Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6647
Tipo documento: Dissertação
Título: História e leitura musicalizada : afinidade eletiva entre movimento pelos direitos civis, blues e o voodoo (1960-1970)
Autor(es): Kawaguchi, Kenny Kendy
Orientador(a): Almeida, Rodrigo Davi
Membro da Banca: Almeida, Rodrigo Davi
Membro da Banca: Carvalho, Joselene Ieda dos Santos Lopes de
Membro da Banca: Bastos, Manoel Dourado
Resumo : Esta investigação possui como tema o conflito racial entre afro-americanos e a segregação dos EUA ocorridos na região central e sul da América do Norte, espaço geográfico demarcado pelo rio Mississippi. A temporalidade da pesquisa inscreve-se entre 1960 até 1970, período em que diferentes expressões do passado estão em disputa. Um passado clama para si a ancestralidade, deixando fluir sua influência cultural pelos aspectos sociais, espirituais e musicais da vida da classe afro-americana. Tal postura, contribui para a primeira conquista dos direitos civis durante a década de 1960. O outro passado, conservador, reage contra o progresso de vida dos afroamericanos e minorias sociais, ancorando-se na segregação racial como ideologia, conservando os vícios do século colonial em seus atos de crime e engessando seus preconceitos em forma das leis de Jim Crow (1877-1964). Nossa investigação considera a década de 1960 como o auge do Movimento pelos Direitos Civis, neste período, duas fontes musicais são objetos de nossa pesquisa. A primeira é do bluesman/cancionista Son House (1902–1988) com seu delta blues manifestado em atos compositivos temáticos como worksong em “Grinnin’ in your face”, lançada em 1965. A segunda música é do bluesman Muddy Waters (1913–1983), que ritualiza tematicamente um loas através da sua canção “My John The Conqueror Root”, lançada em 1964. Para análise da fonte, foi levado adiante a crítica da leitura musicalizada, tratando a fonte documental pelos seus aspectos musicais. Essa metodologia de leitura sonora é apoiada pela teoria da semiótica da canção e alia-se com o ofício do historiador. Nossa investigação propõe abrir o debate do método pela sua prática, aplicando o método durante o período dos Direitos Civis e em sua relação com delta blues e voodoo (espiritualidade). Consideramos os três aspectos — política, espiritualidade e música — como afinidades eletivas, conceito que nos serve de ferramenta para considerar o aspecto do passado ancestral como o ponto de convergência desses fenômenos sociais. Defendemos que o método da leitura musicalizada pode auxiliar a investigar códigos musicais impressos em contextos históricos específicos, por meio da análise qualitativa dos textos-canção (passionais, temáticas e figurativas), portanto, é de nosso interesse que a historiografia trate documentos musicais em seu campo temático, que o debate em torno da aplicação seja acessível, e que assim, possa diminuir a aflição da história em se aproximar do campo dos sons e seus sentidos.
Resumo em lingua estrangeira: This investigation focuses on the racial conflict between African Americans and the segregation in the United States that occurred in the central and southern regions of North America, a geographical area delimited by the Mississippi River. The research spans from 1960 to 1970, a period during which different expressions of the past are in contention. One aspect of the past claims ancestry, allowing its cultural influence to flow through the social, spiritual, and musical aspects of African American life. This stance contributed to the initial achievements of civil rights during the 1960s. The opposing, more conservative aspect of history vehemently opposes the advancements made by African Americans and other social minorities, anchoring itself in racial segregation as an ideology, perpetuating the vices of the colonial era through criminal acts and cementing its prejudices in the form of Jim Crow laws (1877-1964). Our investigation considers the 1960s as the pinnacle of the Civil Rights Movement. During this period, two musical sources are the focus of our research. The first is the bluesman/songwriter Son House (1902–1988) with his delta blues expressed thematically in compositional acts such as worksongs, as seen in "Grinnin’ in your face," released in 1965. The second piece is from the bluesman Muddy Waters (1913–1983), who thematically ritualizes a praise through his song "My John The Conqueror Root," released in 1964. To analyze these sources, we carried out a critique of musicalized reading, treating the documentary source through its musical aspects. This method of sound reading is supported by the theory of song semiotics and aligns with the historian's craft. Our investigation aims to open the discussion on method through its practice, applying it during the Civil Rights era and its relationship with delta blues and voodoo spirituality. We consider the three aspects — politics, spirituality, and music — as elective affinities, a concept that serves as a tool to consider the aspect of ancestral past as the convergence point of these social phenomena. We argue that the method of musicalized reading can help investigate musical codes imprinted in specific historical contexts through qualitative analysis of song texts (passional, thematic, and figurative), therefore, it is in our interest for historiography to address musical documents within its thematic field, making the debate surrounding its application accessible, thus, alleviating history's discomfort in approaching the realm of sounds and their meanings.
Palavra-chave: História e música
História social do blues
Direitos civis
Afinidades eletivas
Voodoo
Palavra-chave em lingua estrangeira: History and music
Social history of blues
Civil rights
Elective affinities
Voodoo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: KAWAGUCHI, Kenny Kendy. História e leitura musicalizada: afinidade eletiva entre movimento pelos direitos civis, blues e o voodoo (1960-1970). 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6647
Data defesa documento: 27-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

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