Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6627
Tipo documento: Tese
Título: A Llorona no espelho das fronteiras : reflexões sobre gênero e identidade nas representações literárias e fílmicas
Autor(es): Fortes, Rafael Adelino
Orientador(a): Carbonieri, Divanize
Membro da Banca: Carbonieri, Divanize
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Souza, Marinete Luzia Francisca de
Membro da Banca: Batista, Eliane
Membro da Banca: Santos, Edson Flávio
Resumo : Nesta tese, analiso de forma ampla as diversas representações da Llorona em expressões artísticas, enfatizando sua evolução ao longo do tempo. O tema de estudo é composto por textos literários e filmes latino-americanos que fazem releituras do mito da Llorona. A pesquisa abarca diferentes contextos culturais e geográficos, incluindo México, Guatemala, Costa Rica e estados estadunidenses que outrora fizeram parte do território mexicano. A hipótese central é a de que as figuras em torno da Llorona expressam as tensões históricas, políticas, sociais e de gênero das sociedades que as criaram. A abordagem empregada inclui uma avaliação crítica e comparativa organizada em três capítulos. No primeiro, investigo a complexidade dos mitos fundadores que prenunciam a presença da Llorona, traçando paralelos com figuras como Medeia, Lilith e a Damas de Branco, inseridas em um contexto imaginário e comportamental contemporâneo europeu. Adotei uma abordagem crítica ao eurocentrismo, fundamentada em autores como Enrique Dussel (2005), que questiona a construção ideológica da modernidade europeia, e Walter Mignolo (2003), que discute a colonialidade do poder e do saber. No segundo capítulo, analiso as representações literárias da Llorona, com foco em autores como Sandra Cisneros, Rudolfo Anaya e Laura Esquivel, cujos textos repensam a figura da Llorona dentro do contexto chicano, apresentando novas perspectivas sobre gênero e identidade cultural. Utilizei, sobretudo, a questão da decolonialidade para analisar como essas histórias negociam e subvertem as tradições coloniais. O terceiro capítulo da tese discuto as representações da Llorona no cinema, focando em filmes como "La Llorona" (2019) de Jayro Bustamante e "The Curse of La Llorona" (2019) de Michael Chaves. A figura lendária tem sido, ao longo do tempo, adaptada para refletir as mudanças sociais e na indústria cinematográfica. Desde "La Llorona", de Ramón Peón, em 1933, o cinema mexicano tem explorado essa lenda, misturando elementos de terror, drama e folclore, além de abordar temas sociais e culturais do México. A lenda da Llorona tem sido amplamente utilizada em produções cinematográficas do México e de outros países, enfatizando o lado sobrenatural e assustador da história. Algumas obras optam por uma abordagem mais dramática, explorando temas como perda, culpa, redenção e relações familiares, focando nas emoções e nos conflitos internos dos personagens. Outras adaptações recentes utilizam a lenda como metáfora para questões sociais atuais, como o machismo, a violência doméstica e injustiças históricas, o que aumenta significativamente o significado da história original. Nas obras artísticas analisadas, a visão tradicional e colonial da Llorona é ressignificada, promovendo novas identificações mais positivas em relação à representação das mulheres e à identidade étnica e cultural latino-americana. Essa tese contribui para a compreensão de como mitos e figuras lendárias podem ser reinterpretados e adaptados em diferentes contextos culturais e históricos, destacando a diversidade de abordagens criativas dos cineastas ao explorar essa figura lendária. Nas obras artísticas analisadas, a visão tradicional e colonial da Llorona é ressignificada, promovendo novas identificações mais positivas em relação à representação das mulheres e à identidade étnica e cultural latino-americana.
Resumo em lingua estrangeira: RESUMEN: En esta tesis, analizo de forma amplia las diversas representaciones de La Llorona en expresiones artísticas, enfatizando su evolución a lo largo del tiempo. El tema de estudio está compuesto por textos literarios y películas latinoamericanas que hacen nuevas interpretaciones del mito de La Llorona. La investigación abarca diferentes contextos culturales y geográficos, incluyendo México, Guatemala, Costa Rica y estados estadounidenses que alguna vez formaron parte del territorio mexicano. La hipótesis central es que las figuras en torno a La Llorona expresan las tensiones históricas, políticas, sociales y de género de las sociedades que las crearon. El enfoque empleado incluye una evaluación crítica y comparativa organizada en tres capítulos. En el primero, investigo la complejidad de los mitos fundadores que presagian la presencia de La Llorona, trazando paralelismos con figuras como Medea, Lilith y la Dama de Blanco, insertadas en un contexto imaginario y comportamental contemporáneo europeo. He adoptado un enfoque crítico al eurocentrismo, fundamentado en autores como Enrique Dussel (2005), que cuestiona la construcción ideológica de la modernidad europea, y Walter Mignolo (2003), que discute la colonialidad del poder y del saber. En el segundo capítulo, analizo las representaciones literarias de La Llorona, enfocándome en autores como Sandra Cisneros, Rudolfo Anaya y Laura Esquivel, cuyos textos repiensan la figura de La Llorona dentro del contexto chicano, presentando nuevas perspectivas sobre género e identidad cultural. Utilicé, sobre todo, la cuestión de la decolonialidad para analizar cómo estas historias negocian y subvierten las tradiciones coloniales. En el tercer capítulo de la tesis, discuto las representaciones de La Llorona en el cine, enfocándome en películas como "La Llorona" (2019) de Jayro Bustamante y "The Curse of La Llorona" (2019) de Michael Chaves. La figura legendaria ha sido, a lo largo del tiempo, adaptada para reflejar los cambios sociales y en la industria cinematográfica. Desde "La Llorona" de Ramón Peón en 1933, el cine mexicano ha explorado esta leyenda, mezclando elementos de terror, drama y folclore, además de abordar temas sociales y culturales de México. La leyenda de La Llorona ha sido ampliamente utilizada en producciones cinematográficas de México y de otros países, enfatizando el lado sobrenatural y aterrador de la historia. Algunas obras optan por un enfoque más dramático, explorando temas como la pérdida, la culpa, la redención y las relaciones familiares, enfocándose en las emociones y los conflictos internos de los personajes. Otras adaptaciones recientes utilizan la leyenda como metáfora para cuestiones sociales actuales, como el machismo, la violencia doméstica y las injusticias históricas, lo que aumenta significativamente el significado de la historia original. En las obras artísticas analizadas, la visión tradicional y colonial de La Llorona es resignificada, promoviendo nuevas identificaciones más positivas en relación con la representación de las mujeres y la identidad étnica y cultural latinoamericana. Esta tesis contribuye a la comprensión de cómo los mitos y las figuras legendarias pueden ser reinterpretados y adaptados en diferentes contextos culturales e históricos, destacando la diversidad de enfoques creativos de los cineastas al explorar esta figura legendaria.
ABSTRACT: In this thesis, I broadly analyze the various representations of La Llorona in artistic expressions, emphasizing their evolution over time. The study's subject comprises literary texts and Latin American films that reinterpret the myth of La Llorona. The research encompasses different cultural and geographical contexts, including Mexico, Guatemala, Costa Rica, and U.S. states that once belonged to Mexican territory. The central hypothesis is that the figures surrounding La Llorona express the historical, political, social, and gender tensions of the societies that created them. The approach employed includes a critical and comparative evaluation organized into three chapters. In the first, I investigate the complexity of the founding myths that foreshadow the presence of La Llorona, drawing parallels with figures like Medea, Lilith, and the White Lady, situated in a contemporary European imaginary and behavioral context. I adopted a critical approach to Eurocentrism, based on authors like Enrique Dussel (2005), who questions the ideological construction of European modernity, and Walter Mignolo (2003), who discusses the coloniality of power and knowledge. In the second chapter, I analyze the literary representations of La Llorona, focusing on authors such as Sandra Cisneros, Rudolfo Anaya, and Laura Esquivel, whose texts rethink the figure of La Llorona within the Chicano context, presenting new perspectives on gender and cultural identity. I primarily used the issue of decoloniality to analyze how these stories negotiate and subvert colonial traditions. In the third chapter of the thesis, I discuss the representations of La Llorona in cinema, focusing on films like "La Llorona" (2019) by Jayro Bustamante and "The Curse of La Llorona" (2019) by Michael Chaves. Over time, the legendary figure has been adapted to reflect social changes and changes in the film industry. Since "La Llorona" by Ramón Peón in 1933, Mexican cinema has explored this legend, mixing elements of horror, drama, and folklore, as well as addressing Mexico's social and cultural themes. The legend of La Llorona has been widely used in film productions in Mexico and other countries, emphasizing the supernatural and frightening side of the story. Some works opt for a more dramatic approach, exploring themes like loss, guilt, redemption, and family relationships, focusing on the characters' emotions and internal conflicts. Other recent adaptations use the legend as a metaphor for current social issues, such as machismo, domestic violence, and historical injustices, significantly increasing the original story's meaning. In the analyzed artistic works, the traditional and colonial vision of La Llorona is re-signified, promoting more positive identifications concerning the representation of women and Latin American ethnic and cultural identity. This thesis contributes to understanding how myths and legendary figures can be reinterpreted and adapted in different cultural and historical contexts, highlighting filmmakers' diverse creative approaches to exploring this legendary figure.
Palavra-chave: Llorona
Literatura
Cinema
Decolonialidade
Identidade cultural
Palavra-chave em lingua estrangeira: La llorona
Literatura
Cine
Decolonialidad
Identidad cultural
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: FORTES, Rafael Adelino. A Llorona no espelho das fronteiras: reflexões sobre gênero e identidade nas representações literárias e fílmicas. 2024. 176 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6627
Data defesa documento: 11-Jul-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Rafael Adelino Fortes (1).pdf3.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.