Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6597
Tipo documento: Dissertação
Título: Afinal, fruímos e problematizamos a ginástica de conscientização corporal da escola?
Autor(es): Melo, Adauto André Soares
Orientador(a): Gomes, Luciane de Almeida
Membro da Banca: Gomes, Luciane de Almeida
Membro da Banca: Rossi, Fernanda
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Kawashima, Larissa Beraldo
Membro da Banca: Moreira, Raquel Stoilov Pereira
Resumo : Segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a Educação Física é componente curricular pertencente a área de Linguagens, composta por temas que são chamados de unidades temáticas: Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura. O presente trabalho se debruçou sob a unidade temática Ginástica e o objeto de conhecimento Ginástica de Conscientização Corporal (GCC). Para a estruturação dessa unidade temática, segundo a BNCC, ela se organiza em três segmentos: Ginástica Geral, Ginástica, Condicionamento Físico e Ginástica de Conscientização Corporal. Recorrendo ao eixo norteador da GCC, que pode se revelar a partir da respiração, a questão postural e a atenção plena de si mesmo, buscamos junto com os alunos selecionar proposta exequível à nossa realidade e sob o interesse dos colaboradores da pesquisa para que possam exercer o engajamento e o protagonismo nas aulas de Educação Física. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar como a construção a partir da unidade temática ginástica, e do objeto de conhecimento GCC, com os (as) alunos (as) do 9º ano do Ensino Fundamental, aulas que promovam a conscientização corporal como possibilidade de vivência. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e ocorreu na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior, no município de Alta Floresta, MT, tendo como sujeitos 21 (vinte e um) estudantes de uma turma de 9°ano, sendo inspirada no percurso metodológico da pesquisa-ação. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados dois questionários, um de entrada, para saber o que os participantes conheciam sobre o tema e, a partir desse instrumento diagnóstico, foi elaborado um plano de intervenção, construindo uma unidade didática para o ensino desta categoria de ginástica. Ao término da unidade didática, foi aplicado um questionário de saída para compreender a efetividade da proposta na conquista de uma consciência ampliada sobre ginástica. Outro instrumento para a coleta de dados adotado neste estudo foi o diário de campo, para que assim observássemos a relação do colaborador com as intervenções das aulas. Todos os dados coletados foram analisados empiricamente e foram organizados e relacionados à luz das teorias estudadas, utilizando como referência a análise das categorias de codificação propostas por Minayo. Concluímos que a unidade temática ginástica e o objeto de conhecimento Ginástica de Conscientização Corporal demonstrou uma prática (Conceitual, Procedimental e Atitudinal) possível nas aulas de Educação Física para os estudantes do nono ano, pois promoveu a conscientização corporal e a percepção dos temas da cultura corporal do movimento.
Resumo em lingua estrangeira: According to the National Common Curricular Base - BNCC, Physical Education is a curricular component belonging to the Language area, composed of themes that are called thematic units: Plays and Games, Sports, Gymnastics, Dances, Fights and Adventure Body Practices. This work focused on the thematic unit Gymnastics and the object of knowledge Body Awareness Gymnastics (GCC). To structure this thematic unit, according to the BNCC, it is organized into three segments: General Gymnastics, Physical Conditioning Gymnastics and Body Awareness Gymnastics. Using the GCC guiding axis, which can be revealed through breathing, postural issues and full attention to oneself, we seek together with the students to select a proposal that is feasible to our reality and in the interest of research collaborators so that they can exercise engagement and protagonism in Physical Education classes. Thus, the objective of the research was to investigate how the construction, based on the gymnastics thematic unit, and the GCC object of knowledge, with students in the 9th year of Elementary School, classes that promote body awareness as a possibility of experience. The research had a qualitative approach and took place at the Jayme Veríssimo de Campos Júnior State School, in the municipality of Alta Floresta, MT, with 21 (twenty-one) students from a 9th grade class as subjects, being inspired by the methodological path of the research-action. As a data collection instrument, two questionnaires were used, one for entry, to find out what the participants knew about the topic and, based on this diagnostic instrument, an intervention plan was created, building a didactic unit for teaching this category of gymnastics. At the end of the didactic unit, an exit questionnaire was administered to understand the effectiveness of the proposal in achieving an expanded awareness of gymnastics. Another instrument for data collection adopted in this study was the field journal, so that we could observe the collaborator’s relationship with class interventions. All data collected was analyzed empirically and was organized and related in light of the theories studied, using as a reference the analysis of the coding categories proposed by Minayo. We concluded that the gymnastics thematic unit and the object of knowledge Body Awareness Gymnastics demonstrated a practice (Conceptual, Procedural and Attitudinal) possible in Physical Education classes for ninth grade students, as it promoted body awareness and perception of themes of movement body culture.
Palavra-chave: Ginástica
Ginástica de conscientização corporal
Educação física
Escola
Palavra-chave em lingua estrangeira: Gymnastics
Body awareness gymnastics
Physical education
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: MELO, Adauto André Soares. Afinal, fruímos e problematizamos a ginástica de conscientização corporal da escola?. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6597
Data defesa documento: 21-Feb-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Adauto André Soares Melo.pdf2.86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.