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http://ri.ufmt.br/handle/1/6622
Tipo documento: | Tese |
Título: | Linguagem do atrevimento : história oral de vida e de permanência escolar de mulheres jovens estudantes, da camada popular, do IFMT e a escrita de Carolina Maria de Jesus |
Autor(es): | Oliveira, Tatiane de |
Orientador(a): | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Silva, Alexandra Lima da |
Membro da Banca: | Carbonieri, Divanize |
Membro da Banca: | Gomes, Celina de Oliveira Barbosa |
Membro da Banca: | Souza, Marinete Luzia Francisca de |
Resumo : | Em tempos de vida acelerada, tecnológica, virtual, individual e impaciente, as trocas de experiências olho no olho parecem em extinção. Na tentativa de contrariar essa realidade do cotidiano moderno, o objetivo desta tese é escutar as histórias de vida e de permanência escolar das mulheres jovens estudantes, das camadas populares, do 3º ano do Ensino Técnico de Secretariado Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá/Octayde Jorge da Silva. Os objetos de estudo são as narrativas de memórias dessas mulheres e a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, da Carolina Maria de Jesus, que pertence ao gênero literário autobiográfico. A hipótese é a de que as temporalidades interferem na interseccionalidade no desenrolar das trajetórias e narrativas de vida de Carolina Maria de Jesus e das colaboradoras do IFMT. Quanto à memória, às identidades e às narrativas, algumas/alguns autoras(es) são: Benjamin (2012), Candau (2021), Halbwachs (1990) e Seligmann-Silva (2003; 2022), em relação às práticas pedagógicas: hooks (2017). A metodologia é a história oral, com base em Meihy e Seawright (2021) e Portelli (1997; 2001; 2016). A análise é interdisciplinar de Candido (2006) e as categorias de análise são o gênero, a raça e a classe com base na Saffioti (2015). A coleta de dados é realizada por consulta documental de Marconi e Lakatos (2011) e por entrevistas de história oral. O resultado confirma a hipótese e mostra que há muitas memórias semelhantes, mesmo depois de 60 anos em média, apesar das diferenças geracionais, além de mostrar que a oralidade, por meio do diálogo e da escuta, é um caminho importante para as(os) professoras(es) conhecerem um pouco mais das(os) estudantes. Desse modo, prepare-se para fortes revelações: fome, brigas, amizades, romances, separações, gravidez, estudos, esperanças, sonhos e atrevimentos. |
Resumo em lingua estrangeira: | In times of accelerated, technological, virtual, individual and impatient life, eye-to-eye exchanges of experiences seem to be disappearing. In an attempt to counter this reality of modern everyday life, the objective of this thesis is to listen to the life stories and school stay of young students, from the popular classes, in the 3rd year of Secretariat Technical Education Integrated with High School, at the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT), Cuiabá/Octayde Jorge da Silva campus. The objects of study are the narratives of memories of these women and in the literary work Quarto de Despejo: diário de uma favelada, by Carolina Maria de Jesus, which belongs to the autobiographical literary genre. The hypothesis is that temporalities interfere with intersectionality in the unfolding of the life trajectories and narratives of Carolina Maria de Jesus and the IFMT collaborators. With regard to memory, identities and narratives, some authors are: Benjamin (2012), Candau (2021), Halbwachs (1990) and Seligmann-Silva (2003; 2022), in relation to pedagogical practices: hooks (2017). The methodology is oral history, based on Meihy and Seawright (2021) and Portelli (1997; 2001; 2016). The analysis is interdisciplinary by Candido (2006) and the analysis categories are gender, race and class based on Saffioti (2015). Data collection is carried out through documentary consultation by Marconi and Lakatos (2011) and through oral history interviews. The result confirms the hypothesis and shows that there are many similar memories, even after the age of 60 on average, despite generational differences, in addition to showing that orality, through dialogue and listening, it is an important way for teachers to learn a little more about their students. Therefore, prepare yourself for strong revelations: hunger, fights, friendships, romances, separations, pregnancy, studies, hopes, dreams and boldness. |
Palavra-chave: | Oralidade Literatura Escuta Educação Identidades |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Orality Literature Listening Education Identities |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | OLIVEIRA, Tatiane de. Linguagem do atrevimento: história oral de vida e de permanência escolar de mulheres jovens estudantes, da camada popular, do IFMT e a escrita de Carolina Maria de Jesus. 2024. 177 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6622 |
Data defesa documento: | 28-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado |
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