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http://ri.ufmt.br/handle/1/6646
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A historiografia da escravidão nos materiais didáticos de história do ensino médio do sistema estruturado de ensino do estado de Mato Grosso |
Autor(es): | Lopes, André Filipe Gonçalves |
Orientador(a): | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Coorientador: | Santos, Sérgio Pereira dos |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Santos, Sérgio Pereira dos |
Membro da Banca: | Rodrigues, Bruno Pinheiro |
Membro da Banca: | Mendes, Luís César Castrillon |
Resumo : | O presente trabalho tem como temática a historiografia da escravidão nos materiais didáticos de História do Ensino Médio do Sistema Estruturado de Ensino do Estado de Mato Grosso. A partir da problemática de tentar desvendar quais as perspectivas historiográficas sobre a escravidão negra nos materiais didáticos do Sistema Estruturado de Ensino de Mato Grosso, o objetivo principal será compreender quais perspectivas historiográficas estão presentes no material estruturado implementado pela Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT. Em dezembro de 2021 a SEDUC/MT anunciou a implementação de um Sistema Estruturado de Ensino, que inclui materiais didáticos impressos e digitais produzidos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV juntamente com a Rede Maxi de Ensino, os quais servirão como fontes na presente dissertação. Com o discurso de que as escolas estaduais estariam recebendo o mesmo sistema de ensino utilizado em redes particulares, o governo de Mato Grosso pretende investir R$549 milhões em dois anos por meio do Programa Mais MT para a aquisição do sistema de ensino. Diante da implementação do Sistema Estruturado de Ensino, as escolas começaram a receber no ano de 2022 os intitulados “Materiais Estruturados” para o trabalho com os estudantes. Tais materiais não são submetidos a avaliação realizada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD. Diante do exposto, os objetivos específicos serão: 1) Analisar a forma dos materiais estruturados de História do Ensino Médio implementados pela SEDUC/MT; 2) Identificar os conteúdos de História propostos pelo material para o Ensino Médio; 3) Investigar as perspectivas historiográficas acerca da escravidão e das relações raciais no Brasil apresentadas pelo material. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work has as its theme the historiography of slavery in the History teaching materials of the High School of the Structured Teaching System of the State of Mato Grosso. Based on the problem of trying to uncover which historiographical perspectives on black slavery are present in the teaching materials of the Structured Teaching System of Mato Grosso, the main objective will be to understand which historiographical perspectives are present in the structured material implemented by the State Department of Education - SEDUC/MT. In December 2021, SEDUC/MT announced the implementation of a Structured Teaching System, which includes printed and digital teaching materials produced by Fundação Getúlio Vargas - FGV together with Rede Maxi de Ensino, which will serve as sources in this dissertation. With the discourse that the state schools would be receiving the same teaching system used in private networks, the Mato Grosso government intends to invest R$549 million over two years through the Mais MT Program for the acquisition of the teaching system. In view of the implementation of the Structured Teaching System, schools will start receiving in 2022 the so-called "Structured Materials" to work with students. These materials are not subject to evaluation by the National Program of Books and Teaching Materials - PNLD. In view of the above, the specific objectives will be: 1) To analyze the form of the structured high school history materials implemented by SEDUC/MT; 2) To identify the history contents proposed by the material for high school; 3) To investigate the historiographic perspectives about slavery and race relations in Brazil presented by the material. |
Palavra-chave: | Historiografia da escravidão Relações raciais Materiais didáticos de história |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Historiography of slavery Race relations History didactic materials |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | LOPES, André Filipe Gonçalves. A historiografia da escravidão nos materiais didáticos de história do ensino médio do sistema estruturado de ensino do estado de Mato Grosso. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6646 |
Data defesa documento: | 27-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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