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Tipo documento: Dissertação
Título: Desempenho de nado e habilidades aquáticas : uma análise de confiabilidade e validade de construto do teste de aquaticidade - Brasil
Autor(es): Saldanha, Joana Clara Pompeu
Orientador(a): Prado, Alexandre Konig Garcia
Membro da Banca: Prado, Alexandre Konig Garcia
Membro da Banca: Aburachid, Layla Maria Campos
Membro da Banca: Wizer, Rossane Trindade
Resumo : A Aquaticidade refere-se à capacidade que os humanos desenvolvem desde pouca idade ao se mover, desenvolver e praticar atividades em meio líquido. O termo aquaticidade e o teste surgiu na Grécia no ano de 2016. No ano de 2022, este teste foi adaptado e traduzido para a população brasileira de adolescentes de 12 a 14 anos. O objetivo do estudo foi analisar a relação entre desempenho de nado (DN) e as habilidades aquáticas e verificar o nível de confiabilidade e validade de construto dos respectivos testes. O Estudo contou com dois grupos amostrais. O primeiro grupo foi composto por dois examinadores responsáveis pela aplicação dos instrumentos. O segundo grupo foi composto por 22 alunos de ambos os sexos, com idade entre 10 e 16 anos, divididos em grupo competitivos (GC) e grupo não competitivos (GNC). Os testes foram divididos em duas etapas com uma semana de intervalo, e as sessões tiveram duração aproximada 60 minutos. Do DN foram analisadas as seguintes variáveis: distância da entrada na água, distância da fase submersa, tempo de nado e tempo dos 20 m centrais, frequência de ciclo, comprimento de ciclo, e o teste de máximo de virada. O segundo instrumento eleito foi o Teste de Aquaticidade - Brasil (TAB), composto por 12 tarefas referentes a habilidades motoras aquáticas: flutuação e equilíbrio na superfície (T1); controle da respiração (T2); deslize na posição hidrodinâmica subaquática (T3); deslocamento livre em 25m próximo a superfície (T4); adequação da aptidão física na água (T5); sustentação na vertical com a cabeça fora da água (T6); sentidos subaquáticos visão (T7); sentidos subaquáticos audição (T8); natação subaquática (T9); imersão expiratória (T10); entrada na água (T11); deslize na superfície seguido de cambalhota (T12). A comparação entre GC e GNC para cada uma das 12 tarefas do TAB, indicou diferença significativa apenas para as tarefas T3, T9 e T11. Ao comparar os resultados de DN entre o GC e GNC, as médias dos dois grupos são diferentes estatisticamente, com exceção da distância de entrada na água. Há correlação significativa (p<0,05) negativa entre o resultado geral do TAB e tempo de nado 50 metros, tempo de nado 20 metros centrais, e teste máximo de virada, e correlação significativa positiva, para a variável frequência de ciclos, distância de entrada na água, e distância da fase submersa. O TAB, e a ferramenta DN apresentaram confiabilidade boa e excelente no coeficiente de correlação intraclasse (ICC) entre 0,75 e 0,90 para análise intra-examinador. Não foram encontradas diferenças entre a Semana 1 e Semana 2, para nenhuma das variáveis analisadas e nem para os examinadores. Referente a análise inter-examinador encontramos confiabilidade excelente (ICC>90) para o TAB, e mostrando escores altamente correlacionados entres os examinadores e nos dois diferentes dias. Para a ferramenta de DN os ICCs ficaram entre moderado e excelente (entre 0,50 e 0,95). Concluímos que as diferenças significativas identificadas no DN e habilidades aquáticas entre o GC e GNC, corroboram as correlações, que o tempo de prática, considerando algumas especificadas apresentam uma importância geral no desempenho de nado crawl e na possibilidade de o sujeito possuir um desempenho avançado. A correlação entre desempenho de nado e habilidades aquáticas, aponta indícios que confirmam que quanto melhor desempenho do nado melhores índices de habilidades aquáticas. Em geral, os resultados indicaram evidências de validade de construto, confiabilidade, objetividade e reprodutibilidade dos respectivos testes.
Resumo em lingua estrangeira: Aquaticity refers to the ability that humans develop from a young age when moving, developing and practicing activities in a liquid environment. The term aquaticity and the test emerged in Greece in 2016. In 2022, this test was adapted and translated for the Brazilian population of adolescents aged 12 to 14. The objective of the study was to analyze the relationship between swimming performance (SP) and aquatic skills and verify the level of reliability and construct validity of the respective tests. The Study had two sample groups. The first group was composed of two examiners responsible for applying the instruments. The second group was made up of 22 students of both sexes, aged between 10 and 16 years old, divided into a competitive group (CG) and a non-competitive group (NCG). The tests were divided into two stages, one week apart, and the sessions lasted approximately 60 minutes. From the SP, the following variables were analyzed: distance from entry into the water, distance from the submerged phase, swimming time and time of the central 20 m, cycle frequency, cycle length, and the maximum turn test. The second instrument chosen was the Aquaticity Test - Brazil (ATB), composed of 12 tasks related to aquatic motor skills: floating and balance on the surface (T1); breathing control (T2); slide into underwater hydrodynamic position (T3); free movement in 25m close to the surface (T4); adequacy of physical fitness in water (T5); vertical support with the head out of the water (T6); underwater senses vision (T7); underwater senses hearing (T8); underwater swimming (T9); expiratory immersion (T10); entry into the water (T11); slide on the surface followed by somersault (T12). The comparison between CG and NCG for each of the 12 ATB tasks indicated a significant difference only for tasks T3, T9 and T11. When comparing the SP results between the CG and NCG, the means of the two groups are statistically different, with the exception of the distance into the water. There is a significant negative correlation (p<0.05) between the general ATB result and 50-meter swimming time, central 20-meter swimming time, and maximum turn test, and a significant positive correlation for the variable frequency of cycles, distance entry into the water, and distance from the submerged phase. The ATB and the SP tool showed good and excellent reliability in the intraclass correlation coefficient (ICC) between 0.75 and 0.90 for intra-examiner analysis. No differences were found between Week 1 and Week 2, for any of the variables analyzed or for the examiners. Regarding the inter-examiner analysis, we found excellent reliability (ICC>90) for the ATB, showing highly correlated scores between the examiners and on the two different days. For the SP tool, the ICCs were between moderate and excellent (between 0.50 and 0.95). We conclude that the significant differences identified in SP and aquatic skills between the CG and NCG corroborate the correlations, that the practice time, considering some specifications, has a general importance in crawl swimming performance and in the possibility of the subject having an advanced performance. The correlation between swimming performance and aquatic skills points to evidence that confirms that the better swimming performance, the better indices of aquatic skills. In general, the results indicated evidence of construct validity, reliability, objectivity and reproducibility of the respective tests.
Palavra-chave: Natação
Habilidades aquáticas
Avaliação
Aquaticidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Swimming
Aquatic skills
Assessment
Aquaticity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: SALDANHA, Joana Clara Pompeu. Desempenho de nado e habilidades aquáticas: uma análise de confiabilidade e validade de construto do teste de aquaticidade - Brasil. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6548
Data defesa documento: 28-Feb-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

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