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dc.creatorFreitas, Diego de Souza-
dc.date.accessioned2025-03-26T17:41:02Z-
dc.date.available2025-01-17-
dc.date.available2025-03-26T17:41:02Z-
dc.date.issued2024-09-05-
dc.identifier.citationFREITAS, Diego de Souza. Consciência histórica e educomunicação nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino da SEDUC-MT. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6669-
dc.description.abstractLa presente investigación propone una indagación interdisciplinaria sobre el diálogo entre la teoría de la Conciencia Histórica y la teoría de la Educomunicación en el contexto del Libro Didáctico de Historia. La Conciencia Histórica, según Jörn Rüsen, busca promover una comprensión profunda y significativa del pasado, percibiendo su relevancia en la vida presente, pudiendo anticipar el futuro, mientras que la Educomunicación explora las posibilidades comunicativas y tecnológicas para enriquecer el proceso de enseñanza y aprendizaje. Dividida en tres capítulos, la investigación abordará la perspectiva de Rüsen sobre la Conciencia Histórica, la Educomunicación y sus contribuciones para la Enseñanza de Historia y el análisis del material didáctico de Historia del Sistema Estructurado de Enseñanza de la SEDUC-MT, a la luz de las teorías abordadas. El objetivo es identificar cómo estos conceptos pueden influir en la enseñanza, promoviendo una educación más participativa, reflexiva y contextualizada. A pesar de reconocer la complejidad del tema y su dinámica en constante evolución, la investigación busca contribuir a la reflexión crítica sobre el diálogo entre Conciencia Histórica y Educomunicación, ofreciendo sugerencias para mejorar el material didáctico y capacitar a los estudiantes para comprender e interpretar el pasado de manera relevante y transformadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-21T19:43:50Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Diego de Souza Freitas.pdf: 5365925 bytes, checksum: 19f53e4a8859f6e811faea5f60f4b4a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-03-26T17:41:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Diego de Souza Freitas.pdf: 5365925 bytes, checksum: 19f53e4a8859f6e811faea5f60f4b4a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T17:41:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Diego de Souza Freitas.pdf: 5365925 bytes, checksum: 19f53e4a8859f6e811faea5f60f4b4a3 (MD5) Previous issue date: 2024-09-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConsciência histórica e educomunicação nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino da SEDUC-MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação Históricapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Históriapt_BR
dc.subject.keywordLinguagens e narrativas históricaspt_BR
dc.subject.keywordConsciência históricapt_BR
dc.subject.keywordEducomunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordLivro didático de históriapt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3460967897442575pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma investigação interdisciplinar sobre o diálogo entre a Teoria da Consciência Histórica e a Teoria da Educomunicação no contexto do Livro Didático de História. A consciência histórica, segundo Jörn Rüsen, busca promover uma compreensão profunda e significativa do passado, percebendo sua relevância na vida presente, podendo antecipar o futuro, enquanto a Educomunicação explora as possibilidades comunicativas e tecnológicas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Dividida em três capítulos, a pesquisa aborda a perspectiva de Rüsen sobre a consciência histórica, a Educomunicação e suas contribuições para o Ensino de História e a análise do material didático de História do Sistema Estruturado de Ensino da SEDUC-MT, à luz das teorias abordadas. O objetivo é identificar como esses conceitos podem influenciar o ensino, promovendo uma educação mais participativa, reflexiva e contextualizada. Apesar de reconhecer a complexidade do tema e sua dinâmica em constante evolução, a pesquisa busca contribuir para a reflexão crítica sobre o diálogo entre Consciência Histórica e Educomunicação, oferecendo sugestões para aprimorar o material didático e capacitar os estudantes a compreenderem e interpretarem o passado de forma relevante e transformadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Educación históricapt_BR
dc.subject.keyword2Enseñanza de historiapt_BR
dc.subject.keyword2Lenguajes y narrativas históricaspt_BR
dc.subject.keyword2Conciencia históricapt_BR
dc.subject.keyword2Educomunicaciónpt_BR
dc.subject.keyword2Libro didáctico de historiapt_BR
dc.contributor.referee3Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2084993373301484pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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