Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFloriano, Guilherme Eron Goulart-
dc.date.accessioned2025-04-01T18:16:14Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-04-01T18:16:14Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationFLORIANO, Guilherme Eron Goulart. Por uma história antirracista: cotidiano e vivência a partir de um estudo de caso da Escola Estadual Plácido de Castro (Diamantino/MT). 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6682-
dc.description.abstractThe dissertation addresses the importance of anti-racist education in promoting social justice in Brazil, focusing on the city of Diamantino, Mato Grosso, and the Plácido de Castro State School. Starting from the analysis of structural racism, the research examines how historical inequalities, derived from the colonial period and slavery, are still reflected in contemporary society. The first chapter explores the concept of structural racism, highlighting its manifestations and consequences for the black and indigenous population. The second chapter investigates some aspects of the local history of Diamantino, highlighting the impacts of colonization and slavery on the social and economic formation of the region. The third chapter analyzes the role of the Plácido de Castro State School as a space of resistance and construction of inclusive education, highlighting projects that value Afro-Brazilian and indigenous cultures. The dissertation concludes that anti-racist education is fundamental to deconstructing stereotypes, promoting equity and forming critical and conscious citizens, capable of contributing to a fairer and more plural society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-21T20:16:14Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Guilherme Eron Goulart Floriano.pdf: 3349585 bytes, checksum: 80705c939ab2dab8b2d5965a86d17a22 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-01T18:16:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Guilherme Eron Goulart Floriano.pdf: 3349585 bytes, checksum: 80705c939ab2dab8b2d5965a86d17a22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-01T18:16:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Guilherme Eron Goulart Floriano.pdf: 3349585 bytes, checksum: 80705c939ab2dab8b2d5965a86d17a22 (MD5) Previous issue date: 2024-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePor uma história antirracista : cotidiano e vivência a partir de um estudo de caso da Escola Estadual Plácido de Castro (Diamantino/MT)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordRacismo estruturalpt_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordHistória afro-brasileira e indígenapt_BR
dc.subject.keywordDiamantino/MTpt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.advisor-co1Borges, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376386779095092pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376386779095092pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3077513948378160pt_BR
dc.description.resumoA dissertação aborda a importância da educação antirracista na promoção da justiça social no Brasil, com foco na cidade de Diamantino, Mato Grosso, e na Escola Estadual Plácido de Castro. Partindo da análise do racismo estrutural, a pesquisa examina como as desigualdades históricas, derivadas do período colonial e da escravidão, ainda se refletem na sociedade contemporânea. O primeiro capítulo explora o conceito de racismo estrutural, destacando suas manifestações e consequências para a população negra e indígena. O segundo capítulo investiga alguns aspectos da história local de Diamantino, evidenciando os impactos da colonização e da escravidão na formação social e econômica da região. O terceiro capítulo analisa o papel da Escola Estadual Plácido de Castro como um espaço de resistência e construção de uma educação inclusiva, destacando projetos que valorizam as culturas afro-brasileira e indígena. A dissertação conclui que a educação antirracista é fundamental para desconstruir estereótipos, promover a equidade e formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de contribuir para uma sociedade mais justa e plural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching historypt_BR
dc.subject.keyword2Structural racismpt_BR
dc.subject.keyword2Anti-racist educationpt_BR
dc.subject.keyword2Afro-Brazilian and indigenous historypt_BR
dc.subject.keyword2Diamantino/MTpt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Talitta Tatiane Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3364257708781878pt_BR
dc.contributor.referee4Mendes, Luís César Castrillon-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467284121434242pt_BR
dc.contributor.referee5Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622266981151373pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Guilherme Eron Goulart Floriano.pdf3.27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.