Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaro, Kátia Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-26T16:27:49Z-
dc.date.available2024-01-17-
dc.date.available2025-03-26T16:27:49Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationAMARO, Kátia Gomes da Silva. Entre memórias impedidas e exercitadas: as violações dos direitos humanos na Ditadura Civil-Militar brasileira em disputa (1979-2022). 2023. 245 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6664-
dc.description.abstractThis thesis deals with the problem of disputes over the memory of the serious human rights violations that took place during the Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985), focusing on three dimensions that, in our opinion, have marked characteristics in this difficult trajectory: "impeded memory", "exercised memory" and "pedagogical memory". It is important to emphasize that there are a multiplicity of memories about the period, which have been re-signified over the years, in a dispute that has never ended. The main theoretical references used in this research come from authors such as Pollak (1989), Halbawachs (2004), Nora (1993), Ricoeur (2007) and Le Goff (2003) Huyssen (2014), Orlandi (2010). We used bibliographical research to understand the historical moment under study and the body of sources selected includes, above all, newspapers, reports from the National Truth Commission (CNV) and textbooks. In this sense, the methodology takes into account the specificities of each type of document. We have tried to show that transitional justice in Brazil has historically been impeded and has advanced much more as an exception than as a rule; that the Brazilian state has more than once tried to "forget", "conciliate" and "appease society", repeatedly preventing a thorough revision of the Amnesty Law;that the work of the CNV and the publication of its final report reflect the struggle of the Commission and the government in office at the time, up to the limits of what was possible at the time; and that, in the face of these limits, pedagogical memory appears as a utopian future for success in the battle for memory, which is still active. In this context, a didactic sequence was developed as a proposal for teaching history.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-10T15:11:46Z No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Kátia Gomes da Silva Amaro.pdf: 5458457 bytes, checksum: fa81d2f058d48c715413bc6190b71987 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-03-26T16:27:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Kátia Gomes da Silva Amaro.pdf: 5458457 bytes, checksum: fa81d2f058d48c715413bc6190b71987 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T16:27:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Kátia Gomes da Silva Amaro.pdf: 5458457 bytes, checksum: fa81d2f058d48c715413bc6190b71987 (MD5) Previous issue date: 2023-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre memórias impedidas e exercitadas : as violações dos direitos humanos na Ditadura Civil-Militar brasileira em disputa (1979-2022)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordViolações de direitos humanospt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordComissão Nacional da Verdadept_BR
dc.subject.keywordDitadurapt_BR
dc.subject.keywordMemória pedagógica-escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, João Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5393690789180752pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, João Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5393690789180752pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Cândido Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1367734788905163pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6515305063161859pt_BR
dc.description.resumoEsta tese trata da problemática das disputas pela memória em torno das graves violações de direitos humanos que aconteceram no período da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964- 1985), com destaque para três dimensões que, em nosso entendimento, apresentam características marcantes nessa difícil trajetória, sendo elas a “memória impedida”, a “memória exercitada” e a “memória pedagógica”. É importante destacar que há uma multiplicidade de memórias sobre o período, que foram sendo ressignificadas com o passar dos anos, em uma disputa que jamais teve fim. As principais referências teóricas que utilizamos nesta pesquisa advêm de autores como Pollak (1989), Nora (1983), Le Goff (2003), Halbawachs (2004), Ricoeur (2007), Orlandi (2010) e Huyssen (2014). Utilizamos pesquisa bibliográfica para compreender o momento histórico estudado e o corpo de fontes selecionadas inclui, sobretudo, jornais, relatórios da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e livros didáticos. Nesse sentido, a metodologia leva em consideração as especificidades de cada tipologia documental. Procuramos evidenciar que a justiça de transição no Brasil foi historicamente impedida e avançou muito mais como exceção do que como regra; que o Estado brasileiro apostou mais de uma vez na tentativa de “esquecimento”, “conciliação” e “apaziguamento social”, impedindo reiteradamente uma revisão profunda da Lei de anistia; que a atuação da CNV e a divulgação de seu relatório final refletem a luta da Comissão e do governo em exercício no período até o limite do que era possível realizar naquele momento; e que, diante desses limites, a memória pedagógica aparece como utopia de futuro para êxito na batalha de memória que continua ativa. Diante deste contexto foi elaborada uma sequência didática como proposta para o ensino de história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Human rights violationspt_BR
dc.subject.keyword2Memorypt_BR
dc.subject.keyword2National Truth Commissionpt_BR
dc.subject.keyword2Dictatorshippt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical-school memorypt_BR
dc.contributor.referee3Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.contributor.referee4Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689442989367017pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Zélia Lopes da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368112714514004pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Kátia Gomes da Silva Amaro.pdf5.33 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.