Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFenerich, Lúcia Marestone-
dc.date.accessioned2025-04-01T17:57:55Z-
dc.date.available2024-12-10-
dc.date.available2025-04-01T17:57:55Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.identifier.citationFENERICH, Lúcia Marestone. As histórias que não te contaram: a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grosso. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6681-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the presence and participation of women in the narratives of History textbooks for High School, as well as how they are represented in them from the perspectives of the concept of representation proposed by Roger Chartier (1990) and Sandra Jatahy Pesavento (2012). It also intends to promote reflection and debate in the classroom about representations, those represented, the intentionalities of the processes of construction of the social imaginary, the questioning and denaturalization of these frameworks of social spaces so deeply rooted in the collective imagination. A reflection anchored in female non-protagonism, but whose understanding will allow high school teachers and students a broad connection with the demands of other groups silenced by traditional narratives. The methodological strategies were bibliographical research and documentary research. The bibliographical research was developed based on already prepared material, mainly made up of books and scientific articles (Gil, 2002) and the sources analyzed were the History booklets of the Structured Education System for High School, Maxi Education System, Fundação Getúlio Vargas, SEDUC – MT, 2023. The final product of the research was the creation of a paradidactic material entitled Infamous Women – the stories they didn't tell you, presenting some women erased and made invisible in the narratives of textbooks and in History itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2025-03-21T15:12:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Lucia Marestone Fenerich.pdf: 13557594 bytes, checksum: 5eab638cb5e0a7e5263af09858ad4c35 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-01T17:57:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Lucia Marestone Fenerich.pdf: 13557594 bytes, checksum: 5eab638cb5e0a7e5263af09858ad4c35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-01T17:57:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Lucia Marestone Fenerich.pdf: 13557594 bytes, checksum: 5eab638cb5e0a7e5263af09858ad4c35 (MD5) Previous issue date: 2024-10-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs histórias que não te contaram : a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordSistema estruturado de ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordRepresentação das mulherespt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Luís César Castrillon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467284121434242pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Luis Cesar Castrillon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467284121434242pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6174286158020404pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa objetiva analisar a presença e a participação das mulheres nas narrativas dos livros didáticos de História para o Ensino Médio, bem como elas estão neles representadas a partir das perspectivas do conceito de representação proposto por Roger Chartier (1990) e Sandra Jatahy Pesavento (2012). Intenciona também promover a reflexão e o debate em sala de aula acerca das representações, dos representados, das intencionalidades dos processos de construção do imaginário social, do questionamento e da desnaturalização destes enquadramentos dos espaços sociais tão profundamente arraigados no imaginário coletivo. Uma reflexão ancorada no não-protagonismo feminino, mas cuja compreensão permitirá aos professores e estudantes do Ensino Médio uma ampla conexão com as demandas de outros grupos silenciados pelas narrativas tradicionais. As estratégias metodológicas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base em material já elaborado, construído principalmente de livros e artigos científicos (Gil, 2002) e as fontes analisadas foram as apostilas de História do Sistema Estruturado de Ensino para o Ensino Médio, Sistema Maxi de Ensino, Fundação Getúlio Vargas, SEDUC – MT, 2023. O produto final da pesquisa foi a elaboração de um material paradidático intitulado de Mulheres infames – as histórias que não te contaram, apresentando algumas mulheres apagadas e invisibilizadas nas narrativas dos livros didáticos e na própria História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Didatic bookspt_BR
dc.subject.keyword2Structured education systempt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Representation of womenpt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Marli Auxiliadora de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3978657072506492pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Lucia Marestone Fenerich.pdf13.24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.