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dc.creatorSilva, Ludmyla Laurentino da-
dc.date.accessioned2025-03-25T18:12:08Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2025-03-25T18:12:08Z-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.identifier.citationSILVA, Ludmyla Laurentino da. Entre bordados e sombras: a violência do racismo na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6652-
dc.description.abstractThis research highlights, from the analysis of the work África de Bispo produced by Arthur Bispo do Rosario, the identity of a black man descending from the African diaspora and diagnosed with paranoid schizophrenia, who then became one of the exponents of Brazilian contemporary art. When delving into his story, we start with his hometown, where he spent his childhood, and later, we explore the transition from adolescence to adulthood, marked by an abrupt separation from the family. Bispo do Rosario's life trajectory reveals itself to be permeated with violence derived from everyday, scientific, and structural forms of racism, determining elements for his social exclusion and the belated recognition of his work. From the perspective of Cultural History and focusing on racial aspects, we direct our attention to the analysis of his work under the influence of flows between Africa and Brazil. The presence of Africa, drawn by hand with pencil, appears as a rescue and, at the same time, an affirmation of his identity in comparison to the violence he has experienced. Understanding artistic expressions beyond their aesthetic value requires a critical perspective, considering them as a resistance strategy. In this way, this dissertation seeks to contribute to a deeper understanding of the life, racial hierarchies, and unique artistic expression of Arthur Bispo do Rosario.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-06T13:50:55Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Ludmyla Laurentino da Silva.pdf: 3116015 bytes, checksum: 3b9c41e09df5aeb8dd52c026fb5913d5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-03-25T18:12:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Ludmyla Laurentino da Silva.pdf: 3116015 bytes, checksum: 3b9c41e09df5aeb8dd52c026fb5913d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-25T18:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Ludmyla Laurentino da Silva.pdf: 3116015 bytes, checksum: 3b9c41e09df5aeb8dd52c026fb5913d5 (MD5) Previous issue date: 2024-02-16en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre bordados e sombras : a violência do racismo na vida e obra de Arthur Bispo do Rosáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArthur Bispo do Rosáriopt_BR
dc.subject.keywordÁfricapt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Joselene Ieda dos Santos Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5420511423378423pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Joselene Ieda dos Santos Lopes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5420511423378423pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Fernanda Martins da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893663229781623pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5737226938984607pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa destacar a partir da análise da obra África de Bispo (S/D) produzida por Arthur Bispo do Rosario, a identidade de um homem negro descendente da diáspora africana e diagnosticado com esquizofrenia-paranoide, que se tornou um dos expoentes da arte contemporânea brasileira. Ao mergulhar em sua história, começamos pela cidade natal onde passou a infância e, posteriormente, exploramos a passagem da adolescência para a vida adulta, marcada por uma abrupta desvinculação familiar. A trajetória de vida de Bispo do Rosario se revela permeada de violências derivadas do racismo cotidiano, científico e estrutural, elementos determinantes para sua exclusão social e o reconhecimento tardio de sua obra. Sob a perspectiva da história cultural e com foco no recorte racial, direcionamos o olhar para a análise de sua obra sob influência dos fluxos entre África e Brasil. A presença da África, desenhada à mão com lápis, configura-se como um resgate e, ao mesmo tempo, uma afirmação de sua identidade em confronto às violências por ele vivenciadas. Compreender as expressões artísticas para além do valor estético, exige uma perspectiva crítica considerandoas como uma estratégia de resistência. Dessa forma, esta dissertação busca contribuir para uma compreensão mais aprofundada entre a vida, as hierarquias raciais e a expressão artística singular de Arthur Bispo do Rosario.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Arthur Bispo do Rosáriopt_BR
dc.subject.keyword2Africapt_BR
dc.subject.keyword2Brazilpt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Bruno Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1810618693617830pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

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