Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6672
Tipo documento: Dissertação
Título: Experiências de estudantes indígenas do povo Haliti Paresi nas escolas públicas em Tangará da Serra-MT (2008-2023)
Autor(es): Castoldi, Edson César
Orientador(a): Rodrigues, Bruno Pinheiro
Membro da Banca: Rodrigues, Bruno Pinheiro
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Araújo, Maria do Socorro de Sousa
Membro da Banca: Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira
Resumo : Esta dissertação é um estudo sobre as experiências vivenciadas por estudantes e egressos do Povo Haliti Paresi em escolas públicas não indígenas no município de Tangará da Serra-MT. Busca levantar hipóteses e possibilidades de compreensão do processo de saída e retorno dos jovens estudantes desse povo, que, anualmente, saem de suas respectivas aldeias e se dirigem para as escolas não indígenas rurais ou urbanas no município de Tangará da Serra-MT. As entrevistas evidenciam as dificuldades por eles enfrentadas, tais como: diferença de culturas, distância em relação às suas aldeias, língua portuguesa, preconceitos, moradia, alimentação, transporte, formas diferentes de ensinar. Para isso, foi realizado um recorte temporal entre 2008 e 2023 que serviu de base para as entrevistas, sete ao todo, sendo quatro de estudantes e três de egressos. O objetivo foi levantar informações sobre os sonhos, desejos, dificuldades e vontade de voltar para o seio do Povo Haliti no intuito de contribuir para o desenvolvimento do seu povo com os conhecimentos adquiridos. Para chegar aos indígenas do Povo Haliti Paresi, no momento histórico atual, foram realizadas reflexões a partir de estudos antropológicos, arqueológicos e históricos sobre o processo de colonização europeia empreendida a partir de 1500 no território atualmente denominado Brasil, bem como acerca das consequências sofridas pelos povos indígenas no decorrer dos diferentes períodos históricos – colonial, imperial e republicano – em mais de 500 anos de colonização, domínio, escravização e extermínio. Cabe ressaltar as formas de resistência empreendidas pelos indígenas ao longo do tempo, como alianças, tratados, guerras, fugas, além de outras que garantiram a sobrevivência ao processo colonizador. Especificamente o Povo Haliti Paresi, mesmo colonizado, escravizado, explorado e exterminado por mais de cinco séculos, hoje, ainda mantém vivas suas tradições culturais e contribui significativamente para o desenvolvimento do município de Tangará da Serra e região.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation is a study about the experiences lived by students and former students from Haliti Paresi people in non-indigenous public schools located in the city of Tangará da SerraMT. It aims to raise hypothesizes and possibilities for understanding the process of leaving and returning of the young students from this community who annually leave their respective village to attend rural or urban non-indigenous schools in the city of Tangará da Serra-MT. The interviews highlight the difficulties they face, such as cultural differences, long distances from their community, the Portuguese language, prejudices, housing, food, transport and different teaching methods. To accomplish this, a time frame was drawn up between 2008 and 2023, which served as the basis for interviews, seven in all. These included four students and three former students, aiming to gather information about their dreams, desires, difficulties and desire to return to the core of the Haliti people in order to contribute to the development of their community with the knowledge they have acquired. To understand the current historical situation of the Haliti Paresi people it is necessary to reflect on anthropological, archaeological and historical studies concerning the European colonization process established since 1500 in the onward current territory known as Brazil. Additionally, the study considered the consequences suffered by the indigenous peoples, over more than 500 years of colonization, domination, enslavement and extermination during different historical periods: colonial, imperial and republican. It is worth highlighting the forms of resistance used by the indigenous people over time, such as alliances, treaties, wars and escapes, among others which have guaranteed their survival against the colonization process. Specifically, the Haliti Paresi people, despite being colonized, enslaved, exploited and exterminated for more than five centuries, the Haliti Paresi people currently keep their cultural traditions alive and contribute significantly to the development of the city of Tangará da Serra and surrounding cities.
Palavra-chave: Ensino de história
Educação escolar indígena
Povos indígenas
Povo Haliti Paresi
Resistência
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Indigenous schooling/Indigenous education
Indigenous peoples
Haliti Paresi people
Resistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: CASTOLDI, Edson César. Experiências de estudantes indígenas do povo Haliti Paresi nas escolas públicas em Tangará da Serra-MT (2008-2023). 2024. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6672
Data defesa documento: 23-Jul-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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