Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6581
Tipo documento: Tese
Título: Tecnologia educacional para promoção da saúde mental de universitários ingressantes
Autor(es): Oliveira, Angellica Fernandes de
Orientador(a): Marcon, Samira Reschetti
Coorientador: Bittencourt, Marina Nolli
Membro da Banca: Marcon, Samira Reschetti
Membro da Banca: Bittencourt, Marina Nolli
Membro da Banca: Teixeira, Elizabeth
Membro da Banca: Reiners, Annelita Almeida Oliveira
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Resumo : Objetivo: desenvolver uma Tecnologia educacional para a promoção da saúde mental de universitários ingressantes. Método: Trata-se de um estudo metodológico. A Tecnologia educacional foi construída e validada em conteúdo, aparência e semântica. Para sua construção foram realizadas duas revisões de escopo intituladas: Inteligência emocional no contexto universitário e Intervenções para a promoção da saúde mental de universitários. A partir dos resultados das revisões, considerou-se para a construção da cartilha a Teoria das Transições de Afaf Meleis, e a Teoria das Competências Emocionais da Inteligência Emocional de Daniel Goleman e formato de cartilha com seis oficinas a serem autorrealizadas em seis semanas consecutivas. A validação de conteúdo e aparência foi realizada por especialistas com o uso de instrumentos específicos. Na validação de conteúdo foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e a validação de aparência Índice de Validade de Aparência (IVA). A validação semântica foi realizada por dez universitários ingressantes (público-alvo) de uma Universidade Federal de Mato Grosso, com o uso de instrumento específico. A validação semântica foi conduzida por meio do cálculo do Índice de Validade Semântica (IVS), a confiabilidade pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e consistência interna (Ômega de McDonald). Resultados: os resultados e discussão foram elaborados em forma de manuscritos. A cartilha foi considerada válida em seu conteúdo (IVC-Total=0,87). Para validação de aparência foram necessárias duas rodadas, apresentando na primeira IVA-Total=0,72 e ao final, IVATotal=0,96. Foi considerada válida semanticamente com IVC-Total=0,80, com índices satisfatórios de confiabilidade (ICC >0,50) e consistência interna (>0,70). O produto final da Tecnologia contém 36 páginas coloridas dispostas entre capa, ficha de catalogação, apresentação, sumário, oficinas e referências. Conclusão: a Tecnologia educacional proposta apresentou evidências de validade de conteúdo, aparência e semântica após avaliação dos especialistas e público-alvo, com fortes indicações de importância e pertinência para a utilização entre universitários ingressantes com vistas à promoção da saúde mental.
Resumo em lingua estrangeira: Objective: to develop an educational technology to promote the mental health of incoming university students. Method: This is a methodological study. The educational technology was built and validated in content, appearance and semantics. For its construction, two scoping reviews were carried out, entitled: Emotional intelligence in the university context and Interventions for promoting the mental health of university students. Based on the results of the reviews, the Theory of Transitions by Afaf Meleis and the Theory of Emotional Competencies of Emotional Intelligence by Daniel Goleman were considered for the construction of the booklet, and the booklet format consisted of six workshops to be self-carried out in six consecutive weeks. The content and appearance validation was carried out by experts using specific instruments. The Content Validity Index (IVC) was used for content validation, and the Appearance Validity Index (IVA) for appearance validation. The semantic validation was carried out by ten incoming university students (target audience) from a Federal University in Mato Grosso, using a specific instrument. Semantic validation was conducted by calculating the Semantic Validity Index (IVS), reliability by the intraclass correlation coefficient (ICC) and internal consistency (McDonald's Omega). Results: the results and discussion were prepared in the form of manuscripts. The booklet was considered valid in its content (Total-IVC=0.87). Two rounds were necessary for face validation, with the first round presenting Total-IVC=0.72 and the final round presenting Total-IVC=0.96. It was considered semantically valid with TotalIVC=0.80, with satisfactory reliability (ICC>0.50) and internal consistency (>0.70) indices. The final product of the Technology contains 36 colored pages arranged between cover, cataloging card, presentation, summary, workshops and references. Conclusion: The proposed educational technology presented evidence of content, appearance and semantic validity after evaluation by experts and target audience, with strong indications of importance and relevance for use among incoming university students with a view to promoting mental health.
Palavra-chave: Estudo de validação
Tecnologia educacional
Inteligência emocional
Saúde mental
Estudantes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Validation study
Educational technology
Emotional intelligence
Mental health
Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Referência: OLIVEIRA, Angellica Fernandes de. Tecnologia educacional para promoção da saúde mental de universitários ingressantes. 2024. 83 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6581
Data defesa documento: 26-Jul-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAEN - PPGENF - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Angellica Fernandes de Oliveira.pdf4.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.