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Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino de língua inglesa para alunos com deficiência visual na perspectiva do letramento crítico e dos multiletramentos
Autor(es): Ribeiro, Douglas Edson de Araujo
Orientador(a): Jesus, Danie Marcelo de
Membro da Banca: Jesus, Dánie Marcelo de
Membro da Banca: Beltão, Márcio Evaristo
Membro da Banca: Mello, Dilma Maria de
Membro da Banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Resumo : Com a necessidade de inclusão cada vez mais premente, amparada por políticas públicas inclusivas, constituindo fator de responsabilidade do docente frente às necessidades educacionais específica, esta dissertação apresenta o desenvolvimento da pesquisa em torno do ensino de Língua Inglesa para alunos com deficiência visual, na perspectiva do Letramento Crítico com a utilização de gêneros multimodais, que nos possibilita usar. Como fundamentação teórica, abordamos o movimento da inclusão social, trazendo autores que colaboraram com essa área (MANTOAN 2003; SASSAKI 2017; VYGOTSKY 1997, JESUS E FURLANETO 2019). No que se refere à perspectiva dos letramentos críticos, o trabalho cita os autores (DUBOC 2012, STREET 2014, NORTON & MENEZES DE SOUZA 2011, JORDÃO E FOGAÇA 2007, TOOHEY 2004), e autores que enfatizam a importância da multimodalidade da língua, em uma perspectiva de multiletramentos (KALANTZIS E COPE 2015, KALANTZIS, COPE E PINHEIRO 2020, KNOBEL 2007, ROJO 2012, ROJO E MOURA 2015). Para responder às perguntas de pesquisa, o trabalho se amparou no método da Etnografia da Prática Escolar (ANDRÉ, 2012), com fim de interpretação dos fenômenos educativos associados a dada realidade educacional e etnografia em ambientes virtuais Hine (2005) e os preceitos da etnografia virtual trazidos por Kozinets (2014) e Leitão e Gomes (2017). A geração de dados se desenvolveu por meio da gravação, com posterior transcrição do curso remoto de Extensão Universitária do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso intitulado “Ensino de Língua Inglesa para Alunos com Deficiência Visual”, que ocorreu no primeiro semestre de 2022. As interações entre os sujeitos da pesquisa são trazidas por excertos transcritos e interpretados pelo pesquisador. Conclui-se que os alunos com deficiência visual desenvolveram uma progressiva competência na compreensão e uso das estruturas linguísticas em LI no seu processo de ensino-aprendizagem, potencializado pela utilização de gêneros multimodais e tecnologias digitais assistivas, pela abertura para discussão crítica de temas pautados no letramento crítico e pelo agenciamento dos estudantes nos contextos de interação em aula.
Resumo em lingua estrangeira: With the need for inclusion becoming more and more immediate, supported by inclusive public policies, and constituting a factor of teacher responsibility in the face of specific educational needs, this dissertation presents the development of research around English language teaching for visually impaired students, from the perspective of Critical Literacy with the usage of multimodal genres. As a theoretical foundation, we address the social inclusion movement, bringing authors who have collaborated in this area (MANTOAN 2003; SASSAKI 2017; VYGOTSKY 1997, JESUS E FURLANETO 2019). With regard to the perspective of critical literacies, we looked at authors (DUBOC 2012, STREET 2014, NORTON & MENEZES DE SOUZA 2011, JORDÃO E FOGAÇA 2007, TOOHEY 2004), and authors who emphasize the importance of the multimodality of language, from a multiliteracies perspective (KALANTZIS E COPE 2015, KALANTZIS, COPE E PINHEIRO 2020, KNOBEL 2007, ROJO 2012, ROJO E MOURA 2015). To answer the research questions, the work was based on the method of Ethnography of School Practice (ANDRÉ, 2012), with the aim of interpreting educational phenomena associated with a given educational reality and ethnography in virtual environments (Hine, 2005) and the precepts of virtual ethnography brought by Kozinets (2014) and Leitão and Gomes (2017). Data was generated by recording with subsequent transcription the remote University Extension course at the Language Institute of the Federal University of Mato Grosso entitled "Teaching English to Visually Impaired Students", which took place in the first semester of 2022. The interactions between the research subjects are shown in excerpts transcribed and interpreted by the researcher. It is concluded that the visually impaired students developed a progressive competence in understanding and using linguistic structures in English in their teaching-learning process, enhanced by the use of multimodal genres and assistive digital technologies, by the opening up to critical discussion of topics based on critical literacy and by the students' agency in the contexts of interaction in class.
Palavra-chave: Aprendizado de língua inglesa
Deficiência visual
Inclusão
Letramento crítico
Multiletramentos
Palavra-chave em lingua estrangeira: English language learning
Visual impairment
Inclusion
Critical literacy
Multi-literacies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: RIBEIRO, Douglas Edson de Araujo. Ensino de língua inglesa para alunos com deficiência visual na perspectiva do letramento crítico e dos multiletramentos. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6615
Data defesa documento: 24-Jul-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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