Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6668
Tipo documento: Tese
Título: O que podemos aprender historicamente com a literatura afro-brasileira de autoria feminina? : estudo das aprendizagens históricas nas escrevivências dos docentes e jovens estudantes de história no ensino médio
Autor(es): Pitas, Janaina Rodrigues
Orientador(a): Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Silva, Alexandra Lima da
Membro da Banca: Nascimento, Solange Maria do
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Borges, Ana Carolina da Silva
Resumo : Nesta pesquisa de doutorado em História questiono: o que podemos aprender historicamente com a literatura afro-brasileira? Será que ela pode ser potencializadora na construção do conhecimento histórico em sala de aula? Como ela pode colaborar enquanto ferramenta provocativa para o desenvolvimento cognitivo dos nossos estudantes e docentes de história, na formação da consciência histórica? Como ela pode promover a sensibilização para a história e cultura afro-brasileira e africana? A base desta pesquisa está alicerçada na epistemologia da Escrevivência e nos estudos da Didática da História. Para o desenvolvimento desta tese considero importante conceituar o que compreendo como literatura afro-brasileira, que perpassa ao direito à escrita e memória de pessoas negras, alicerçadas pelos movimentos sociais no Brasil que reivindicam a autoria e o protagonismo dos sujeitos: é um ato político. Alinhado a essa perspectiva, utilizo o conceito de cultura para refletir a produção literária afro-brasileira de autoria feminina como expressão de manifestações sociais, que atravessam o campo educacional. O percurso metodológico desta investigação abarca estudos qualitativos e interpretativos produzidos pelos docentes e estudantes de História no Ensino Médio da rede Estadual de Mato Grosso. No estudo da arte identifico pesquisas acadêmicas que se aproximam a esta investigação. Também pesquiso documentos formativos: ações para formação do docente de história (inicial e continuada) para as relações étnico-raciais, indicações procedimentais e autorias nos manuais didáticos de história (docente), nas provas da ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil) e nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Concomitante, investigo as experiências formativas e os conhecimentos históricos indicados pelos docentes de história da rede Estadual de Mato Grosso acerca das fontes literárias afrobrasileiras de autoria feminina. O estudo preconiza obras literárias de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Jarid Arraes. Em uma perspectiva dialógica, busco identificar as possibilidades das aprendizagens históricas em sala de aula para os estudantes de Ensino Médio, mediadas pelas fontes literárias afro-brasileiras de autoria feminina e avaliadas nas narrativas fundamentada pela Aula Oficina. Pensar acerca de tais investigações nos permite a compreensão dos desafios e possibilidades para avançarmos nos estudos acerca das aprendizagens históricas, no combate ao racismo, e isso requer mudanças significativas na formação do docente e estudantes de história, que perpassam o aprofundamento de estudos na Didática da Educação Histórica, aliada a formação para a valorização da cultura e história afrobrasileira e africana em sala de aula. Dessa forma, a literatura afro-brasileira de autoria feminina poderá positivar no processo de qualificação das aprendizagens históricas e na desnaturalização do racismo na vida prática.
Resumo em lingua estrangeira: In this History doctoral research I ask: what can we historically learn from Afro-Brazilian literature? Can it enhance the construction of historical knowledge in the classroom? How can it collaborate as a provocative tool for the cognitive development of our history students and teachers in the formation of historical consciousness? How can it promote awareness of AfroBrazilian and African history and culture? The basis of this research is founded on the epistemology of Escrevivência and the studies on Didactics of History. For the development of this thesis, I consider it important to conceptualize what I understand as Afro-Brazilian literature, which permeates the right to writing and memory of black people, founded by social movements in Brazil, that claim the authorship and the protagonism of the subjects: it is a political act. Aligned with this perspective, I use the concept of culture to reflect Afro-Brazilian literary production by female authors as an expression of social manifestations, which goes beyond the educational field. The methodological path of this investigation encompasses qualitative and interpretive studies produced by History teachers and students in high school in the public system of the State of Mato Grosso. In the study of art, I identify academic research that comes close to this investigation. I also research training documents: activities for the training of history teachers (initial and continued) for ethnic-racial relations, procedural indications and authorships in history teaching manuals (teachers), in the ONHB tests (Brazilian National History Olympics) and in the Enem (National High School Exam) tests. At the same time, I investigate the formative experiences and historical knowledge indicated by history teachers at the public system of Mato Grosso regarding Afro-Brazilian literary sources written by women. The study advocates the literary works of Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo and Jarid Arraes. From a dialogical perspective, I aim to identify the possibilities of historical learning in the classroom for high school students, mediated by Afro-Brazilian literary sources written by women and evaluated in the narratives based on the Aula Oficina. Thinking about such investigations allows us to understand the challenges and possibilities to advance in studies about historical learning, in the fight against racism, and this requires significant changes in the training of history teachers and students, which permeate the deepening of studies in Didactics of Historical Education, combined with training to value AfroBrazilian and African culture and history in the classroom. In this way, Afro-Brazilian literature written by women can be positive in the process of qualifying historical learning and in the denaturalization of racism in practical life.
Palavra-chave: Educação histórica
Aprendizagem histórica
Literatura afro-brasileira
Lei 10.639/03
Docentes e estudantes de história
Palavra-chave em lingua estrangeira: Historic education
Historical learning
Afro-brazilian literature
Law 10.639/03
History teachers and students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: PITAS, Janaina Rodrigues. O que podemos aprender historicamente com a literatura afro-brasileira de autoria feminina?: estudo das aprendizagens históricas nas escrevivências dos docentes e jovens estudantes de história no ensino médio. 2024. 307 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6668
Data defesa documento: 4-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Janaina Rodrigues Pitas.pdf8.89 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.