Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6674
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Letramentos e o ensino de história nos anos iniciais |
Autor(es): | Puckes, Edilbeth Graciella Ortt |
Orientador(a): | Dapper, Valéria Filgueiras |
Membro da Banca: | Dapper, Valéria Filgueiras |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Rocha, Helenice Aparecida Bastos |
Resumo : | A presente pesquisa desenvolveu-se em torno de dois eixos abarcando o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: os currículos educacionais vigentes e os múltiplos letramentos. Realizamos um diálogo com os autores: Abud (1993 e 2012), Fonseca (2003 e 2009), Kosselleck (2006), Schmidt (2012), Teodoro (2020), Ramos (2020) e outros, que ajudaram na compreensão do que é, como está constituído e a relevância social do ensino de História. Os três principais documentos curriculares analisados foram: a) Base Nacional Comum Curricular (2017); b) Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (2018); c) Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT, denominada Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão (2019). A análise bibliográfica possibilitou pontuar os seguintes conceitos: Letramento (Freire, 1975 e 1996 e Soares, 1998 e 2005); Multiletramentos (Rojo, 2012); Letramento Digital (Azevedo et al, 2018; Rodrigues, 2018 e Fronza e Rodrigues Junior, 2021); Literacia e consciência histórica (Rüsen, 2001 e 2010; Lee, 2006; Azevedo, 2014 e Rocha, 2020) e Letramento Histórico-Digital (Silva, 2018). As análises, documental e bibliográfica, com foco nos currículos educacionais, nos múltiplos letramentos e na compreensão de que o ensino de História apreende uma importância social, contribuiram para propormos o Historiletrar e para definir aspectos importantes quanto a produção de atividades, as quais compõem o produto final dessa dissertação, a saber: um guia de atividades, que relaciona legislações, teoria e prática. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present research was developed around two axes encompassed the teaching of History in the early years of elementary school: the current educational curricula and multiple literacies. We carried out a dialogue with the authors: Abud (1993 e 2012), Fonseca (2003 and 2009), Kosselleck (2006), Schmidt (2012), Teodoro (2020), Ramos (2020) and others, who helped understanding of the what it is, how it is constituted and the social relevance of History teaching. The three main curricular documents analyzed were: a) National Common Curricular Base (2017); b) Document of Curricular Reference for Mato Grosso (2018); c) Educational Policy of the Municipal Education Network of Cuiabá/MT, called Escola Cuiabana: culture, life times, learning rights and inclusion (2019). The bibliographic analysis made it possible to punctuate the following concepts: Literacies (Freire, 1975 and 1996 and Soares, 1998 and 2005); Multiliteracies (Rojo, 2012); Digital Literacies (Azevedo et al, 2018; Rodrigues, 2018 and Fronza and Rodrigues Junior, 2021); Literacies and historical awareness (Rüsen, 2001 and 2010; Lee, 2006; Azevedo, 2014 and Rocha, 2020) and Historical-Digital Literacies (Silva, 2018). The documentary and bibliographical analyses, focusing on educational curricula, multiple literacies and the understanding that the teaching of History seize social importance, contributed to propose the Historiletrar and to defining important aspects how much the production of activities, which compose the final product of this dissertation, namely: a guide to activities, that relate legislation, theory and practice. |
Palavra-chave: | Ensino de história Anos iniciais Propostas curriculares Letramentos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching history Early years Curricular proposals Literacies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | PUCKES, Edilbeth Graciella Ortt. Letramentos e o ensino de história nos anos iniciais. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6674 |
Data defesa documento: | 26-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Edilbeth Graciella Ortt Puckes.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.