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Tipo documento: Dissertação
Título: Ethos e agenciamento em Madonna : transgressão e rebeldia na cena pop
Autor(es): Rondon, Henrique Junior Soares
Orientador(a): Vilela-Ardenghi, Ana Carolina Nunes da Cunha
Membro da Banca: Vilela-Ardengh, Ana Carolina Nunes da Cunha
Membro da Banca: Baronas, Roberto Leiser
Membro da Banca: Khalil, Lucas Martins Gama
Resumo : Esta dissertação objetiva descrever e analisar o funcionamento do ethos discursivo ao longo da carreira da cantora Madonna, assim como o agenciamento do palco nos shows. Esta noção, recentemente incorporada ao estudo do ethos tal como proposto por Maingueneau (2020), que considera a dimensão do espaço físico, dos objetos e do corpo como aspectos que contribuem para a formação da imagem do enunciador, mostrou-se também bastante produtiva para esta pesquisa. Diante disso, inicialmente, a hipótese desta pesquisa considerava que o ethos da cantora era caracterizado pelo movimento entre ora obedecer ora transgredir os sentidos de discursos conservadores no que tange ao sexo, a religião e a política. No entanto, durante o processo de seleção das produções da artista, percebemos que, ao considerarmos a noção de agenciamento, os traços de rebeldia e transgressão se sobrepuseram e se mostraram recorrentes. A partir disso, formulamos a hipótese central de que o ethos de Madonna apresenta características de rebeldia e transgressão, marcando, assim, o seu posicionamento no interior do campo musical. Para proceder à análise do corpus, formado por letras de canções, videoclipes e apresentações ao vivo, bem como o livro Sex, adotamos a perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso de linha francesa, mais especificamente, baseamo-nos nos estudos de Dominique Maingueneau sobre os conceitos de ethos, agenciamento discursivo e cenas de enunciação.
Resumo em lingua estrangeira: Este trabajo busca describir y analizar el funcionamiento del ethos discursivo a lo largo de la carrera de la cantante Madonna, así como el agenciamiento del escenario en los conciertos. Esta noción, recientemente incorporada al estudio del ethos propuesto por Maingueneau (2020), que considera la dimensión del espacio físico, los objetos y el cuerpo como aspectos que contribuyen a la formación de la imagen del enunciador, también se mostró muy productiva para esta investigación. Ante esto, inicialmente, la hipótesis de esta investigación consideró que el ethos de la cantante se caracterizaba por el movimiento entre a veces mantener y a veces transgredir los sentidos de discursos conservadores con respecto al sexo, la religión y la política. Sin embargo, durante el proceso de selección de las producciones del artista, notamos que, al considerar la noción de agenciamiento, los rasgos de rebeldía y transgresión se superponían y resultaban recurrentes. A partir de esto, formulamos la hipótesis central de que el ethos de Madonna presenta características de rebeldía y transgresión, marcando así su posición dentro del campo musical. Para proceder el análisis del corpus, formado por letras de canciones, videoclip, presentaciones en vivo y el libro Sex, adoptamos la perspectiva teórica y metodológica del Análisis del Discurso de línea francesa, más específicamente, nos basamos en los estudios de Dominique Maingueneau sobre los conceptos de ethos, agenciamiento discursivo y escenas de enunciación.
Palavra-chave: Agenciamento
Ethos
Madonna
Transgressão
Rebeldia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Agenciamiento
Ethos
Madona
Transgresión
Rebeldía
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: RONDON, Henrique Junior Soares. Ethos e agenciamento em Madonna: transgressão e rebeldia na cena pop. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6611
Data defesa documento: 26-Jun-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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