Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Walfreds Chaves da-
dc.date.accessioned2025-04-01T17:36:43Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2025-04-01T17:36:43Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Walfreds Chaves da. A “Guerra do Fogo”: o uso do filme como fonte histórica para o ensino de história. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6679-
dc.description.abstractThis dissertation aims to study the use of historical film as a historical source in the History teaching-learning process. The film Quest for Fire (1981) was used as a reference. This study aims to reflect on the use fo films in the classroom and how the educator can analyze them, being another document in addition to those already avaliable to students. The proposal is to carry out a filmic decoupage in the way that the teacher would do with students when analyzing a historical film. The study was guided by theories developed by authors who studied Cinema and History, such as Ferro (2010), Morettin (2003), Trovão (2016, 2017) and others who dedicated themselves to relating Cinema with History Teaching, such as such as Napolitano (2003), Fonseca (2009), Barros (2007), Trovão (2022), Abud (2004) and Mocellin (2009) and those who propose meaningful learning in the teaching of History such as Rüsen (2009). As a methodology, I used film analysis, decoupage the chosen film. From this, paths are outlined on how the educator can use the film in the classroom with students through problematization.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-20T14:49:56Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Walfreds Chaves da Costa.pdf: 3133639 bytes, checksum: 85d01b6c064bfb958d21cdfae6ff8747 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-01T17:36:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Walfreds Chaves da Costa.pdf: 3133639 bytes, checksum: 85d01b6c064bfb958d21cdfae6ff8747 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-01T17:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Walfreds Chaves da Costa.pdf: 3133639 bytes, checksum: 85d01b6c064bfb958d21cdfae6ff8747 (MD5) Previous issue date: 2024-03-22en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA “Guerra do Fogo” : o uso do filme como fonte histórica para o ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordFonte históricapt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordFilmept_BR
dc.subject.keywordProblematizaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee1Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee2Lourenco, Elaine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146990309385425pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5295316607738767pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objeto de estudo o uso do filme histórico como fonte histórica no processo de ensino-aprendizagem de História. Como referência foi utilizado a obra fílmica A Guerra do Fogo (1981). Esse estudo tem por objetivo refletir sobre a utilização de filmes em sala de aula e como o educador pode fazer a sua análise, sendo mais um documento além dos que já estão disponíveis para os estudantes. A proposta é realizar uma decoupagem fílmica da forma que o docente faria junto aos estudantes ao analisar um filme histórico. O estudo foi orientado por teorias desenvolvidas de autores que estudaram sobre Cinema e História, como Ferro (2010), Morettin (2003), Trovão (2016, 2017) e os demais que se dedicaram a relacionar o Cinema com o Ensino de História, tais como Napolitano (2003), Fonseca (2009), Barros (2007), Trovão (2022), Abud (2004) e Mocellin (2009) e aquele que propõe a aprendizagem significativa no ensino de História como Rüsen (2009). Como metodologia, utilizei a análise fílmica, realizando a decoupagem do filme escolhido. A partir disso são traçados caminhos de como o educador pode utilizar o filme em sala de aula junto aos estudantes através da problematização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching historypt_BR
dc.subject.keyword2Historical sourcept_BR
dc.subject.keyword2Movie theaterpt_BR
dc.subject.keyword2Filmpt_BR
dc.subject.keyword2Problematizationpt_BR
dc.contributor.referee3Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Walfreds Chaves da Costa.pdf3.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.