Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomazela, Fernanda Santos-
dc.date.accessioned2025-03-26T20:12:35Z-
dc.date.available2024-05-25-
dc.date.available2025-03-26T20:12:35Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationTOMAZELA, Fernanda Santos. História, cinema e governos autoritários: aula-oficina sobre perseguições as minorias no tempo presente. 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6675-
dc.description.abstractThis work intendsto relate the teaching of history, the use of cinema and the holding of classesworkshops. Given the global political scenario in which far-right authoritarian governments have advanced in recent years, it is considered essential to address this issue as we believe in the need to understand this new political phenomenon of the 21st century and defend the principles that govern democratic societies. It is understood that cinema can be used to reflect on a topic. Thus, our intention isto use the film V for Vendetta (2006) as a historicalsources in the historical learning process of young students. In it, we intend to select scenes that make it possible to discuss the topic of minorities. Based on cinematographic production, the intention isto dialogue with other sources of research for teaching history. Comparing different sources and considering students as active subjects in the training process, this work aims to present the following product: Workshop Class to work with scenes from the film to reflect on the persecution of minorities by authoritarian regimes. It is hoped, therefore, to encourage reflection on the practices of authoritarian governments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2025-03-19T19:23:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Fernanda Santos Tomazela.pdf: 2382070 bytes, checksum: 1fb0b0e251b0b08d160e98ac532b61de (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-03-26T20:12:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Fernanda Santos Tomazela.pdf: 2382070 bytes, checksum: 1fb0b0e251b0b08d160e98ac532b61de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T20:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Fernanda Santos Tomazela.pdf: 2382070 bytes, checksum: 1fb0b0e251b0b08d160e98ac532b61de (MD5) Previous issue date: 2024-04-10en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHistória, cinema e governos autoritários : aula-oficina sobre perseguições as minorias no tempo presentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem históricapt_BR
dc.subject.keywordAula-oficinapt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordRegimes autoritáriospt_BR
dc.subject.keywordMinoriaspt_BR
dc.contributor.advisor1Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee2Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740089105629473pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho pretende relacionar o ensino de história, o uso do cinema e a realização de Aulasoficinas. Diante do cenário político mundial em que governos autoritários de extrema-direita avançaram nos últimos anos, considera-se fundamental tratar dessa temática por acreditarmos na necessidade de compreender esse novo fenômeno político do século XXI e defender os princípios que regem as sociedades democráticas. Entende-se que o cinema pode ser utilizado para refletir sobre o tema. Assim, nossa intenção é utilizar o filme V de vingança (2006) como fonte histórica no processo de aprendizagem histórica de jovens estudantes. Nele, pretendese selecionar cenas que possibilitem discutir o tema minorias. A partir da produção cinematográfica, pretende-se dialogar com outras fontes de pesquisa para o ensino de história. Confrontando diferentes fontes e considerando os discentes como sujeitos ativos no processo formação, o presente trabalho objetiva apresentar o seguinte produto: Aula-oficina para trabalhar com cenas de longa-metragem e refletir sobre a perseguição das minorias por regimes autoritários. Espera-se, assim, fomentar a reflexão sobre as práticas dos governos autoritários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Historical teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Historical learningpt_BR
dc.subject.keyword2Workshop classpt_BR
dc.subject.keyword2Movie theaterpt_BR
dc.subject.keyword2Authoritarian regimespt_BR
dc.subject.keyword2Minoritiespt_BR
dc.contributor.referee3Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Sônia Maria de Meneses-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5558125167892774pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Fernanda Santos Tomazela.pdf2.33 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.