Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6552
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Jogos reduzidos no basquetebol : influência da quantidade de jogadores, tamanho da quadra e utilização do coringa no desempenho tático-técnico de jovens jogadores |
Autor(es): | Souza, Walber Jose Figueiredo de |
Orientador(a): | Castro, Henrique de Oliveira |
Membro da Banca: | Castro, Henrique de Oliveira |
Membro da Banca: | Reverdito, Riller Silva |
Membro da Banca: | Leonardi, Thiago José |
Resumo : | Os jogos reduzidos (JRs) apresentam-se como uma alternativa metodológica para o desenvolvimento da performance esportiva, pois permitem o desenvolvimento do aspecto físico, tático e técnico de forma integrada. Assim, os JRs são caracterizados por mudança nas estruturas funcionais dos jogos formais, como tamanho do espaço de jogo, número de jogadores, regras, limitações de ações, estratégias táticas, intervalos/descanso, entre outras manipulações. Essas manipulações nos JRs provaca efeitos em diferentes pontos de vista, assim, manipular o número de jogadores, tamanho da quadra em formatos desiguais numericamento pode impactar no desempenho tático-técnico em jovens jogadores de basquetebol. A presente dissertação teve como objetivo geral analisar o comportamento tático e as habilidades técnicas de jovens jogadores de basquetebol com a manipulação da quantidade de jogadores (igualdade e desigualdade numérica), com e sem a utilização do coringa, e do tamanho do espaço de jogo (quadra oficial e quadra reduzida). A amostra foi composta por jovens jogadores masculinos de basquetebol com idades entre 12 e 16 anos, selecionados por conveniência. Inicialmente foi aplicado um questionário de dados demográficos e posteriormente, realizados os JRs com diferentes manipulações. As análises foram realizadas utilizando o Game Perfomance Instrument (GPAI), que permite avaliar as ações ofensivas e defensivas, e possibilita verificar a intencionalidade das ações tático-técnicas. Essa dissertação foi organizada em dois artigos experimentais oriundos dos objetivos específicos do trabalho. O primeiro artigo foi desenvolvido com o objetivo de examinar o comportamento tático, a tomada de decisões e as habilidades técnicas de jovens jogadores novatos de basquetebol em SSG com diferentes configurações numéricas e tamanhos de quadra. Os participantes foram 16 jogadores novatos do sexo masculino, com idades entre 11 e 15 anos, sem experiência competitiva. Foram disputados 13 jogos, compreendendo nove formatos de JRs com igualdade numérica, superioridade e inferioridade, em dois tamanhos de quadra: quadra inteira (QI) e meia quadra (MQ). A eficácia do passe foi significativamente maior (p < 0,05) em 5x4 e 4x3, enquanto a eficácia do drible foi significativamente maior (p < 0,05) em 2x1 MQ, e 3x3 QI mostrou maior (p < 0,05) eficácia de arremesso. A eficácia da recepção foi significativamente maior (p < 0,05) em 2x1 MQ, assim como a eficácia rebote. Entretanto, os passes apropriados foram significativamente menores (p < 0,05) em 4x3 QI. A eficácia do drible foi significativamente maior (p < 0,05) em 2x1 MQ e os arremessos apropriados foram significativamente maiores (p < 0,05) em 2x1 MQ. Em relação às ações técnico-táticas defensivas e ofensivas, o 3x3 MQ apresentou valores significativamente maiores (p < 0,05) de apoio, enquanto a marcação de bola foi significativamente maior (p < 0,05) no 3x2 MQ. O segundo artigo foi realizado com o objetivo de analisar a influência do coringa pontuador e não pontuador no dempenho tático tático de jovens jogadores de basquetebol, realizados com desigualdade numérica em dois tamanhos de quadra. Foram realizados 28 jogos com duração de 3 minutos, e os jogadores tiveram um intervalo de descanso de 10 minutos antes de cada jogo pequeno. As análises de execução de habilidades indicaram diferenças para o arremesso adequado (p = 0,001; w = 0,365). As análises post hoc indicaram ações de arremesso mais apropriadas no formato de jogo 3x2 com coringa não pontuador em comparação ao formato de jogo 4x3 com coringa pontuador (p = 0,008; r = 0,804) e 4x3 com corginga não pontuador (p = 0,045; r = 0,668). As análises do comportamento tático indicaram diferenças para as ações de apoio (p = 0,001; w = 0,51), cobertura (p = 0,001; w = 0,544) e marcação do jogador com bola (p = 0,041; w = 0,172). Especificamente, as ações de apoio foram mais frequentes em nos formatos 4x3 (p = 0,003; r = 0,873) e 3x2 (p = 0,001; r = 1,078) com coringa não pontuador comparado ao formato de jogo 4x3 com corginga pontuador. Conclui-se, de acordo com os resultados da presente dissertação, que formatos JRs menores (equilibrados e desequilibrados) tendem a aumentar a frequência, a eficácia e a adequação dos comportamentos ofensivos e defensivos, particularmente aqueles que envolvem ações diretas. Além disso, o coringa pontuador mostrou ter impacto no desempenho tático-técnico nos formatos de QI, e o coringa não pontuador nos formatos de MQ. |
Resumo em lingua estrangeira: | Small-sided games (SSGs) are an effective methodological alternative for enhancing athletic performance, as they allow for the integrated development of physical, tactical, and technical aspects. SSGs are characterized by changes to the functional structures of formal games, including changes in playing area size, number of players, rules, action limitations, tactical strategies, rest intervals, and other adjustments. These manipulations in SSGs impact performance from different perspectives. Thus, altering the number of players and court size in numerically uneven formats can influence the tactical and technical performance of young basketball players. This master's thesis aimed to analyze the tactical behavior and technical skills of young basketball players by altering the number of players (numerical equality and inequality), with and without the use of a wildcard player, and varying the size of the playing area (official and reduced court). The sample consisted of young male basketball players aged 12 to 16, selected through convenience sampling. Initially, a demographic data questionnaire was administered, followed by SSGs with various modifications. Analyses were conducted using the Game Performance Assessment Instrument (GPAI), which evaluates offensive and defensive actions and assess the intentionality of technical and tactical actions. This master's thesis is structured into two experimental articles derived from the specific objectives of the study. The first article was developed to examine tactical behavior, decision-making, and technical skills of young novice basketball players in SSGs with varying numerical configurations and court sizes. The participants were 16 male novice players, aged between 11 and 15 years, with no competitive experience. Thirteen games were played, encompassing nine formats of SSGs with numerical equality, superiority, and inferiority, on two court sizes: full court (FC) and half court (HC). Passing effectiveness was significantly higher (p < 0.05) in 5 vs. 4 and 4 vs. 3, while dribbling effectiveness was significantly higher (p < 0.05) in 2 vs. 1 HC. The 3 vs. 3 FC format showed higher (p < 0.05) shooting effectiveness. Reception and rebounding effectiveness were both significantly higher (p < 0.05) in 2 vs. 1 HC. However, the number of appropriate passes was significantly fewer (p < 0.05) in 4 vs. 3 FC. Dribbling effectiveness was significantly higher (p < 0.05) in 2 vs. 1 HC, and appropriate shots were also significantly higher (p < 0.05) in 2 vs. 1 HC. In terms of defensive and offensive technical and tactical actions, 3 vs. 3 HC showed significantly higher values (p < 0.05) of support, while ball marking was significantly higher (p < 0.05) in 3 vs. 2 HC. The second article was analyzed the influence of scoring and non-scoring wildcard players on the tactical performance of young basketball players, conducted with numerical inequality on two court sizes. Twenty-eight games lasting 3 minutes each were played, and players having a 10-minute rest interval between game. Skill execution analyses indicated significant differences for appropriate shots (p = 0.001; w = 0.365). Post hoc analyses revealed significantly more appropriate shooting actions in the 3 vs. 2 game format with a non-scoring wildcard player compared to the 4 vs. 3 format with a scoring wildcard player (p = 0.008; r = 0.804) and the 4 vs. 3 format with a non-scoring wildcard player (p = 0.045; r = 0.668). Tactical behavior analyses revealed differences in support actions (p = 0.001; w = 0.51), coverage (p = 0.001; w = 0.544) and marking the player with the ball (p = 0.041; w = 0.172). Specifically, support actions were more frequent in the 4 vs. 3 (p = 0.003; r = 0.873) and 3v2 (p = 0.001; r = 1.078) formats with a non-scoring wildcard player compared to the 4 vs. 3 format with a scoring wildcard player. Based on the results of this master's thesis, it is concluded that smaller SSGs formats (balanced and unbalanced) tend to increase the frequency, effectiveness, and appropriateness of offensive and defensive behaviors, particularly those involving direct actions. Furthermore, the presence of a scoring wildcard player impacted technical and tactical performance in FC formats, while the non scoring wildcard player had a greater impact in HC formats. |
Palavra-chave: | Esporte de invasão Jogos condicionados Pequenos jogos Jovens |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Invasion sport Conditioned games Small games Young players |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | SOUZA, Walber Jose Figueiredo de. Jogos reduzidos no basquetebol: influência da quantidade de jogadores, tamanho da quadra e utilização do coringa no desempenho tático-técnico de jovens jogadores. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6552 |
Data defesa documento: | 26-Jul-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Walber Jose Figueiredo de Souza.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.