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http://ri.ufmt.br/handle/1/6550
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Fontes de satisfação no esporte e ativos de desenvolvimento : estudo com atletas do estado de Mato Grosso |
Autor(es): | Santos, Sinara Moreira de Freitas |
Orientador(a): | Reverdito, Riller Silva |
Membro da Banca: | Reverdito, Riller Silva |
Membro da Banca: | Marani, Vitor Hugo |
Membro da Banca: | Collet, Carine |
Resumo : | O esporte, fenômeno sociocultural cada vez mais presente na vida das pessoas, permite a construção de diferentes saberes e valores. Como atividade, envolve crianças, jovens e adultos em todo o mundo, mobilizando diferentes níveis de fontes de satisfação. A satisfação é um indicador da experiência esportiva, sendo fundamental para compreender a participação dos jovens no esporte. No contexto escolar, o esporte ocupa um importante espaço. De participação voluntária, praticadas pelos estudantes no ambiente escolar, às competições externas intercolegiais, com equipes formadas para representarem as instituições de ensino em torneios e competições esportivas. Entre as atividades esportivas escolares, no Estado de Mato Grosso, os Jogos Escolares da Juventude são um dos principais eventos esportivos, contando com representantes de várias regiões, em modalidades individuais e coletivas. Diante disso, o estudo pauta a seguinte problematização: qual efeito dos ativos de desenvolvimento na percepção de satisfação dos jovens no esporte? Assim, o estudo objetiva analisar a percepção das fontes de satisfação no esporte e apresentar os ativos de desenvolvimento em atletas participantes dos jogos escolares da juventude no Estado de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva de cunho quantitativo. Os instrumentos utilizados foram dois questionários psicométricos e um sociodemográfico. Para avaliar a percepção de satisfação no esporte utilizou-se o questionário de Fontes de Satisfação no Desporto Jovem (SEYSQ). Para avaliar os ativos de desenvolvimento, usou-se a versão portuguesa do Questionário Perfil de Ativos de Desenvolvimento (DAP). Participaram do estudo 1258 jovens atletas, estudantes de escolas públicas e privadas com idade entre 12 e 17 anos, participantes da fase estadual dos jogos escolares da juventude no ano de 2019, nas categorias A e B. As análises foram realizadas no software Rstudio versão 4.2.2. Dos 1258 atletas, houve uma ligeira predominância do gênero masculino (54,9%) em relação ao gênero feminino (45,1%). A média de idade dos participantes foi de 14,7 anos, com uma faixa etária que variou de 12 a 17 anos. A maioria dos atletas estava envolvida em programas de treinamento intensivos, com 30,8% treinando mais de 5 vezes por semana e a maior parte dos atletas estava cursando o ensino fundamental (54,2%) e o ensino médio (42,5%). A maioria dos atletas estudava na rede pública estadual (64,9%), treinava fora do horário da aula de educação física escolar (87,4%) competiam a nível estadual (41,9%). Ficou evidente que uma série de fatores sociodemográficos e de envolvimento esportivo estão relacionados à satisfação e à percepção dos alunos em relação à escola e ao esporte: o ambiente escolar desempenha um papel significativo na satisfação dos alunos; a escolha da modalidade esportiva também influencia a percepção dos alunos; existe uma diferença de gênero na percepção dos alunos em relação à escola e ao esporte; há desigualdades percebidas na experiência escolar com base na raça; a participação em eventos escolares, especialmente a nível estadual, está associada a uma percepção mais positiva em relação à escola e ao apoio; atividades esportivas complementares desempenham um papel na satisfação dos alunos. Este estudo revelou uma correlação positiva entre a percepção de satisfação e os ativos de desenvolvimento em jovens atletas participantes dos jogos escolares da juventude em Mato Grosso. Isso indica que os jovens atletas que experimentam e cultivam certos ativos de desenvolvimento, como competências reconhecidas por outros, esforço, afiliação com pares e competências autorreferenciadas, maior é sua percepção de satisfação no esporte e seu desejo de continuar participando. |
Resumo em lingua estrangeira: | Sport, a sociocultural phenomenon increasingly present in people's lives, allows the construction of different knowledge and values. As an activity, it involves children, young people and adults around the world, mobilizing different levels of sources of satisfaction. Satisfaction is an indicator of the sporting experience, being fundamental to understanding young people's participation in sport. In the school context, sport occupies an important space. From voluntary participation, practiced by students in the school environment, to external intercollegiate competitions, with teams formed to represent educational institutions in tournaments and sports competitions. Among school sporting activities in the State of Mato Grosso, the Youth School Games are one of the main sporting events, with representatives from various regions, in individual and collective modalities. Given this, the study addresses the following question: what effect do development assets have on young people's perception of satisfaction in sport? Thus, the study aims to analyze the perception of sources of satisfaction in sport and present the development assets in athletes participating in youth school games in the State of Mato Grosso. This is a cross-sectional, descriptive, quantitative study. The instruments used were two psychometric questionnaires and one sociodemographic questionnaire. To assess the perception of satisfaction in sport, the Sources of Satisfaction in Youth Sport (SEYSQ) questionnaire was used. To evaluate development assets, the Portuguese version of the Development Asset Profile Questionnaire (DAP) was used. 1258 young athletes participated in the study, students from public and private schools aged between 12 and 17 years old, participants in the state phase of the youth school games in 2019, in categories A and B. The analyzes were carried out using the software Rstudio version 4.2. two. Of the 1258 athletes, there was a slight predominance of males (54.9%) compared to females (45.1%). The average age of the participants was 14.7 years, with an age range that varied from 12 to 17 years. Many athletes were involved in intensive training programs, with 30.8% training more than 5 times a week and the majority of athletes were attending elementary school (54.2%) and high school (42.5%). Many athletes studied in the state public school system (64.9%), trained outside of school physical education class hours (87.4%) and competed at state level (41.9%). It was evident that a series of sociodemographic and sports involvement factors are related to students' satisfaction and perception of school and sport: the school environment plays a significant role in student satisfaction; the choice of sport also influences students' perception; there is a gender difference in students' perception of school and sport; there are perceived inequities in the school experience based on race; participation in school events, especially at the state level, is associated with a more positive perception of the school and support; Complementary sports activities play a role in student satisfaction. This study revealed a positive correlation between the perception of satisfaction and development assets in young athletes participating in youth school games in Mato Grosso. This indicates that the younger athletes experience competencies recognized by others, effort, affiliation with peers and self-referenced competencies, the greater their satisfaction in sport and their desire to continue participating. |
Palavra-chave: | Satisfação no esporte Ativos de desenvolvimento Esporte escolar Jovens Pedagogia do esporte |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Satisfaction in sport Development assets School sports Young people Sport pedagogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | SANTOS, Sinara Moreira de Freitas. Fontes de satisfação no esporte e ativos de desenvolvimento: estudo com atletas do estado de Mato Grosso. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6550 |
Data defesa documento: | 27-Nov-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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