Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6625
Tipo documento: Tese
Título: Escrita de fanfics e a constituição do sujeito autor no ensino médio : movimentos dialógicos com contos de Machado de Assis
Autor(es): Couto, Regiani Leal Dalla Martha
Orientador(a): Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Ribeiro, Maria Inês Batista Campos Noel
Membro da Banca: Nunes, Jozanes Assunção
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Carvalho, Leticia Queiroz de
Resumo : Adotando a premissa de que os atos culturais da leitura e da escrita são indissociáveis e se organizam em um todo arquitetônico, norteamos nossa pesquisa tomando como ponto principal a autoria dos alunos do Ensino Médio, ao escreverem fanfics a partir de contos de Machado de Assis. Acreditamos que o texto literário carrega diferentes possibilidades de constituição de sentidos, tornando-se, assim, alvo profícuo aos diálogos e à interação. Desse modo, nossos objetivos foram investigar como o aluno se constitui autor no processo arquitetônico da leitura dos contos machadianos à escrita de fanfics e analisar como o aluno se apropria dos contos machadianos e responde ativamente, considerando os movimentos dialógicos entre o século XIX e a contemporaneidade. Para atender a esses pressupostos, organizamos uma oficina de leitura e escrita, considerando as concepções de autoria, arquitetônica e cronotopo engendradas por Bakhtin (2011,2018), bem como a noção de relações dialógicas (Bakhtin 2018, Brait, 2018). Seguindo uma postura dialógica, com abordagem qualitativa, desenvolvemos nossa PDD – Prática Didática Dialógica – com alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, que puderam valorar os contos machadianos e apresentar suas respostas ativas criadoras por meio da escrita. Esse diálogo entre enunciados e subjetividades, observando diferentes contextos, foi crucial para que os alunos constituíssem sentidos e apresentassem uma compreensão responsiva. Acreditamos que a leitura de contos machadianos como motivadores para a escrita de fanfics promoveu a autoria de alunos do Ensino Médio, uma vez que os sujeitos participantes compreenderam a leitura e a escrita como um processo interligado, interconectado, reconhecido como uma totalidade promovida pela interação. Em nossas análises, percebemos ecos das vozes dos alunos quando comentavam “Machado só traz fofoca boa”, “Machado deixa incógnitas para o leitor”. Além disso, ao analisarmos o gênero fanfic, considerando a arquitetônica como um processo que une, forma, material e conteúdo, evidenciamos, por meio do cotejo, os diálogos, proximidades e distanciamentos estabelecidos com o autor brasileiro, ficando perceptível, assim, as posições valorativas dos sujeitos ao assumirem seus papéis autorais.
Resumo em lingua estrangeira: Based on the premise that the cultural acts of reading and writing are indissociable and are organized into an architectural whole, we guided our research by taking as our main point the authorship of high school students when writing fanfics based on Machado de Assis’ short stories. We believe that the literary text contains different possibilities for the constitution of meanings, making it a fruitful target for dialogue and interaction. In this way, our objectives were to investigate how the student becomes an author in the architectural process from reading Machado’s short stories to writing fanfics and to analyze how the student appropriates Machado’s short stories and responds actively, considering the dialogical movements between the 19th century and the contemporaneity. To achieve these presuppositions, we organized a reading and writing workshop, considering the concepts of authorship, architectonics and chronotope engendered by Bakhtin (2011, 2018), as well as the notion of dialogic relations (Bakhtin 2018, Brait, 2018). Following a dialogic perspective, with a qualitative approach, we developed our DDP – Dialogic Didactic Practice – with students from the Integrated High School Technical Courses at the Federal Institute of Rondônia, Ji-Paraná Campus, who were able to value Machado’s short stories and present their active creative responses through writing. This dialog between enunciations and subjectivities, observing different contexts, was crucial for the students to constitute meanings and present a responsive comprehension. We believe that reading Machado’s short stories as motivation for writing fanfics encouraged the authorship of high school students, since the participants understood reading and writing as an interconnected process, recognized as a totality promoted by interaction. In our analysis, we noticed echoes of the students' voices when they commented “Machado only brings good gossip”, “Machado leaves unknowns for the reader”. In addition, when we analyzed the fanfic genre, considering the architectonics as a process that unites form, material and content, we evidenced, through the collation, the dialogues, proximities and distances established with the Brazilian author, thus becoming perceptible the subjects' evaluative positions when assuming their authorial roles.
Palavra-chave: Autoria
Fanfic
Machado de Assis
Estudos Bakhtinianos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Authorship
Fanfic
Machado de Assis
Bakhtinian studies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: COUTO, Regiani Leal Dalla Martha. Escrita de fanfics e a constituição do sujeito autor no ensino médio: movimentos dialógicos com contos de Machado de Assis. 2024. 239 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6625
Data defesa documento: 6-Jun-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Regiani Leal Dalla Martha Couto.pdf6.44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.