Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Matheus Fabrício de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-03-26T18:25:26Z-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2025-03-26T18:25:26Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationPEREIRA, Matheus Fabrício de Oliveira. Representações religiosas nos livros de história do ensino médio no material estruturado do estado de Mato Grosso 2023. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6670-
dc.description.abstractThis dissertation proposes an approach to analyze religious representations in the structured history textbooks in the state of Mato Grosso in 2023. The main objective of this work is to conduct an analysis of the structured material, using images and analyses of selected excerpts from the books. Additionally, it seeks to bring theoretical contributions from renowned scholars, such as Sandra Pesavento, Eliane Moura, and Karina Belloti, to support the positioning regarding the concepts of representation and religion. The influence of the National Common Curricular Base (BNCC) and how it has affected history classes in Mato Grosso, as well as how teachers were compelled to use the structured material in classrooms, will also be addressed. Finally, an analysis of religious representations through the images present in the didactic material was carried out, as well as the analysis of representations of African-based religions and Islam. The supplementary material created aims to assist teachers, with the objective of highlighting African-based religious practices in Brazil (Salvador) and in the state of Mato Grosso through the washing of the sacred stairs, of the Church of Bonfim and the Church of Rosário and São Benedito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-02-27T22:04:31Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Matheus Fabrício de Oliveira Pereira.pdf: 9505830 bytes, checksum: 73a387ed9279e77462506e4997925bc0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-03-26T18:25:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Matheus Fabrício de Oliveira Pereira.pdf: 9505830 bytes, checksum: 73a387ed9279e77462506e4997925bc0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T18:25:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Matheus Fabrício de Oliveira Pereira.pdf: 9505830 bytes, checksum: 73a387ed9279e77462506e4997925bc0 (MD5) Previous issue date: 2024-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentações religiosas nos livros de história do ensino médio no material estruturado do estado de Mato Grosso 2023pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordMaterial estruturadopt_BR
dc.subject.keywordReligiõespt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Luís César Castrillon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467284121434242pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Luís César Castrillon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467284121434242pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7153985968477814pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe uma abordagem para analisar as representações religiosas nos livros do material estruturado de história no estado do Mato Grosso em 2023. O objetivo principal deste trabalho é realizar uma análise do material estruturado, utilizando imagens e análises de trechos selecionados dos livros. Além disso, busca-se trazer contribuições teóricas de estudiosas renomadas, como Sandra Pesavento, Eliane Moura e Karina Belloti, para fundamentar o posicionamento em relação aos conceitos de representação e religião. Também será abordada a influência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela afetou as aulas de história no Mato Grosso, bem como a forma como os professores foram obrigados a utilizar o material estruturado nas salas de aula. Por fim foi realizada uma análise das representações religiosas através das imagens presentes no material didático, também a análise das representações de religiões de matriz africana e do islamismo. O material paradidático construído destina-se a auxiliar professores, com o objetivo de destacar práticas religiosas de matriz africana no Brasil (Salvador) e no estado de Mato Grosso por meio da lavagem das escadarias sagradas, da Igreja do Bonfim e a do Rosário e São Benedito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Structured materialpt_BR
dc.subject.keyword2Religionspt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Carlos Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7765549881515580pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Matheus Fabrício de Oliveira Pereira.pdf9.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.