |
Membro da Banca: | Azevedo, Ana Paula da Silva |
Membro da Banca: | Lara, Larissa Michele |
Resumo : | O presente estudo materializa-se a partir de preocupações acerca das relações entre corpo, diferença e Educação Física, com foco nas relações étnico-raciais que emergem no contexto escolar. O objetivo geral da pesquisa foi investigar experiências docentes a respeito dos saberes indígenas nas aulas de Educação Física, com o intuito de reconhecer como as diferenças atravessam escolas públicas estaduais de Barra do Garças (MT). Especificamente, a investigação procurou: a) estudar como os saberes indígenas emergem na Educação Física brasileira, sob o viés da pedagogia decolonial; b) identificar experiências docentes em relação aos saberes indígenas nas aulas de Educação Física materializadas no cotidiano escolar de Barra do Garças (MT); e, c) reconhecer como as diferenças étnico-raciais, baseadas nos saberes indígenas, podem oferecer elementos para a produção de uma Educação Física decolonial. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir de quatro etapas, a saber: I) contato inicial com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC), para a autorização do órgão responsável para a realização da pesquisa; II) mapeamento de escolas estaduais da cidade, nas quais seja possível reconhecer a matrícula de estudantes indígenas no ensino médio; III) contato com professores de Educação Física, da rede estadual de ensino, cuja turma tenha alunos indígenas, com o aceite para a realização de entrevista semiestruturada; e, IV) processo de transcrição, análises – seguindo orientações da Análise de Conteúdo – e interpretação dos dados, com base em literatura que trata da Educação Decolonial e para além dela. Como resultado da pesquisa, verifica-se que os docentes estão cientes da necessidade de tematização dos Saberes Indígenas, reconhecendo sua importância e propondo alterações para uma Educação Física Decolonial. Eles também advogam pela inclusão desses saberes na formação inicial de professores, enquanto reconhecem os desafios práticos, especialmente a escassez de conhecimento sobre a cultura indígena. Nas formações continuadas na escola, a ausência sistemática desses saberes dificulta a tematização nas aulas, sendo destacada a importância da Diretoria Regional de Educação (DRE) para promover a inclusão da cultura indígena na Educação Física, assim como debates regionais sobre diversidade cultural, ações políticas e alianças para enfrentar a realidade injusta. Apesar de conhecerem os documentos que contribuem para a materialização pedagógica, os docentes não sabem como realizar essa tematização, mencionando a comunicação cultural, ou seja, a língua materna dos indígenas, como o principal desafio, dificultando o diálogo entre eles. Embora alguns docentes relatem que abordam esses saberes, não conseguiram descrever como essa tematização ocorre. Ressalta-se a presença de resquícios do colonialismo na Educação Física, exigindo superação e intervenção fundamentadas na Lei 11.645, que aborda o ensino da história e cultura indígena, visando desconstruir as relações de poder presentes em culturas 'outras'. Em síntese, o estudo sugere a Interculturalidade e a Pedagogia Decolonial como propostas para promover insurgências, resistência e transgressão das práticas pedagógicas dominantes. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study materializes from concerns about the relationships between body, difference, and physical education, focusing on the ethnic-racial relations that emerge in the school context. The general objective of the research was to investigate teaching experiences regarding indigenous knowledge in Physical Education classes, with the aim of recognizing how differences permeate state public schools in Barra do Garças (MT). Specifically, the research sought to: a) study how indigenous knowledge emerges in Brazilian Physical Education, from the perspective of decolonial pedagogy; b) identify teaching experiences related to indigenous knowledge in Physical Education classes manifested in the daily school life of Barra do Garças (MT); and c) recognize how ethnic-racial differences, based on indigenous knowledge, can provide elements for the production of a decolonial Physical Education. Methodologically, the research was carried out in four stages, namely: I) initial contact with the State Department of Education of Mato Grosso (SEDUC), for authorization from the responsible body for the research; II) mapping of state schools in the city, where it is possible to identify the enrollment of indigenous students in high school; III) contact with Physical Education teachers from the state school system, whose classes have indigenous students, with acceptance for the realization of semi-structured interviews; and IV) transcription process, analysis – following Content Analysis guidelines – and interpretation of data, based on literature dealing with Decolonial Education and beyond. As a result of the research, it is evident that teachers are aware of the need to address Indigenous Knowledge, recognizing its importance and proposing changes for a Decolonial Physical Education. They also advocate for the inclusion of these knowledges in the initial training of teachers, while acknowledging practical challenges, especially the lack of knowledge about indigenous culture. In ongoing school training, the systematic absence of these knowledges hampers their inclusion in classes, emphasizing the importance of the Regional Directorate of Education (DRE) in promoting the inclusion of indigenous culture in Physical Education, as well as regional discussions on cultural diversity, political actions, and alliances to address the unjust reality. Despite being familiar with documents contributing to pedagogical implementation, teachers do not know how to address Indigenous Knowledge, citing cultural communication, i.e., the indigenous mother tongue, as the main challenge, hindering dialogue. Although some teachers report addressing these knowledges, they could not describe how this integration occurs. Residual traces of colonialism in Physical Education are emphasized, demanding overcoming and intervention based on Law 11.645, which addresses the teaching of indigenous history and culture, aiming to deconstruct power relations present in 'other' cultures. In summary, the study suggests Interculturality and Decolonial Pedagogy as proposals to promote insurgencies, resistance, and transgression of dominant pedagogical practices. |
Palavra-chave: | Escola Povos indígenas Cultura |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | School Indigenous peoples Culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | SILVA. Lais Cristina Barbosa. Educação física, pedagogia decolonial e saberes indígenas : experiências docentes em escolas estaduais de Barra do Garças/MT. 2024. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6544 |
Data defesa documento: | 28-Fev-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Lais Cristina Barbosa Silva.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.