Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Matheus Fabrício de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T18:25:26Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09 | - |
dc.date.available | 2025-03-26T18:25:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Matheus Fabrício de Oliveira. Representações religiosas nos livros de história do ensino médio no material estruturado do estado de Mato Grosso 2023. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6670 | - |
dc.description.abstract | This dissertation proposes an approach to analyze religious representations in the structured history textbooks in the state of Mato Grosso in 2023. The main objective of this work is to conduct an analysis of the structured material, using images and analyses of selected excerpts from the books. Additionally, it seeks to bring theoretical contributions from renowned scholars, such as Sandra Pesavento, Eliane Moura, and Karina Belloti, to support the positioning regarding the concepts of representation and religion. The influence of the National Common Curricular Base (BNCC) and how it has affected history classes in Mato Grosso, as well as how teachers were compelled to use the structured material in classrooms, will also be addressed. Finally, an analysis of religious representations through the images present in the didactic material was carried out, as well as the analysis of representations of African-based religions and Islam. The supplementary material created aims to assist teachers, with the objective of highlighting African-based religious practices in Brazil (Salvador) and in the state of Mato Grosso through the washing of the sacred stairs, of the Church of Bonfim and the Church of Rosário and São Benedito. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-02-27T22:04:31Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Matheus Fabrício de Oliveira Pereira.pdf: 9505830 bytes, checksum: 73a387ed9279e77462506e4997925bc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-03-26T18:25:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Matheus Fabrício de Oliveira Pereira.pdf: 9505830 bytes, checksum: 73a387ed9279e77462506e4997925bc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-26T18:25:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Matheus Fabrício de Oliveira Pereira.pdf: 9505830 bytes, checksum: 73a387ed9279e77462506e4997925bc0 (MD5) Previous issue date: 2024-06-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Representações religiosas nos livros de história do ensino médio no material estruturado do estado de Mato Grosso 2023 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material estruturado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Religiões | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Luís César Castrillon | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8467284121434242 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Luís César Castrillon | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8467284121434242 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marques, Ana Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3982340840178047 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7153985968477814 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação propõe uma abordagem para analisar as representações religiosas nos livros do material estruturado de história no estado do Mato Grosso em 2023. O objetivo principal deste trabalho é realizar uma análise do material estruturado, utilizando imagens e análises de trechos selecionados dos livros. Além disso, busca-se trazer contribuições teóricas de estudiosas renomadas, como Sandra Pesavento, Eliane Moura e Karina Belloti, para fundamentar o posicionamento em relação aos conceitos de representação e religião. Também será abordada a influência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela afetou as aulas de história no Mato Grosso, bem como a forma como os professores foram obrigados a utilizar o material estruturado nas salas de aula. Por fim foi realizada uma análise das representações religiosas através das imagens presentes no material didático, também a análise das representações de religiões de matriz africana e do islamismo. O material paradidático construído destina-se a auxiliar professores, com o objetivo de destacar práticas religiosas de matriz africana no Brasil (Salvador) e no estado de Mato Grosso por meio da lavagem das escadarias sagradas, da Igreja do Bonfim e a do Rosário e São Benedito. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Structured material | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Religions | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | High school | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gonçalves, Carlos Barros | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7765549881515580 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Matheus Fabrício de Oliveira Pereira.pdf | 9.28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.