Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6571
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação de discriminação auditiva de fonemas em crianças de 16 a 48 meses |
Autor(es): | Ferreira Filho, Júlio Cézar da Luz |
Orientador(a): | Freitas, Luiz Alexandre Barbosa de |
Coorientador: | Lucas, Priscila de Araujo |
Membro da Banca: | Freitas, Luiz Alexandre Barbosa de |
Membro da Banca: | Alves, Rauni Jandé Roama |
Membro da Banca: | Velloso, Renata de Lima |
Membro da Banca: | Brito, Thiago Marques de |
Resumo : | A discriminação de fonemas é fundamental para repertórios de respostas de ouvintes e, até mesmo, para o desenvolvimento da fala em crianças. Entretanto, até o momento, poucos estudos se dedicaram a investigar esse tema com crianças abaixo dos 5 anos de idade. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi propor uma tarefa de avaliação de discriminação auditiva de fonemas e testá-la em indivíduos com idade entre 16 e 48 meses. Participaram do estudo seis crianças com desenvolvimento típico, sendo três delas com idade entre 16 e 32 meses e as outras três com idade entre 33 e 48 meses. A coleta de dados da pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira incluiu uma avaliação preliminar composta de anamnese com os pais ou responsáveis, cujo propósito foi selecionar para a amostra crianças sem queixa de alterações de linguagem e de audição. A avaliação audiológica foi realizada para verificar se os limiares de audibilidade das crianças estavam dentro da normalidade para a faixa etária. Os fonemas foram selecionados, seguindo o quadro de desenvolvimento da aquisição fonológica proposto por Lamprecht et al. (2004). No primeiro procedimento de avaliação, as crianças foram expostas a uma situação em que o experimentador pareava cada fonemaalvo do teste com um botão colorido por 3 vezes e depois apresentava cada um dos fonemasalvo e pedia à criança para pressionar o botão correto. Como os participantes pareceram não entender bem a tarefa, outra situação de teste foi proposta. Esse segundo procedimento de teste foi conduzido na mesma cabine na qual as crianças passaram pelos testes acústicos. Elas foram treinadas a olhar para os estímulos luminosos, que acendiam dos dois lados da cabine, cada um correlacionado com um fonema. A resposta-alvo foi olhar para o lado que estava correlacionado com o fonema correto. Como resultado, verificou-se que as respostas apresentadas pelos participantes do Grupo 1 (16 a 32 meses) não foram consistentes com os pareamentos, sugerindo que a discriminação auditiva dos fonemas testados ainda não está bem estabelecida nessa faixa etária. Já as respostas apresentadas pelos participantes do Grupo 2 (33 a 48 meses) obtiveram acertos em mais duplas de fonemas apresentadas, sugerindo que a discriminação nesse grupo se encontra mais bem estabelecida. A dificuldade dos participantes esteve relacionada ao tipo de tarefa proposta. A utilização de tarefas mais lúdicas, com recursos tecnológicos, poderia ter facilitado o entendimento dos participantes com relação às tarefas. Assim, concluiu-se que a maneira de apresentação da tarefa no Procedimento 1 não alcançou o objetivo proposto, o que foi alcançado após as mudanças realizadas no Procedimento 2. Os resultados obtidos oferecem a essa área de estudo uma nova possibilidade de avaliar a discriminação auditiva de fonemas e o desenvolvimento do sistema fonológico em crianças. |
Resumo em lingua estrangeira: | Phoneme discrimination is fundamental for listeners' response repertoires and even for the development of speech in children. However, to date, few studies have dedicated to investigating this topic with children under 5 years old. Therefore, the objective of this study was to propose a task to assess auditory discrimination of phonemes and test it on individuals aged between 16 and 48 months. Six children with typical development participated in the study, three of them between 16 and 32 months old and the other three between 33 and 48 months old. Data collection was divided into two stages. The first included a preliminary assessment consisting of anamnesis with parents or guardians, the purpose of which was to select children without language related complaints and hearing issues for the sample. The audiological assessment was carried out to verify whether the children's hearing thresholds were within normal limits for their age group. The phonemes were selected, following the phonological acquisition development framework proposed by Lamprecht et al. (2004). In the first assessment procedure, children were exposed to a situation in which the experimenter paired each test target phoneme with a colored button three times, then presented each of the target phonemes and asked the child to press the correct button. As the participants did not seem to understand the task well, another test situation was proposed. This second test procedure was conducted in the same cabin in which the children underwent the acoustic tests. They were trained to look at light stimuli, which lit up on both sides of the cabin, each one correlated with a phoneme. The target response was to look to the side that was correlated with the correct phoneme. As a result, it was found that the responses presented by participants in Group 1 (16 to 32 months) were not consistent with the pairings, suggesting that auditory discrimination of the phonemes tested is not well established in this age group. Participants in Group 2 (33 to 48 months) performed more correct answers in the same pairs of phonemes, suggesting that discrimination in this group is better established. The participants' difficulty seemed to be related to the type of task proposed. The use of more playful tasks, with technological resources, could have facilitated the participants' understanding of the tasks. We conclude that the way the task was presented in Procedure 1 did not achieve the proposed objective, which was achieved after the changes made in Procedure 2. The results obtained offer this area of study a new possibility of evaluating the auditory discrimination of phonemes and the development of the phonological system in children. |
Palavra-chave: | Discriminação auditiva Fonema Análise do comportamento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Auditory discrimination Phoneme Behavior analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | FERREIRA FILHO, Júlio Cézar da Luz. Avaliação de discriminação auditiva de fonemas em crianças de 16 a 48 meses. 2024. 45 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6571 |
Data defesa documento: | 28-May-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Júlio Cézar da Luz Ferreira Filho.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.