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http://ri.ufmt.br/handle/1/6655
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Da saga do pantaneiro eu faço esse meu cantar : circularidade e hibridismo cultural do rasqueado da fronteira Oeste a partir da obra de Guapo |
Autor(es): | Maluf, Henrique Rodrigues Jabur |
Orientador(a): | Vieira, Thaís Leão |
Membro da Banca: | Vieira, Thaís Leão |
Membro da Banca: | Silva, Robson Pereira da |
Membro da Banca: | Rodrigues, Bruno Pinheiro |
Resumo : | A presente dissertação tem por objetivo investigar o circuito histórico em torno do rasqueado pantaneiro da fronteira oeste mato-grossense a partir da trajetória de vida e artística de Milton Pereira de Pinho, também conhecido como Guapo, com o intuito de explorar o universo artístico e cultural de Cáceres-MT, em face da circularidade e hibridismo cultural inerente ao gênero musical rasqueado pantaneiro, tendo como recorte temporal a canção Canto Guacho de 1984. A obra de Guapo tem relevância cultural e história, contendo cinco discos, quatro livros, produções, shows internacionais, entre outros, distribuídos ao longo dos mais de 50 anos dedicados à arte e ao universo cultural pantaneiro. Para tal, usamos como fonte o acervo digital do artista, disponível em https://miltonguapo.com.br/. Abrangemos, para além de Guapo, um breve apanhado de outros compositores da cidade de Cáceres, sendo Adão da Harpa, Emerson Dorado e Rocco Martins, contextualizando o gênero musical na fronteira oeste, para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas e análise de uma canção de cada compositor supracitado e duas de Guapo, abordando parâmetros poéticos e musicais a fim de investigar como eles se aproximam e se diferem no contexto cultural inseridos, isso a partir de uma abordagem interdisciplinar entre História e Música. Além das questões de ordem destas ciências, as circunstâncias que possibilitaram o surgimento do rasqueado no Brasil, em Mato Grosso, e consequentemente em Cáceres, devem ser consideradas a partir da transculturação ocorrida entre o Brasil, Paraguai e Bolívia, assim como a vivência desses sujeitos no Pantanal. Estes processos transfronteiriços e a construção identitária desses artistas refletiram em uma forma cacerense de se compor o Rasqueado. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present dissertation aims to investigate the historical circuit surrounding the "rasqueado pantaneiro" of the western border of Mato Grosso, based on the life and artistic trajectory of Milton Pereira de Pinho, also known as Guapo. The objective is to explore the artistic and cultural universe of Cáceres-MT, considering the circularity and cultural hybridity inherent in the "rasqueado pantaneiro" musical genre, with a focus on the song "Canto Guacho" from 1984. Guapo's work holds cultural and historical significance, encompassing five albums, four books, productions, international shows, among others, distributed over more than 50 years dedicated to the art and the Pantanal cultural universe. For this purpose, we used the artist's digital archive available at https://miltonguapo.com.br/. In addition to Guapo, we also briefly surveyed other composers from the city of Cáceres, such as Adão da Harpa, Emerson Dorado, and Rocco Martins, contextualizing the musical genre in the western border. To do this, we conducted semi-structured interviews and analyzed one song from each aforementioned composer and two from Guapo, addressing poetic and musical parameters in order to investigate how they converge and diverge within their cultural contexts, using an interdisciplinary approach between History and Music. Beyond the issues of these sciences, the circumstances that led to the emergence of "rasqueado" in Brazil, in Mato Grosso, and consequently in Cáceres, must be considered in terms of the transculturation between Brazil, Paraguay, and Bolivia, as well as the experiences of these individuals in the Pantanal. These cross-border processes and the identity construction of these artists reflected in a "cacerense" way of composing the "Rasqueado". |
Palavra-chave: | Música Guapo Rasqueado pantaneiro Fronteira Oeste Circularidade cultural |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Musical analysis Guapo Pantanal rasqueado Western border Cultural circularity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | MALUF, Henrique Rodrigues Jabur. Da saga do pantaneiro eu faço esse meu cantar: circularidade e hibridismo cultural do rasqueado da fronteira Oeste a partir da obra de Guapo. 2024. 257 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6655 |
Data defesa documento: | 18-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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